22 de nov. de 2025

João 19. Tema: Terminar bem é determinante.

 


“Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.” (Jo 19:28-30 RA)

                Concluir o que começamos é fundamental para que fechemos ciclos, recebamos os resultados positivos e sejamos agraciados com as recompensas. Quem começa algo novo sem terminar o antigo, vai acumulando perdas e termina a vida como um derrotado.

Tudo que está em aberto em nossa vida, fica consumindo nossa energia e nos levará a lugar nenhum. Infelizmente, muitas pessoas não entendem a necessidade de irem até o fim, por isso não recebem o gozo das conquistas e nem deflagam novas etapas com seus novos desafios, conquistas e glórias.

Salomão, que foi um dos reis mais bem sucedidos do passado nos ensina que , “Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante.” (Ec 7:8 RA)

                Nosso Senhor Jesus Cristo, sabia muito bem para que veio a este mundo e a importância de concluir sua missão para viabilizar a salvação de todos que Nele cressem, por isso foi até o fim.

                Precisamos entender que tudo que começamos precisa ser concluído, fechado, arrematado, para que fiquemos livres e possamos avançar com consciência tranquila para novas etapas. Vá até o fim e a semelhança de Jesus poderá dizer: "Está consumado".

                Tudo que fica inconcluso descredibiliza nosso nome e atinge nossa autoestima, pois passamos a ser vistos pelas pessoas, e até por nós mesmos, como inconstantes, irresponsáveis, indignos de investimentos e oportunidades.

                Faça uma lista de tudo que está em aberto e procure concluir. Comece das coisas mais simples, até as mais complexas e verá como isso lhe fará bem, ainda que para tanto, precise passar pelas “vias dolorosas”, pelo calvário e até pelo sepulcro, mas isso, abrirá novas etapas e lhe proporcionará as glórias advindas e tais conclusões.

                Começar bem é importante, continuar bem é gratificante, mas terminar bem é determinante!! Deus te abençoe!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.