6 de nov. de 2025

João 3. Tema: Um mestre humilde.

  •  “Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?” (Jo 3:4 RA)
  • “Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus:” (Jo 3:9 RA)

 

            Os Evangelhos por vezes nos apresentam pessoas mal-intencionadas , fazendo perguntas capiciosas a Jesus, com o propósito de pegá-lo em alguma contradição, descredibilizá-lo e se possível condená-lo como herege, mas também há registros de pessoas de coração sincero que buscavam respostas que lhes ajudassem a conhecer a verdade e terem suas vidas transformadas, dentre elas estava Nicodemos.

O mestre judeu, embora fosse conhecedor das Escrituras, tinha um espírito humilde, que o levava a reconhecer que precisava de respostas e que Jesus as tinha, por isso, foi a Ele, ainda que a noite, e saiu orientado sobre a necessidade de nascer de novo para poder ver e entrar no Reino de Deus.

A humildade de Nicodemos deve nos inspirar e nos ensinar a reconhecer nossa necessidade de buscar ajuda e orientações espirituais e naturais com pessoas que possam contribuir para que nos tornemos maduros e semelhantes a Jesus.

A humildade é uma virtude espiritual que nos faz bem, pois além de nos proporcionar a capacidade de aprender, também nos torna mais parecidos com Jesus, pois era manso e humilde, assim encontramos descanso para nossas almas.

Não caiamos no engano de pensar que por sermos " mestres", "experientes", "prósperos", "vividos", "graduados" e "bem posicionados" não precisemos aprender, pois a verdadeira sabedoria nos leva a reconhecer quão limitados, vulneráveis e carentes somos e que sempre precisaremos a outros recorrer.

Peça a Deus para lhe fazer uma pessoa humilde e busque exercitar esta virtude, pois, com certeza, encontrará respostas para suas dúvidas, alívio para sua alma e direcionamentos para sua vida, vindos da parte daquele que pode de fato ensinar-lhe o que precisa vivenciar.

  • “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mt 11:28 RA)

            Pessoas humildes reconhecem suas limitações, buscam e aceitam ajuda, acolhem ensinamentos, são cuidadas e protegidas por Deus e por Ele são exaltadas.

  • “Tens ouvido, SENHOR, o desejo dos humildes; tu lhes fortalecerás o coração e lhes acudirás,” (Sl 10:17 RA)
  • “Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho.” (Sl 25:9 RA)
  • “Gloriar-se-á no SENHOR a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão.” (Sl 34:2 RA)
  •  “O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe.” (Sl 138:6 RA)
  • “O SENHOR ampara os humildes e dá com os ímpios em terra.” (Sl 147:6 RA)
  • “Certamente, ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes.” (Pv 3:34 RA)
  • “Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.” (Pv 11:2 RA)
  • “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” (Mt 5:3 RA)
  • “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tg 4:6 RA)
  • “Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes,” (1Pe 3:8 RA)
  • “Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.” (1Pe 5:5 RA)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.