23 de nov. de 2025

João 20. Tema: Enterre o defunto.

  •  “E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos.” (Jo 20:22-23 RA)

      Na vida temos que tomar decisões inteligentes, dentre elas está o perdão a quem nos fez mal. Algumas pessoas foram injustas, ingratas, inconsequentes, maldosas, mentirosas, traidoras e nos machucaram. Estas experiências nos fizeram mal, nos feriram, deixaram sequelas, tudo isso é inegável, mas precisamos saber como lidar com isso, para que esses males não se perpetuem.

      Nosso Senhor nos ensina que o perdão traz libertação, não para quem nos fez mal, mas para nós, que dele fomos vítimas. Quando perdoarmos as pessoas que nos maltrataram,  ficaremos livres delas e podemos caminhar sem estas más companhias em nossa mente, mas se retivermos os pecados que contra nós foram cometidos, carregaremos esse defunto, dormiremos com ele, viajaremos com ele e isso será terrível, pois  a decomposição gradual, gerará maus odores que contaminarão ambientes, nos adoecerá físico, psicológico e espiritualmente, dificultará outros relacionamentos,  atrairá demônios, consumirá nossas energias e comprometerá o resto de vida que temos.

      Reter os pecados que cometeram contra nós é preservar o mal  dentro de nossas almas. Conheci uma mulher que foi muito machucada por seu marido e mesmo depois dele ter falecido ela não o perdoava e por isso vivia doente, amargurada, ressentida e endemoniada e o pior viveu o resto da vida assim e morreu nesta terrível condição.

      Libere o perdão para quem pecou contra você, caso contrário o mal se enraizará em sua alma e terminará contaminando a muitos. Não é espiritual e nem inteligente reter más lembranças.

  • “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados;” (Hb 12:14-15 RA)

       Paulo aprendeu a estar contente em todas e quaisquer situações, por isso viveu em abundância e morreu cheio de certezas quanto a vida eterna. Estevão perdoou aqueles que lhe faziam mal, por isso morreu em paz, embora sendo apedrejado. Jesus perdoou seus algozes, pois não queria mágoas em seu coração.

  • “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece. Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação.” (Fp 4:11-14 RA)
  • “Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.” (Lc 23:33-34 RA)
  • “E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu.” (At 7:59-60 RA)

      Enterre o que morreu!! Pare de ficar lembrando do que fizeram de mal a você. Traga a memória o que lhe pode dar esperança. Vire a página, “troque o disco”, pare de ficar choramingando.

  • “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.” (Lm 3:21-27 RA)

      Cada um só dá o que tem. Quem lhe magoou fez isso, porque tinha o mal dentro de si. Você vai perdoar, porque tem o Espírito dentro de você. Isso não quer dizer que você vai apagar as lembranças, mas que vai enterrar o defunto e seguir sua vida, pois o Senhor é contigo e tem o melhor para sua vida. Quem plantou o mal vai colher o mal. Plante o bem pois você é do bem e colherá o bem.  Nada incomoda mais quem nos fez mal, do que perceber que em Cristo estamos bem.

               

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.