8 de abr. de 2025

Ezequiel 37. Tema: Levado ao cemitério.

  •  “Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes.” (Ez 37:1-3 RA)

           Existem algumas lições que serão mais bem assimiladas se tivermos um reforço visual, por isso, encontramos o Senhor levando pessoas a determinados locais para ali falar aos seus corações.

           Jeremias foi a casa do Oleiro: “Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo: Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?  — diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” (Jr 18:1-6 RA)

           Ezequiel foi levado a um cemitério: “Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes.” (Ez 37:1-3 RA)

           Abraão foi levado para fora da tenda, pois esta lhe impedia de imaginar a bênção: “Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.” (Gn 15:2-6 RA)

           Ananias, Misael e Azarias foram levados à fornalha acesa, onde tiveram a fidelidade provada: “Falou Nabucodonosor e lhes disse: É verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vós não servis a meus deuses, nem adorais a imagem de ouro que levantei? Agora, pois, estai dispostos e, quando ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles, prostrai-vos e adorai a imagem que fiz; porém, se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.” (Dn 3:14-18 RA)

           Jesus foi levado ao deserto para ser tentado, depois ao pináculo do templo e ao monte muito alto: “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” (Mt 4:1 RA); “Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo” (Mt 4:5 RA) “Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles” (Mt 4:8 RA)

           Com certeza, Deus já colocou você em determinados locais e perto de algumas pessoas, para permitir que pudesse ver, ouvir e sentir realidades outrora ignoradas, para assim lhe ensinar de maneira clara, simples e contundente, verdades profundas, tanto sobre Ele, quanto ao seu respeito e das pessoas e até em relação aos inimigos visíveis e invisíveis, pois no convívio diário as máscaras são esquecidas, a maquiagem é desfeita e descobrimos o que tem por baixo da armadura do general.

           Por isso, esteja atento ao que e a quem lhe cerca, mas também onde você é levado, pois grandes lições podem ser tiradas e aplicadas ao viver de forma que possa compreender melhor a vida.

           Peça ao Senhor que lhe conduza aonde precisa ir e chegando aos locais determinados por Ele, aprenda tudo que for possível. Veja, ouça, reflita e compreenda o que deseja lhe ensinar, pois as vezes precisamos ver para entender quem de fato é o Senhor, quem são os seres humanos e o que está por trás de determinadas realidades.

               

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.