26 de abr. de 2025

Daniel 7. Tema: Além dos limites da compreensão.

  •  “No primeiro ano de Belsazar, rei da Babilônia, teve Daniel um sonho e visões ante seus olhos, quando estava no seu leito; escreveu logo o sonho e relatou a suma de todas as coisas.” (Dn 7:1 RA)
  • “Aqui, terminou o assunto. Quanto a mim, Daniel, os meus pensamentos muito me perturbaram, e o meu rosto se empalideceu; mas guardei estas coisas no coração.” (Dn 7:28 RA)

          Nem sempre temos a capacidade de entender o que o Senhor nos fala. As vezes por nossa condição espiritual não estar ideal, outras devido ao estado emocional, existem também aspectos relacionados a nosso conhecimento, mas também há o fator MISTÉRIO, quando Ele usa parábolas, sonhos, visões e não conseguimos interpretar.

          Todas as situações citadas nos impedem de prontamente saber o que esteve, está ou estará a acontecer, ou ainda como proceder. Diante destas realidades, faz-se necessário buscar a ajuda do Senhor em oração e de pessoas mais maduras e profundas espiritualmente. Contudo, se a situação persistir e  nem estas pessoas conseguirem nos ajudar, então o que nos resta fazer é aquietar o coração, guardar o que vimos, ou ouvimos e esperar que no tempo do Senhor as interpretações e ensinos venham à luz e sejamos edificados.

          Diante de situações enigmáticas precisamos de humildade para pedir ajuda, fé para confiar que chegará a hora da compreensão e paciência para esperar a "iluminação" do texto, sonho, visão, etc. pois no tempo de Deus tudo ficará claro e compreensível.

          Daniel soube esperar o que Deus tinha a ensinar através das visões que teve, até porque algumas palavras referiam-se ao futuro longínquo, e você como tem procedido?

          Confie no Senhor e caminhe segundo o que já entendeu, quanto ao que está encoberto, na hora certa lhe será revelado e saberá o que fazer e poderá regozijar-se no Senhor. Siga os exemplos do irmãos do passado que souberam esperar e creia que tudo se esclarecerá.

  • “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” (Dt 29:29 RA)
  • “Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.” (Am 3:7 RA)
  • “Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração.” (Lc 2:19 RA)
  • “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.” (Jo 13:7 RA)
  • “Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido.” (Lc 12:2 RA)
  • “Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.” (Is 45:2-3 RA)
  • “O que a mim me concerne o SENHOR levará a bom termo; a tua misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos.” (Sl 138:8 RA)

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.