4 de abr. de 2025

Ezequiel 33. Tema: A missão é do profeta, mas a responsabilidade é sua.

  •  “A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte. Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti. Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma.” (Ez 33:7-9 RA)

           O chamado ministerial de Ezequiel é de chocar aqueles que são mais melindrosos, pois o Senhor fala com o profeta de maneira direta e deixa bem claro o que espera dele e o que ele encontrará pela frente, pois a dureza de coração do povo era de espantar muitos “vocacionados” (Ezequiel 2,3).

           Ao esclarecer que Ezequiel era como um atalaia, cuja missão é notificar o povo sobre o perigo que se aproxima, para que haja uma preparação, o  Senhor deixa bem claro que o entregar a mensagem era missão do profeta, a crença ou não naquilo que seria entregue era responsabilidade dos ouvintes.

           Você tem entregue às pessoas as mensagens que o Senhor tem mandado, ou tem lhe falhado na missão que recebeu? Quanto as mensagens recebidas, você tem dado a devida importância, ou tem tido “ouvidos de mercador?”

Esteja atento, pois Deus lhe colocou como um profeta para sua família, igreja e sociedade. Logo, entregue a mensagem, anuncie o que está profetizado, tanto no que se refere ao que está escrito na Palavra de Deus, quanto ao que Deus lhe revelar sobre pessoas e eventos. Não falhe na sua missão de mensageiro, pois o sangue das pessoas que errarem por sua omissão serão cobrados de você.

Mas, também, esteja atento ao que o Espírito Santo tem feito que chegue ao seu conhecimento, pois você é responsável por aquilo que vê, ouve e sabe. Não se tenha por desavisado, nem arrume desculpas, pois se você negligenciar o que chega à sua vida,  terá que responder por seu próprio sangue.

  • “Os filhos são de duro semblante e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o SENHOR Deus. Eles, quer ouçam quer deixem de ouvir, porque são casa rebelde, hão de saber que esteve no meio deles um profeta. Tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras, ainda que haja sarças e espinhos para contigo, e tu habites com escorpiões; não temas as suas palavras, nem te assustes com o rosto deles, porque são casa rebelde. Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.” (Ez 2:4-7 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.