2 de abr. de 2025

Ezequiel 31. Tema: Terra boa, bem irrigada, crescimento notável.

  •  “Eis que a Assíria era um cedro no Líbano, de lindos ramos, de sombrosa folhagem, de grande estatura, cujo topo estava entre os ramos espessos. As águas o fizeram crescer, as fontes das profundezas da terra o exalçaram e fizeram correr as torrentes no lugar em que estava plantado, enviando ribeiros para todas as árvores do campo. Por isso, se elevou a sua estatura sobre todas as árvores do campo, e se multiplicaram os seus ramos, e se alongaram as suas varas, por causa das muitas águas durante o seu crescimento. Todas as aves do céu se aninhavam nos seus ramos, todos os animais do campo geravam debaixo da sua fronde, e todos os grandes povos se assentavam à sua sombra. Assim, era ele formoso na sua grandeza e na extensão dos seus ramos, porque a sua raiz estava junto às muitas águas.” (Ez 31:3-7 RA)

          A prosperidade é uma possibilidade e devemos almejá-la nas dimensões naturais e sobrenaturais, pois possivelmente gerará muitos benefícios, tanto para nós, quanto para outras pessoas. Mas, para que isso aconteça alguns fatores interferiram diretamente, dentre eles está o lugar que estamos plantados, a irrigação disponível e os cuidados que recebemos.

          Poucas pessoas percebem que são o que são, chegaram aonde chegaram e tem o que tem, por causa do lugar e dos cuidados que receberam, mas, isso faz toda a diferença. Devido a esta ignorância, muitos ao mudarem de ambiente param de crescer e outros adoecem e morrem.

          A Assíria cresceu e tornou-se poderosa pelo local que foi plantada, pela irrigação que tinha acesso  e aos  cuidados que recebeu, porém, ao tornar-se frondosa e destacada, ensoberbeceu-se e foi arrancada por quem a plantou.

          Você tem observado e valorizado o lugar que está plantado? Sua família, igreja, empresa, cidade, etc.? É grato pelos cuidados que recebeu, ou é mais um daqueles que pensa que chegou aonde está e tornou-se quem é por si só? Lembre e valorize Aquele e aqueles que cuidaram e investiram em você, pois sem eles com certeza você não seria quem é, não saberia o que sabe, não teria o que tem e nem chegaria aonde chegou.

          Muitos são os casos de pessoas que depois de terem prosperado deixaram o lugar e as pessoas benéficas que as cercavam e por isso afundaram em lamaçais, ou pararam de crescer e frutificar. Vários, deixaram a fonte de águas vivas e cavaram cisterna rotas, por isso secaram.

  • “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.” (Jr 2:13 RA)

          Não se ensoberbeça, envaideça, pois aí estará  sua ruína. Quem seria Ló, sem Abraão? Quem seria Moisés sem a filha de Faraó? Quem seria Eliseu, sem Elias? Quem seria Ester sem Mordecai? Quem seria você, onde estaria e o que teria,  sem seus pais, cuidadores, professores, discipuladores, pastores, etc.? Onde estaria se não tivesse sido plantado onde?

  • “Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Como sobremaneira se elevou, e se levantou o seu topo no meio dos espessos ramos, e o seu coração se exalçou na sua altura, eu o entregarei nas mãos da mais poderosa das nações, que lhe dará o tratamento segundo merece a sua perversidade; lançá-lo-ei fora. Os mais terríveis estrangeiros das nações o cortaram e o deixaram; caíram os seus ramos sobre os montes e por todos os vales; os seus renovos foram quebrados por todas as correntes da terra; todos os povos da terra se retiraram da sua sombra e o deixaram. Todas as aves do céu habitarão na sua ruína, e todos os animais do campo se acolherão sob os seus ramos, para que todas as árvores junto às águas não se exaltem na sua estatura, nem levantem o seu topo no meio dos ramos espessos, nem as que bebem as águas venham a confiar em si, por causa da sua altura; porque todos os orgulhosos estão entregues à morte e se abismarão às profundezas da terra, no meio dos filhos dos homens, com os que descem à cova.” (Ez 31:10-14 RA)

           Apesar de todas as limitações, sua família, igreja, escola, seus pais, professores, pastores, etc. foram determinantes para que viesse a ser quem é, por isso, seja humilde e grato, reconheça seu passado e quem passou por sua vida, pois sem Deus, sem essas pessoas e sem os lugares que lhe acolheram, com certeza você seria mais uma das muitas sementes e mudas que morreram.    

  • “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” (Sl 1:1-3 RA)
  • “Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim.” (Sl 18:19 RA)
  • “Eu amo, SENHOR, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste.” (Sl 26:8 RA)
  • “e não me entregaste nas mãos do inimigo; firmaste os meus pés em lugar espaçoso.” (Sl 31:8 RA)
  • “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.” (Sl 92:12-15 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.