- “Então, me levou ao templo e mediu os pilares, seis côvados de largura de um lado e seis de largura do outro, que era a largura do tabernáculo.” (Ez 41:1 RA)
A leitura dos detalhes
pormenorizados do templo judeu, nos mostra que tudo que vamos fazer para Deus,
deve seguir os padrões por Ele estabelecidos.
Ter esta verdade em mente nos ajuda
a compreender que não podemos estabelecer novos padrões, isto é, não nos é
permitido fazer a obra de Deus para nos agradar e nem agradar aos homens e sim
para agradá-Lo, já que Ele é o Senhor.
Embora pareçam óbvias estas
informações, nem sempre lembramos delas, por isso, encontramos tantas coisas
feitas segundo os padrões do pecado, do mundo, do diabo e dos homens (inclusive nós) e não
nos moldes de Deus.
Todas as dimensões da nossa vida
pessoal, familiar, ministerial, social, etc., devem seguir os padrões de Deus,
pois para todas elas existem princípios e propósitos já estabelecidos.
Por isso, procure saber as medidas
de Deus, isto é, os princípios e modelos que Ele já estabeleceu para tudo,
amizades, sexo, dinheiro, poder, serviço, pregação do Evangelho, uso da
inteligência, dons naturais e espirituais, autoridade, etc. para que possa ser bem-sucedido
e contar com a aprovação e bênção do Senhor em tudo que fizer, caso contrário
corre o risco de embora bem intencionado ter sua obra reprovada e tudo que está
construindo vir por terra.
- “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.” (1Co 3:11-15 RA)
Tenhamos cuidado, para que não
sejamos iludidos e seduzidos a proceder segundo as orientações e padrões que
fogem dos parâmetros divinos, caso isso aconteça seremos reprovados e Ele demolirá a obra:
- “Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;” (Cl 2:8 RA)
- “Ande cada um segundo o Senhor lhe tem distribuído, cada um conforme Deus o tem chamado. É assim que ordeno em todas as igrejas.” (1Co 7:17 RA)
- “Levantarás o tabernáculo segundo o modelo que te foi mostrado no monte.” (Êx 26:30 RA)
- “Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção.” (At 13:36 RA)
- “Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.” (Lc 1:38 RA)
- “E falou Moisés aos filhos de Israel, conforme tudo o que o SENHOR lhe ordenara.” (Nm 29:40 RA)
- “Escreveu Moisés as suas saídas, caminhada após caminhada, conforme o mandado do SENHOR; e são estas as suas caminhadas, segundo as suas saídas:” (Nm 33:2 RA)
- “Assim fizeram os filhos de Israel; conforme tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés, se acamparam segundo os seus estandartes e assim marcharam, cada qual segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais.” (Nm 2:34 RA)
- “E tudo fez Noé, segundo o SENHOR lhe ordenara.” (Gn 7:5 RA)
- “Abraão circuncidou a seu filho Isaque, quando este era de oito dias, segundo Deus lhe havia ordenado.” (Gn 21:4 RA)
- “Assim se concluiu toda a obra do tabernáculo da tenda da congregação; e os filhos de Israel fizeram tudo segundo o SENHOR tinha ordenado a Moisés; assim o fizeram.” (Êx 39:32 RA)
Se procedermos segundo a vontade
e padrões divinos, por Ele seremos abençoados e prosperaremos:
- “Quando, pois, todas estas coisas vierem sobre ti, a bênção e a maldição que pus diante de ti, se te recordares delas entre todas as nações para onde te lançar o SENHOR, teu Deus; e tornares ao SENHOR, teu Deus, tu e teus filhos, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e deres ouvidos à sua voz, segundo tudo o que hoje te ordeno, então, o SENHOR, teu Deus, mudará a tua sorte, e se compadecerá de ti, e te ajuntará, de novo, de todos os povos entre os quais te havia espalhado o SENHOR, teu Deus. Ainda que os teus desterrados estejam para a extremidade dos céus, desde aí te ajuntará o SENHOR, teu Deus, e te tomará de lá. O SENHOR, teu Deus, te introduzirá na terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem e te multiplicará mais do que a teus pais. O SENHOR, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o SENHOR, teu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas. O SENHOR, teu Deus, porá todas estas maldições sobre os teus inimigos e sobre os teus aborrecedores, que te perseguiram. De novo, pois, darás ouvidos à voz do SENHOR; cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno. O SENHOR, teu Deus, te dará abundância em toda obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto da tua terra e te beneficiará; porquanto o SENHOR tornará a exultar em ti, para te fazer bem, como exultou em teus pais; se deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste Livro da Lei, se te converteres ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma.” (Dt 30:1-10 RA)
- “Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação. Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua. Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava.” (Lc 22:40-43 RA)
- “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fp 2:5-11 RA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.