3 de abr. de 2025

Ezequiel 32. Tema: Quando o natural é um sinal sobrenatural.

  •  “Por tua causa, vestirei de preto todos os brilhantes luminares do céu e trarei trevas sobre o teu país, diz o SENHOR Deus. Afligirei o coração de muitos povos, quando se levar às nações, às terras que não conheceste, a notícia da tua destruição. Farei que muitos povos fiquem pasmados a teu respeito, e os seus reis tremam sobremaneira, quando eu brandir a minha espada ante o seu rosto; estremecerão a cada momento, cada um pela sua vida, no dia da tua queda.” (Ez 32:8-10 RA)

           A impiedade do Egito, liderado por um Faraó que não temia a Deus, provocou a ira do Senhor a ponto Dele utilizar-se da natureza como vara de disciplina. Para tanto, o Eterno trouxe trevas sobre toda a nação como meio de manifestar juízo e alertar para vários outros povos. Isso nos mostra que o Senhor também pode utilizar fenômenos naturais como seca, inundações, chuvas, agitações no mar, etc.,  como varas de disciplina sobre povos que teimam em desobedecê-Lo. Com certeza, não podemos afirmar que todos os fenômenos naturais são castigos divinos, mas também, não podemos ignorar que alguns podem sê-lo.

           Os relatos do que aconteceu com os Faraós e com o Egito, tanto nos dias de Moisés, quanto nos dias de Ezequiel, nos ensinam que pessoas ímpias, grupos e nações, provocam a ira do Senhor através do pecado, ativando o juízo e as devidas consequências. Por isso, precisamos ter muito cuidado com o contexto que estamos inseridos e com as pessoas  que estão, ou querem entrar em nossas vidas, pois podem nos arruinar trazendo a ira de Deus, como aconteceu através de Jonas (Jn 1).

           Estejamos atentos ao que acontece ao nosso redor e quando percebermos algo fora do normal, oremos ao Senhor e perguntemos: “ Senhor, o que está acontecendo é uma eventualidade climática, ou um alerta?” Não sejamos extremistas, dizendo que tudo é castigo divino, mas também não ignoremos essa possibilidade, pois o Senhor pode estar usando o contexto para nos orientar, exortar, corrigir ou disciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.