- “O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro que tinha sessenta côvados de altura e seis de largura; levantou-a no campo de Dura, na província da Babilônia. Então, o rei Nabucodonosor mandou ajuntar os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da imagem que o rei Nabucodonosor tinha levantado. Então, se ajuntaram os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todos os oficiais das províncias, para a consagração da imagem que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado.” (Dn 3:1-3 RA)
A
idolatria é um dos pecados mais combatidos na Bíblia, pois é uma afronta ao
Eterno e revela as distorções que estão no coração de quem a deseja, promove e pratica.
Os
ídolos nascem nos corações humanos e são esculpidos pelas mãos, revelando o que
está no mais íntimo das pessoas. A iconoclastia (quebra de ídolos) de nada
adianta, pois quebra o ídolo físico, mas não consegue removê-lo do coração das
pessoas.
Ídolos
e Idólatras são abomináveis aos olhos do Senhor, por isso, são por Ele
rejeitados e serão condenados eternamente.
- “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Ap 21:8 RA)
Por trás
da idolatria existem visões distorcidas e corações apartados de Deus, além de estar
relacionada diretamente com demônios.
- “Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.” (1Co 10:19-21 RA)
Através
da idolatria, as pessoas tentam manipular o sagrado, mas também projetam quem são, o que creem e quais são
seus valores, pois os ídolos são projeções da alma dos idólatras.
A
idolatria também revela um desconhecimento da pessoa de Deus, ou uma distorção nas
crenças em relação a Seu caráter e atributos incomunicáveis como a onipresença,
onisciência e onipotência.
Para Deus,
a casa que abriga um ídolo, quem o faz e quem nele confia são abomináveis e se
não abandonarem está prática serão lançados no inferno.
- “As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus. Não meterás, pois, coisa abominável em tua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, de todo, a abominarás, pois é amaldiçoada.” (Dt 7:25-26 RA)
- “Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de fundição, abominável ao SENHOR, obra de artífice, e a puser em lugar oculto. E todo o povo responderá: Amém!” (Dt 27:15 RA)
- “Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade. Por que diriam as nações: Onde está o Deus deles? No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.” (Sl 115:1-8 RA)
Existem
vários tipos de idolatria, porém todos nascem de um só pecado, a rebelião
contra o Deus único. No caso da “egolatria”, o ídolo é uma projeção do “eu
caído”. Os ególatras se adoram e querem que os outros os adorem. Dois exemplos
claros de egolatria na bíblia são Nabucodonosor e Absalão.
- “Ora, Absalão, quando ainda vivia, levantara para si uma coluna, que está no vale do Rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome; e deu o seu próprio nome à coluna; pelo que até hoje se chama o Monumento de Absalão.” (2Sm 18:18 RA)
- “O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro que tinha sessenta côvados de altura e seis de largura; levantou-a no campo de Dura, na província da Babilônia.” (Dn 3:1 RA)
Quando
Nabucodonosor fez uma estátua de si, estava atendendo a uma necessidade de sua
alma pecaminosa, mas também a um anseio dos seus súditos idólatras, que por estarem apartados de Deus voluntariamente se prostraram diante deste monumento maligno.
Ególatras se contemplam nos espelhos, vivem tirando selves (plural de self), se auto elogiam, se auto promovem, querem estar sempre em evidência, precisam de um palco e de aplausos, fazem de tudo para ganharem likes, não se dobram, não ouvem conselhos, pensam de si mesmos além do que convém, não assumem seus erros, ocultam suas limitações, querem ser o centro das atenções, querem seus nomes lembrados e pronunciados, querem ser servidos mas não tem prazer em servir, ou até usam do serviço para auto promoção, enfim, ególatras adoram-se e querem ser adorados.
Infelizmente, depois da queda, todos os seres humanos tendem à egolatria, pois desde Adão passamos a querer ser como Deus.
- “Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.” (Gn 3:4-6 RA)
Além dos estímulos internos, devemos estar atentos aos estímulos externos, pois vivemos em uma época onde "o culto do eu" é estimulado através de palestras, livros, vídeos, etc. Esteja atento para não ser enredado por este mal. Fuja da idolatria, quer seja do seu “eu caído”, ou de outras pessoas ou seres, pois esta prática é abominável aos olhos de Deus. Adore só a Deus e sirva exclusivamente a Ele.
- “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” (1Co 10:14 RA)
- “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gl 5:19-21 RA)
- “Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” (Êx 20:1-6 RA)
- “Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste; e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste; e, quando comeres e te fartares, guarda-te, para que não esqueças o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. O SENHOR, teu Deus, temerás, a ele servirás, e, pelo seu nome, jurarás. Não seguirás outros deuses, nenhum dos deuses dos povos que houver à roda de ti, porque o SENHOR, teu Deus, é Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do SENHOR, teu Deus, se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.” (Dt 6:10-15 RA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.