- “Porque a indignação do SENHOR está contra todas as nações, e o seu furor, contra todo o exército delas; ele as destinou para a destruição e as entregou à matança. Os seus mortos serão lançados fora, dos seus cadáveres subirá o mau cheiro, e do sangue deles os montes se inundarão.” (Is 34:2-3 RA)
Existem alguns temas que são pouco abordados em nossos dias, dentre eles está a ira de Deus. Falamos tanto em misericórdia, graça, amor, perdão, oportunidades, que esquecemos de justiça, juízo, ira, vingança, castigos, etc. Contudo, todos estes temas compõem o cardápio bíblico.
Falar de um Deus que se ira, se
posiciona contra o mal e executa juízo contra pessoas e localidades é algo
contrário a onda do “politicamente correto” tão defendida em nossos dias. Precisamos
lembrar que Deus é amor, mas também é justiça, faz nascer, mas também mata,
como aconteceu com os filhos de Judá, Er e Onã (Gen 38) e com Ananias e Safira
(At 5). Nosso Senhor salvou Nínive que se arrependeu, mas destruiu Sodoma e
Gomorra, pois foram impenitentes.
- “Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do SENHOR, pelo que o SENHOR o matou. Então, disse Judá a Onã: Entra à mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita semente a teu irmão. Onã, porém, soube que essa semente não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando entrava à mulher de seu irmão, derramava- a na terra, para não dar semente a seu irmão. E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou.” (Gn 38:7-10 RC)
- “Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes...Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão. No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido.” (At 5:4-5,9-10 RA)
Isaias, ao profetizar, anunciou a
indignação de Deus contra algumas nações e Seu furor contra os exércitos destes
países, pois contra eles estava insatisfeito. Falando a Corazim e Betsaida, o
Senhor Jesus prenuncia o juízo vindouro, por serem cidades impenitentes:
- “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido, assentadas em pano de saco e cinza. Contudo, no Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras. Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno.” (Lc 10:13-15 RA)
Precisamos lembrar que o Senhor não
muda e quando entende ser a hora, executa seus juízos contra aqueles que O
afrontam e desrespeitam, como fez nos dias de Noé. “Não vos enganeis: de Deus
não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl 6:7 RA)
Procuremos resgatar o temor de Deus
tanto para nossas vidas, quanto para nossa geração, pois o Grande Dia está por
vir e será glorioso para aqueles que procuram viver justa, santa e piedosamente,
mas será terrível para quem ignorou o Senhor e viveu segundo o rumo deste
mundo.
- “O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor.” (At 2:20 RA)
- “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR;” (Ml 4:5 RA)
- “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hb 10:26-31 RA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.