1 de jun. de 2024

Salmo 62. Tema: Não ponha o coração na riqueza.

  • “...  se as vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração.” (Sl 62:10 b )

            Prosperar é muito bom! É uma sensação gostosa de crescimento, capaz de nos proporcionar prazeres, confortos, realizações, porém pode ser nossa ruína, se não nos mantivermos sóbrios.

            Algumas pessoas ao prosperarem se envaidecem, passando a pensar acerca de si mais do que devem e terminam tropeçando e se desviando da fé.

            Muuuuitos são aqueles que quando se converteram a Jesus Cristo não eram ninguém, não tinham nada, viviam em condições precárias espiritualmente, emocionalmente, moralmente, intelectualmente e financeiramente, mas graças ao agir de Deus foram abençoadas e prosperaram, mas por não vigiarem  deixaram que a vaidade, a altivez de espírito, a soberba e o orgulho tomassem seus corações e se desviaram de Deus.

            Davi, inspirado pelo Espírito Santo nos exorta a não colocar nosso coração nas riquezas, pois ninguém pode ter e ser de dois senhores. Ele sabia as tentações que sofria e o cuidado que tinha que ter, pois tornou-se um homem rico e próspero e discernia como a riqueza desejava tomar seu coração e sua mente. Por isso, mantinha-se sóbrio e vigilante, pois não queria perder seu maior tesouro, o Senhor:

  •   “Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.” (Sl 16:2 RA)
  •   “O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte.” (Sl 16:5 RA)

          Você tem prosperado em alguma área da sua vida? É uma pessoa rica de conhecimento, de fama, de dinheiro, de patrimônio? Agradeça a Deus, desfrute e compartilhe, porém guarde seu coração, caso contrário se desviará. Porém, não faça do ouro que Deus fez chegar em suas mãos um ídolo, como fizeram os hebreus que por Deus foram tirados do Egito. Tenha cuidado! Não ponha seu coração nas riquezas, pois são limitadas, ilusórias e passageiras. Ponha seus pés sobre a rocha, pois só ali estará seguro. 

  • “ Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. 18  Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.” (Dt 8:17-18 RA)
  • “ Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força. 13  Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome.” (1Cr 29:12-13 RA)
  • “Quem confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem.” (Pv 11:28 RA)
  • “Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro.” (Pv 22:1 RA)
  • “porque as riquezas não duram para sempre, nem a coroa, de geração em geração.” (Pv 27:24 RA)
  • “Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria.” (Pv 28:22 RA)
  • “Grave mal vi debaixo do sol: as riquezas que seus donos guardam para o próprio dano.” (Ec 5:13 RA)
  • “Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.” (Ec 5:19 RA)
  • “O homem a quem Deus conferiu riquezas, bens e honra, e nada lhe falta de tudo quanto a sua alma deseja, mas Deus não lhe concede que disso coma; antes, o estranho o come; também isto é vaidade e grave aflição.” (Ec 6:2 RA)
  • “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt 6:24 RA)
  • “ Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 24  Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus!” (Mc 10:23-24 RA)
  • “A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer.” (Lc 8:14 RA)
  • “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Lc 16:13 RA)
  • “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.” (1Tm 6:9 RA)
  • “ Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; 18  que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;” (1Tm 6:17-18 RA)

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.