9 de jun. de 2024

Salmo 71. Tema: Velhice sob a mão de Deus.

  •  “Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares.” (Sl 71:9 RA)

         

          Cada fase da vida precisa ser vivida com muita atenção, pois oportuniza novas experiências, descobertas e crescimentos, desde que seja enfrentada corretamente.

          A velhice é um período que nos proporciona percepções mais maduras e sóbrias, conduzindo-nos  ao aprofundamento da sabedoria, criando um espaço para que as muitas informações coletadas nos forneçam substrato fértil para o desenvolvimento de novas percepções e habilidades.

          O escritor bíblico pediu a Deus que não o rejeitasse e nem o desamparasse na velhice, sendo sua rocha protetora nesse momento que o vigor físico diminui e os movimentos desaceleram, mas que a mente pode produzir coisas novas.

          O Senhor sabe que na velhice podemos dar frutos e sermos cheios de força e verdor para anunciar Sua retidão, por isso, promete nos fartar de bens, nos carregar e proteger, salvando-nos do mal.

          Peça a Deus para lhe ajudar a tratar com apreço, carinho e atenção os idosos que lhe rodearem, pois são verdadeiros poços de conhecimento e sabedoria, da mesma forma aprenda a lidar com a velhice quando ela chegar, pois lhe fará alguém diferenciado.

  •  “Não me desampares, pois, ó Deus, até à minha velhice e às cãs; até que eu tenha declarado à presente geração a tua força e às vindouras o teu poder.” (Sl 71:18 RA)
  •   Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, 15  para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.” (Sl 92:14-15 RA)
  •   Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades; 4  quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; 5  quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.” (Sl 103:3-5 RA)
  •  “Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei.” (Is 46:4 RA)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.