29 de jun. de 2024

Salmo 90. Tema: Prudência diante da velocidade do tempo.

  • “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.” (Sl 90:10 RA)
  • “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” (Sl 90:12 RA)

           É comum afirmarmos que o tempo está passando rapidamente e isso é uma realidade para todas as gerações. Nosso irmão Moisés, embora tenha vivido a milhares de anos, também tinha esta percepção e inquietação que a vida era como óleo que escorria entre os dedos.

          O passar do tempo é como as águas de um rio que podem ou não ser bem utilizadas, por isso precisamos pedir graça a Deus para saber como lidar com algo que não é da nossa competência determinar.

           Ao reconhecer que não podia controlar o tempo, Moisés pediu ao Senhor do tempo para que lhe ensinasse a sabiamente se comportar, para que tirasse melhor proveito possível daquilo que não podia controlar.

           A semelhança de  Moisés e de sua geração, sabemos que “tudo passa rapidamente” e que nós voamos, a questão é: Temos sabido bem utilizar as correntes de ar que temos que enfrentar?

           As aves migratórias não podem controlar as correntes de ar, mas sabem delas se utilizar para chegar aonde precisam alcançar. Como você tem procedido diante do tempo que não para de passar?

Peça a Deus sabedoria e discernimento para saber como se comportar, pois em breve o tempo de hoje passará e de nada adiantará se lamentar. Inspire-se em Moisés, ore por discernimento, para que possa aproveitar adequadamente do tempo, pois num abrir e fechar de olhos perceberá que toda a vida na verdade foi apenas um momento.

           O sábio conhece o tempo e a maneira adequada de agir, por isso peça ao Senhor do tempo para lhe conduzir. “Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo. Porque para todo propósito há tempo e modo; porquanto é grande o mal que pesa sobre o homem.” (Ec 8:5-6 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.