24 de jun. de 2024

Salmo 86. Tema: Une o meu coração ao temor do teu nome.

  • “Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome.” (Sl 86:11 RA)
  • “Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome.” (Sl 86:11 RC)

          Ao escrever uma de suas orações de quebrantamento, Davi reconhece sua fragilidade e  pede que o Senhor venha ajudá-lo a só temer Seu nome. Para tanto, o coração dele precisava estar unido e disposto a reverenciar e confiar no nome do Eterno.

          Considerando o contexto de guerra que sempre enfrentava, por vezes Davi ouvia falar de reis, generais, guerreiros, pessoas capazes de desestabilizarem, atemorizarem e aterrorizarem seus adversários, como fazia Golias,  mas ele queria temer apenas o nome do Senhor, pois os demais nada representariam.

          Esta postura revela que Davi desejava viver alinhado, sintonizado e sincronizado ao Senhor, através da fé e da reverência, tendo a certeza de que se Deus estivesse com ele, nenhum inimigo seria páreo, independentemente da batalha.

          Apegue-se ao nome do Senhor. Nunca tome-o em vão. Respeite-o ao pronunciá-lo e tenha certeza que esta postura fará com que venha ao seu encontro quando necessário e guerreará suas guerras e as vencerá.

          Não deixe que o nome de pessoas, instituições e demônios venham perturbá-lo. Pois, maior é o que está com você e em você, do que o que está no mundo. Tema o nome que está acima de todo nome, pois ao nome de Jesus, todo joelho se dobrará no céu, na terra e embaixo da terra.

  •  “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6  pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7  antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8  a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9  Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10  para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11  e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fp 2:5-11 RA) 
  • “O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem?” (Sl 118:6 RA)
  •  “Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” (Hb 13:6 RA)
  •  “Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” (Êx 20:7 RA)
  •  “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” (1Sm 17:45 RA)
  •  “O nosso socorro está em o nome do SENHOR, criador do céu e da terra.” (Sl 124:8 RA)
  • “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” (1Jo 4:4 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.