28 de fev. de 2024

2 Pedro 2. Tema: Era melhor não terem conhecido.

  •  “ Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. 21  Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22  Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.” (2Pe 2:20-22 RA)

 

           A seriedade da obra de Cristo por nós e em nós deve ser encarada com profundo respeito e temor, visto que nos comprou para Ele a preço de sangue, o Justo pelos injustos.

           Infelizmente, muitos dos que começaram suas caminhadas com Cristo o abandonaram e reservam para si dura pena, visto que estão pisando a obra de Cristo em prol de suas vidas.

           Não é à toa que Paulo, Pedro, João, Judas e o próprio Jesus nos alertam a vigiar e orar, assim como deixam bem claro o peso de abandonarmos o Senhor, depois de tê-Lo conhecido.

           Para o Espírito Santo, era melhor que os apóstatas nunca tivessem conhecido a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, pois ainda teriam chance de se arrependerem e serem perdoados, realidade esta impedida aqueles que opcionalmente resolvem ignorar a redenção e voltam a devassidão, apostatando da fé.

           Tenhamos cuidado, pois certa expectativa horrível está reservada para aqueles que abandonaram o Senhor e se entregaram  ao pecado da idolatria, imoralidade, impenitências, etc.

  •   Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; 27  pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. 28  Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. 29  De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? 30  Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. 31  Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hb 10:26-31 RA)
  •  “ Quero, pois, lembrar-vos, embora já estejais cientes de tudo uma vez por todas, que o Senhor, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram; 6  e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia; 7  como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.” (Jd 1:5-7 RA)
  • Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo! 8  Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. 9  Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo.” (Mt 18:7-9 RA)
  • Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! 2  Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos.” (Lc 17:1-2 RA)

 

 

2 Pedro 1. Tema: Benefícios de conhecermos a Deus, cada vez mais.

  •   Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, 2  graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. 3  Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, 4  pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,” (2Pe 1:1-4 RA)

 

         O conhecimento de Deus deve ser progressivo e ininterrupto, pois quanto mais acessamos tudo que e Ele se refere mais desfrutamos de Sua pessoa e agir.

  • “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Os 6:3 RA)

        Para facilitar este conhecimento, o Espírito Santo, que habita em nós, ilumina os olhos do nosso entendimento, para que conheçamos o poder Divino e assim aperfeiçoemos e aprofundemos nossa fé.

  • “Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.” (1Co 2:12 RA)

         Desta feita, busquemos o conhecimento de Deus, pois nos proporcionará:

  •         Multiplicação da graça e da paz de Deus;
  •         Acesso a todas as coisas que nos conduzem a piedade;
  •         Recebimento das grandes promessas que nos tornam parecidos com Jesus;
  •         Livramento da corrupção e paixões que há no mundo.

         Diante de tantas possibilidades, avance em conhecer a Deus, pois quanto mais Dele existir em nós, seremos mais santos e com Jesus pareceremos.

26 de fev. de 2024

1 Pedro 5. Tema: Servos e serviços agradáveis a Deus.

  •  “ Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: 2  pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 3  nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. 4  Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.” (1Pe 5:1-4 RA)

 

Servir a Deus é um privilégio que deve ser desfrutado segundo os padrões por Ele estabelecidos, caso contrário, corremos o risco de desagradá-lo e “perdemos” a oportunidade de sermos galardoados.

O Espírito Santo orientou o apóstolo Pedro, que era um presbítero (ancião) mais maduro, a instruir os presbitérios mais novos, para que procedessem conforme os padrões divinos e recebessem a aprovação Daquele que sonda os corações.

As orientações trazidas aos presbíteros também podem ser seguidas pelos demais cristãos, inclusive eu e você, já que desejamos ser aprovados pelo Senhor, não apenas no que fazemos, mas também em como fazemos a obra de Deus. 

As orientações trazidas pelo Espírito Santo, através de Pedro são as seguintes:

  • Não trabalhem constrangidos, isto é, forçados por pessoas, circunstâncias ou até por si mesmo;
  • Sejam espontâneos naquilo que fazem para Deus e para as pessoas;
  • Não tirem proveito daquilo que fazem, nem das pessoas para quem fazem;
  • Ajam de boa vontade, isto é, com satisfação interior;
  • Não controlem, nem manipulem as pessoas. Elas devem exercer seu direito de escolha livremente;
  • Sejam e façam o que desejam que os outros sejam ou façam;

             Procedendo assim, não apenas faremos o que agrada a Deus, mas também como agrada a Deus,  pois  agindo conforme Seu querer, receberemos as devidas recompensas internas e externas.

  •  “ Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre. 10 Agora, pois, atende a tudo, porque o SENHOR te escolheu para edificares casa para o santuário; sê forte e faze a obra.” (1Cr 28:9-10 RA) Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12  Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13  manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14  Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15  se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.” (1Co 3:11-15 RA)
  • “ Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, 8 linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito.” (Tt 2:7-8 RA)
  •   É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis. 10  Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” (2Co 5:9-10 RA)
  •  “Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.” (2Jo 1:8 RA)

 

 

 

 

 

           

           

 

 

           

1 Pedro 4. Tema: Já basta o tempo perdido.

  •   para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus. 3  Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias.” (1Pe 4:2-3 RA)

          Chega a hora que precisamos fazer um levantamento de como vivemos, quais os resultados obtivemos e adotar novas posturas, caso contrário, caminharemos em círculos e morreremos nos desertos da vida.

          Cada dia a mais é um dia a menos em nossa existência na terra, logo, precisamos saber  viver de maneira sábia, para que o tempo que nos resta seja bem aproveitado e assim procedamos de maneira construtiva e produtiva para o Reino de Deus.

          Práticas como imoralidade, desejos carnais, bebedeiras, orgias, embriaguez e a nojenta adoração de ídolos devem ser abominadas e descartadas, para que o novo de Deus surja e se mantenha em nós.

          Basta de perdermos tempo e energia com o pecado e suas paixões, com debates por coisas periféricas e fúteis, por questões superficiais que só geram mal estar. Caminhemos pra frente de maneira santa, justa e piedosa, pois sabemos que nosso viver deve ser semelhante ao de Cristo, coerente com os projetos e propósitos de Deus, lembrando sempre que somos um pavio que está queimando e logo acabará.

25 de fev. de 2024

1 Pedro 3. Tema: Evangelismo sem palavras.

  •  1 Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, 2  ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. 3  Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; 4  seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus. 5  Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido, 6  como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.” (1Pe 3:1-6 RA)

 

          A “Grande Comissão” é a principal tarefa da Igreja, visto que proclamar o Evangelho sob a direção e poder do Espírito Santo, tendo por base as Escrituras Sagradas, proporcionando oportunidade de salvação a todos.

          Para cumprir esta missão, muitas são as estratégias, os recursos, as metodologias, dentre elas está o SILÊNCIO INTENCIONAL, isto é, quando sem palavras dizemos tudo que o outro precisa ouvir. Estra estratégia nos é apresentada pelo Espírito Santo através dos conselhos Petrinos às mulheres casadas.

          Examinando o texto direcionado as irmãs casadas , poderemos  aprender muitos princípios que podem ser utilizados em uma evangelização de médio e longo prazos, onde temos mais tempo para conhecermos e sermos conhecidos pelas pessoas, pois para relacionamentos eventuais ou circunstanciais as estratégias devem ser mais incisivas com a proclamação direta e explícita da vontade de Deus.

          Vejamos os princípios da Evangelização Silenciosa, a serem utilizados nos  relacionamentos duradouros:

  1. Proceda de maneira honesta e cheia de temor a Deus (v.2);
  2. Revele quebrantamento, mansidão e a tranquilidade de espírito (v. 4);
  3. Respeite e obedeça as autoridades (v. 5);
  4. Trate a todos respeitosamente (v.6);
  5. Pratique o bem e seja sereno diante das adversidades (v.6).

          Seguindo estas orientações, poderemos impactar as pessoas que convivemos por mais tempo, visto que terão oportunidade de perceber a transformação que Jesus realizou em nosso corpo, alma e espírito.

          Lembre-se, o Evangelismo Silencioso é eficaz para relacionamentos de grande período de convívio. Seja uma testemunha de Cristo para todos que ao seu lado ainda não conhecem ao Senhor, seja a Bíblia que estas pessoas a princípio poderão ler.

24 de fev. de 2024

1 Pedro 2. Tema: Precisamos remover para estabelecer.

  •  “Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,” (1Pe 2:1 RA)

           Todos cristãos desejam o novo de Deus em suas vidas. Esse anseio é legítimo e coerente com as Escrituras, porém precisamos lembrar que  virtudes e defeitos não podem coexistir, logo, "para que o novo venha, precisamos remover o velho”,  esta postura faz parte do processo de santificação.

           O Espírito Santo declara explicitamente que a maldade, a hipocrisia, as invejas e as maledicências, precisam ser removidas de nossas vidas, para que virtudes como a bondade, a pureza, a verdade, o contentamento e a boa fala, venham a existir em nós e em nossos relacionamentos.

           Para que estas e outras mudanças ocorram, faz-se necessário que as identifiquemos, delas nos arrependamos, as confessemos e sejamos cheios do Espírito Santo, pois as virtudes que necessitamos Nele existem e são produzidas em nossas vidas.

           Quer ser mais santo? Então peça a Deus para fazer uma faxina em seu caráter, consequentemente seus procedimentos mudarão e parecerá cada dia mais com Jesus e menos com Adão, ampliando e amplificando seu testemunho perante todos.

  • “ Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, 12  mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.” (1Pe 2:11-12 RA)

23 de fev. de 2024

1 Pedro 1. Tema: Propósitos da regeneração.

 

  • “ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4  para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros 5  que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.” (1Pe 1:3-5 RA)

          Para que Deus nos regenerou em Cristo? Quais Seus propósitos? Quais suas perspectivas para nós e através de nós?

          Normalmente quando o tema regeneração é abordado, há uma ênfase sobre nosso passado e termos sido feitos novas criaturas (criação) em Cristo Jesus, dando início a uma nova vida e existência, porém, pouco se fala sobre PARA QUE formos REGENERADOS, isto é, quais os propósitos de termos sido feitos novas pessoas e termos uma nova oportunidade de ser e existir?

          O Espírito Santo, através de Pedro, nos apresenta 3 propósitos para os quais fomos regenerados, isto é, feitos novas criaturas:

1.        Para uma viva esperança;

2.        Para uma herança incorruptível, sem mácula imarcescível;

3.        Para a salvação a revelar-se no último tempo.

Estes propósitos divinos revelam que o projeto de Deus é mais amplo do que pensamos. O Senhor nos regatou não apenas pensando em nosso passado, mas também focado em nosso presente e futuro. Desta feita, seja grato e desfrute da sua salvação, mas também procure vivê-la em prol do Rei, do Reinos e de todos os súditos, sabendo que "haverá paz no vale" para você.

21 de fev. de 2024

Tiago 5. Tema: Você pode ajudar.

  •   Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, 20  sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.” (Tg 5:19-20 RA)

 

           O Espírito Santo fez questão da Bíblia estar repleta de alertas quanto a necessidade de perseverança na fé, por isso, precisamos estar vigilantes em relação ao caminho e ao caminhar que seguimos.

           Contudo, não podemos pensar apenas em nós e nos nossos, pois existem pessoas que outrora caminhavam ao nosso lado em direção a nova Jerusalém e hoje se aproximam de Sodoma e Gomorra.

           A livre vontade, pode fazer com que pessoas se desviem e até apostatem da fé. O apóstata está eternamente perdido, mas o desviado pode voltar se quiser.

           Vale ressaltar que as vezes, alguns desviados podem não ter a força suficiente para voltar como fez  o “Filho Pródigo”,  por isso precisam de ajuda, encorajamento e da destra de solidariedade.

           Tenha o coração dilatado e os braços abertos para acolher e ajudar quem deseja voltar, pois assim pareceremos com Jesus.

 

 

Tiago 4. Tema: Fazer o bem olhando a quem.

  •  “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tg 4:17 RA)

 

           Existe um ditado popular que nos estimula a “fazer o bem sem olhar a quem”,  embora esta afirmativa soe bem aos nossos ouvidos  não é de todo verdadeira, visto que existem aproveitadores, estelionatários, preguiçosos, enganadores, profissionais da mendicância, etc. que por vezes, utilizam de má fé para explorarem quem tem boa fé, por isso precisamos estar atentos.

           Certa vez ouvi um palestrante enfatizar a necessidade de sermos competentes até para ajudar outras pessoas, caso contrário, as estaremos prejudicando. A princípio pode parecer estranho pensar assim, no entanto, a Palavra de Deus nos orienta a quem ajudar, como ajudar e quando ajudar.

           Você já percebeu que "ajudar" nem sempre AJUDA? Que a ajuda que a pessoa pede, nem sempre a que realmente precisa? Que ajudar é também contribuir pra mudar? Que as vezes é necessário a pessoa sentir a falta para valorizar?  

           Escrevendo a Timóteo, Paulo orienta sobre quais as características das viúvas que deveriam receber ajuda da igreja, orientando os tessalonicenses deixa claro que preguiçosos não devem receber auxílio da igreja, Jesus nas parábolas das minas e dos talentos, deixa claro que maus administradores devem perder o governo sobre coisas e repassar para quem é bom administrador.

           Pensar assim pode parecer cruel e até desguarnecido de amor, no entanto, é necessário para que ajudemos quem realmente quer e precisa de ajuda e não sermos explorados por enganadores, exploradores, mentirosos, etc. pois por serem do mal, exploram as pessoas de bem.

           Saber fazer e a quem fazer o bem nos ajudará a cumprir nossa missão de cristãos, mas também nos livrará de agir como um bobão. Por isso, antes de ajudar ore e observe os critérios bíblicos, as posturas das pessoas, o uso do que já receberam, para que possamos realmente ajudar e não prejudicar.

           Esteja atento !! Não dê crédito a tudo que dizem e postam. Procure ajudar, porém com critérios, para que não venha prejudicar. Pessoas saudáveis que não querem trabalhar, que são desperdiçadoras, que querem viver acima do que podem, são negligentes no que fazem, precisam se ajudar, ao invés de ficarem procurando a quem explorar. 

            Quem entra em uma crise por uma eventualidade (doença, perda de emprego, catástrofe, acidente, etc.) deve ser ajudado, quem vive provocando crises deve ser ignorado. Falar assim é pesado, porém necessário. 

  • “Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma.” (2Ts 3:10 RA)
  • “Honra as viúvas verdadeiramente viúvas.” (1Tm 5:3 RA)
  •  Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, 25  receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26  Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27  Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28  Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29  Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.” (Mt 25:24-29 RA)
  • “ Veio, então, outro, dizendo: Eis aqui, senhor, a tua mina, que eu guardei embrulhada num lenço. 21  Pois tive medo de ti, que és homem rigoroso; tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste. 22  Respondeu-lhe: Servo mau, por tua própria boca te condenarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tiro o que não pus e ceifo o que não semeei; 23  por que não puseste o meu dinheiro no banco? E, então, na minha vinda, o receberia com juros. 24  E disse aos que o assistiam: Tirai-lhe a mina e dai-a ao que tem as dez. 25  Eles ponderaram: Senhor, ele já tem dez. 26  Pois eu vos declaro: a todo o que tem dar-se-lhe-á; mas ao que não tem, o que tem lhe será tirado.” (Lc 19:20-26 RA)
  • “Quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador.” (Pv 18:9 RA)

 

 

 

20 de fev. de 2024

Tiago 3. Tema: Os grandes impactos de um pequeno órgão.

            O Espírito Santo, fez questão de nos alertar quanto ao poder da língua, destacando sua capacidade de direcionar histórias e arruinar existências. Por isso, precisa ser mantida  sob vigilância e controle, caso contrário gerará o mal.

  •       “ igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!” (Tg 3:4-5 RA)
  •        “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno... a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.” (Tg 3:6, 8 RA)

          Lendo os Provérbios, encontramos diversas observações feitas pelo Espírito Santo através de Salomão, quanto ao poder da língua (fala). Logo se queremos ser maduros, perfeitos e bem-sucedidos devemos levá-las em consideração, antes que venhamos a naufragar na fé, nos relacionamentos interpessoais e em nossa história de vida:

  •  “O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios vem a arruinar-se.” (Pv 10:8 RA)
  • “O que acena com os olhos traz desgosto, e o insensato de lábios vem a arruinar-se.” (Pv 10:10 RA)
  •  No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.” (Pv 10:19 RA)
  • Os lábios do justo apascentam a muitos, mas, por falta de senso, morrem os tolos.” (Pv 10:21 RA)
  •  Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, somente o mal.” (Pv 10:32 RA)
  •  “Pela transgressão dos lábios o mau se enlaça, mas o justo sairá da angústia.” (Pv 12:13 RA)
  •  “Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu prazer.” (Pv 12:22 RA)
  • O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.” (Pv 13:3 RA)
  • “Está na boca do insensato a vara para a sua própria soberba, mas os lábios do prudente o preservarão.” (Pv 14:3 RA)
  • “O coração do sábio é mestre de sua boca e aumenta a persuasão nos seus lábios.” (Pv 16:23 RA)
  • “O homem depravado cava o mal, e nos seus lábios há como que fogo ardente.” (Pv 16:27 RA)
  • “Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio.” (Pv 17:28 RA)
  • “Os lábios do insensato entram na contenda, e por açoites brada a sua boca.” (Pv 18:6 RA)
  • “A boca do insensato é a sua própria destruição, e os seus lábios, um laço para a sua alma.” (Pv 18:7 RA)
  • Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz.” (Pv 18:20 RA)
  • “O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios. (Pv 20:19 RA)
  • “Como vaso de barro coberto de escórias de prata, assim são os lábios amorosos e o coração maligno.” (Pv 26:23 RA)
  • “Nas palavras do sábio há favor, mas ao tolo os seus lábios devoram.” (Ec 10:12 RA)
      Tenha como meta pessoal controlar a língua. Exerça a autodisciplina de forma que sua maturidade seja notória, “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.” (Tg 3:2 RA)

 

19 de fev. de 2024

Tiago 2. Tema: Liberdade e o peso da responsabilidade.

  •  “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.” (Tg 2:12 RA)

           O desejo de ser livre, ver as cercas quebradas, poder ir e vir, comer ou não o que está à mesa, etc. seduz muitas pessoas, porém, poucas calculam quanto custará este “privilégio”, posto que, nos tornamos os únicos responsáveis por nossas escolhas e suas consequências.

Desde a queda (Gen 3), o ser humano quer ser “dono” do próprio nariz, contudo, por não proceder adequadamente, alguns terminam apenas trocando de senzala, passando do jugo de um feitor para outro.

           Ser livre é mais do que pensamos, pois nos proporciona direitos, mas também deveres, e estes, trazem consigo responsabilidades intransferíveis históricas e eternas.

           O Espírito Santo nos alerta através de Tiago saber como lidar adequadamente com a “Lei da liberdade”, pois por ela seremos julgados, isto é, respondermos pelo bom ou mau uso dos direitos e privilégios, mas também dos deveres a eles inerentes.

           Por isso, precisamos entender que a atual liberdade, pode ser a causa da nossa futura prisão, basta não a utilizarmos corretamente:

 

  •         Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; 18  e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” (Rm 6:17-18 RA)
  •        Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; 23  porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 6:22-23 RA)
  •       “Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.” (Rm 7:6 RA)
  •       “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” (Gl 5:1 RA)
  •       “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.” (Gl 5:13 RA)
  •       “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Ef 2:10 RA)
  •       Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14  no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” (Cl 1:13-14 RA)
  •       “ Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus; 8  mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada.” (Hb 6:7-8 RA)
  • “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; 27  pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.” (Hb 10:26-27 RA)
  •   Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo. 5  Quero, pois, lembrar-vos, embora já estejais cientes de tudo uma vez por todas, que o Senhor, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram;” (Jd 1:4-5 RA)
  • “ Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; 16  como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus.” (1Pe 2:15-16 RA)
  • “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono 5  e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, 6  e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” (Ap 1:4-6 RA)

          Lembre-se !! Você será julgado pelo bom ou mau uso da liberdade, por isso viva em santidade”

 

 

18 de fev. de 2024

Tiago 1. Tema: Preteja-se ! Use os EPI-´s.

  • “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” (Tg 1:27 RA)

          Profissionais de várias áreas precisam de EPI´s  (Equipamentos de proteção individual) para exercerem suas profissões com mais qualidade e por mais tempo. Estes equipamentos proporcionam segurança, reduzem exposições a agentes prejudiciais, aumentam a produtividade, mas também geram conforto e confiança no desempenho das atividades. O uso destes equipamentos, também fortalecem a imagem da empresa e demonstram seu compromisso com a qualidade de vida dos colaboradores e responsabilidade social.

          Para algumas pessoas os EPI´s não são tão necessários e até incomodam, mas quando acontecem os acidentes, alguns irreversíveis, vem os lamentos: “ Por que não me protegi?” Mas, muitas vezes é tarde.

          A Palavra de Deus também nos orienta a tomar medidas protetivas em relação ao mundo (sistema), ao pecado e ao diabo, para que nos mantenhamos puros (santos) e perfeitos (sem defeitos, marcas, limitações, etc.) em um mundo de tantas impurezas.

          Lembre-se do alerta de Jesus: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26:41 RA) Você é crente, mas isto não lhe torna invulnerável, por isso, esteja atento.

          Por vezes, embora estejamos fazendo coisas certas, estamos nos expondo, ignorando os riscos que estamos correndo e quando os acidentes acontecem, choramos, lamentamos e até nos arrependemos, mas temos que arcar com os prejuízos espirituais, morais, conjugais, ministeriais, históricos e até eternos.

          A Bíblia nos dá inúmeros exemplos de pessoas santas que se expuseram ao mal, não tendo os devidos cuidados e terminaram sofrendo, ou gerando sofrimentos que poderiam ter sido evitados. Dentre os casos clássicos podemos citar Adão e Eva, Sansão, Davi, pois não se protegeram e tiveram que arcar com as consequências, além de prejudicarem outras pessoas e envergonharem o nome do Senhor e do Evangelho.

          Seja mais prudente! Pare de se expor! Use os equipamentos certos! Não ignore os riscos, pois existem. Proteja-se dos acidentes, pois são possibilidades que por vezes machucam, geram perdas de órgãos e funções e em alguns casos chegam a interromper e destruir testemunhos, relacionamentos e até a vida:  

  • Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14  Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15  Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17  Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18  com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Ef 6:13-18 RA)

         Quer ser santo? Quer manter-se santo? Proteja-se!! Não se exponha ao mal!

  • O bom siso (prudência) te guardará, e a inteligência te conservará; para te livrar do caminho do mal e do homem que diz coisas perversas;” (Pv 2:11 )
  • “Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos.” (Pv 8:12 RA)
  • “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.” (Pv 9:10 RA)
  • “O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios vem a arruinar-se.” (Pv 10:8 RA)
  • “Os planos mediante os conselhos têm bom êxito; faze a guerra com prudência.” (Pv 20:18 RA)
  • “Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória.” (Pv 24:6 RA)
  • “O sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se e dá-se por seguro.” (Pv 14:16 RA)
  • “O insensato despreza a instrução de seu pai, mas o que atende à repreensão consegue a prudência. (Pv 15:5 RA)
  • “O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo.” (Pv 28:26 RA)
 


17 de fev. de 2024

Hebreus 13. Tema: Fim glorioso!!

  •  “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.” (Hb 13:7 RA)

           Saber para onde e para quem olhar é fundamental para sermos bem-sucedidos e termos um fim glorioso, afinal, COMEÇAR BEM É IMPORTANTE, PORÉM, TERMINAR BEM É DETERMINANTE.

           O Espírito Santo, nos estimula a termos bons referenciais para que possamos chegar bem aonde tanto desejamos, por isso, observar a maneira justa, santa e piedosa como algumas pessoas terminaram suas  jornadas de fé na terra, levando em consideração as escolhas de vida e na vida que fizeram, pode nos ajudar demais.

           Através da observação de bons testemunhos, podemos nos inspirar a começar, continuar e terminar nossa peregrinação na  terra, pois estes irmãos que venceram tem muito a nos ensinar, pois optaram por serem fieis até o fim, tendo a fé no Senhor Jesus como base para suas vidas, buscando se fortalecer na misericórdia e graça de Deus, para enfrentarem suas imperfeições, não perdendo o foco de suas existências.

           Estes homens e mulheres são tão bem vistos por Deus, que fez questão de destacá-los como pessoas que o mundo não era digno de receber: “Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados 38  (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.” (Hb 11:37-38 RA)

           Busque na Bíblia e na história bons referenciais, inspire-se neles e tenha como meta terminar como terminaram, pois só os fieis, receberão o eterno galardão:

  •  Josué e Calebe: “ Certamente, os varões que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, porquanto não perseveraram em seguir-me, 12  exceto Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, e Josué, filho de Num, porque perseveraram em seguir ao SENHOR.” (Nm 32:11-12 RA)
  • Profetas fieis: Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. 11  Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.” (Tg 5:10-11 RA)
  • Paulo: 7  Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 8  Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” (2Tm 4:7-8 RA)
  • Jesus: “Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!... Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.” (Jo 19:28, 30 RA)
          Lembre-se que as promessas eternas são pra todos, mas apenas os fieis até o fim delas desfrutarão:

  •  “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.” (Ap 2:7 RA)
  •   “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.” (Ap 2:11 RA)
  •  “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.” (Ap 2:17 RA)
  •  “Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,” (Ap 2:26 RA)
  •  “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Ap 3:5 RA)
  •   “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.” (Ap 3:12 RA)
  • “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.” (Ap 3:21 RA)
  • “O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.” (Ap 21:7 RA)