29 de set. de 2022

Provérbios 4. Tema: O poder do pai na vida de um filho.

  • Em Gibeão, apareceu o SENHOR a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê. 6  Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê. 7  Agora, pois, ó SENHOR, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. 8  Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar. 9  Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo? 10  Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa. 11  Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; 12  eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá.” (1Rs 3:5-12 RA)

  

          Quando lemos a história de Salomão ficamos encantados de como ele soube pedir a Deus sabedoria como principal graça a ser recebida, contudo nem sempre percebemos que foi Davi, seu pai, que lhe ensinou a valorizar e buscar sabedoria:

  • Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe, 4  então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive; 5  adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. 6  Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. 7  O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. 8  Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; 9  dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.” (Pv 4:3-9 RA)

         Essa história nos ensina muito, pois nossa influência sobre nossos filhos pode ser maior do que imaginamos, acompanhando-os mesmo depois da nossa morte. Assim foi com Davi e Salomão e pode ser conosco.

          Não esmoreça, continue ensinando o certo aos seus filhos, pois mais dia, menos dia, eles lembrarão de suas palavras e testemunho e poderão pedir a Deus aquilo que você orientava. “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gl 6:9 RA)

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.