9 de set. de 2022

Gênesis 34. Tema: O dolo faz toda a diferença.

 “Então, os filhos de Jacó, por causa de lhes haver Siquém violado a irmã, Diná, responderam com dolo a Siquém e a seu pai Hamor e lhes disseram:..” (Gn 34:13 RA)

 

       Dolo é “má fé, deliberação em violar a lei com pleno conhecimento da criminalidade”, logo ao agirem com dolo, os filhos de Jacó, sabiam muito bem o mal que estavam planejando contra Siquém e seu povo.

       O dolo faz toda diferença em um mal praticado, visto que é algo pensado, elaborado, calculado, com o objetivo definido de prejudicar pessoas.

       Quando erramos sem dolo, somos analisados e julgados de uma maneira diferenciada, visto que não tínhamos originalmente a intenção de praticar o mal. Em contrapartida, quando há dolo, pequenos atos são julgados com  maior seriedade e severidade, já que nascem da malignidade humana.

       Faça um autoexame e descubra se há dolo em seus atos, pois se Deus encontrar malignidade em seu coração, o juízo será severo.

       Para exemplificar melhor a questão da presença do dolo podemos citar os casos de Pedro e Judas. Ambos pecaram contra Jesus, a diferença está em que Pedro não planejou negar Jesus, enquanto Judas agiu pensadamente. Pedro pecou sem dolo, Judas pecou com dolo, por isso tiveram destinos tão diferentes, embora tendo cometido pecados semelhantes. 

  • “1 ¶ Estava próxima a Festa dos Pães Asmos, chamada Páscoa. 2 Preocupavam-se os principais sacerdotes e os escribas em como tirar a vida a Jesus; porque temiam o povo. 3 Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze. 4 Este foi entender-se com os principais sacerdotes e os capitães sobre como lhes entregaria a Jesus; 5 então, eles se alegraram e combinaram em lhe dar dinheiro. 6 Judas concordou e buscava uma boa ocasião de lho entregar sem tumulto.” (Lc 22:1-6 RA)
  • Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; 27  pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. 28  Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. 29  De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? 30  Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. 31  Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hb 10:26-31 RA)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.