21 de set. de 2022

Gênesis 45. Tema: Um dia a bomba estoura.

         “ Então, José, não se podendo conter diante de todos os que estavam com ele, bradou: Fazei sair a todos da minha presença! E ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos. 2  E levantou a voz em choro, de maneira que os egípcios o ouviam e também a casa de Faraó. 3  E disse a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque ficaram atemorizados perante ele.” (Gn 45:1-3 RA)

          O domínio próprio é uma virtude cristã a ser cultivada, afinal , “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.” (Pv 25:28 RA). Contudo, existem realidades que precisam ser não apenas contidas, mas também trabalhadas em nosso interior, caso contrário podem vir à tona de uma hora pra outra e causar muitos estragos, pois  “Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas.” (Pv 17:14 RA)

          José, governador do Egito, se conteve ao máximo diante dos seus irmãos, mas chegou a hora que não conseguiu esconder suas emoções e sentimentos e explodiu emocionalmente, chorou e assumiu seu parentesco com eles e liberou perdão. Esta revelação causou surpresa e espanto, mas também, cura e reconciliação, tanto entre pessoas quanto em relação a história passada,  presente e futura da família de Jacó.

           Não pense que vai conseguir guardar suas emoções e sentimentos em relação as pessoas por toda vida. Mais dia, menos dia, o que está oculto será revelado, quer seja de maneira benéfica ou maléfica, através de atos ou palavras.

            Por isso, devemos buscar em Deus tanto receber, quanto repassar a graça divina, pois só assim desfrutaremos da restauração que nos capacitará a viver livremente, após anos de cativeiro emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.