19 de fev. de 2021

Salmo 19. Tema: Cego para si mesmo.

                  No nosso viver diário nem sempre percebemos algumas realidades que nos envolvem, ou que estão  presentes em nós. Mas,  através de outras pessoas e objetos como espelhos ou câmeras, temos a oportunidade de acessar informações que nos estavam ocultas, embora a nós dissessem respeito.

                Semelhantemente ao que acontece no aspecto físico, nossas áreas espiritual e emocional, também tem pontos cegos e obscuros que precisam da luz divina, pois só através da palavra de Deus, de pessoas de Deus e do Espírito Santo  poderemos ser alertados.

                Esta incapacidade de perceber o próprio mal, acontece devido a natureza pecaminosa que herdamos de Adão. Assim sendo, “temos olhos e não vemos”. Mas graças a Deus, o Espírito Santo  que a tudo perscruta, pode nos ajudar nesta tarefa tão meticulosa.

                 Movidos pela humildade de espírito, podemos pedir socorro ao Senhor e clamar que Ele nos sonde e revele o que há de errado conosco e em nós. A partir desta percepção, precisamos confessá-la e pedir que o Senhor nos conceda arrependimento e perdão.

                 Por várias vezes, encontramos os salmistas pedindo a ajuda de Deus quanto aquilo que há no interior dos seus corações, conscientes de que existem pecados ocultos a serem revelados para serem debelados.

                 Ore ao Senhor e peça que lhe sonde e revele o que há  de incomum, inadequado e pecaminoso dentro de você, pois só assim buscaremos soluções reais, já que o Espírito Santo é quem nos convence do pecado da justiça e do juízo.

  • “Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas.” (Sl 19:12 RA)
  •  “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139:23-24 RA)
  • “Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.” (Pv 16:2 RA)
  • “Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações.” (Pv 21:2 RA)
  • “Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.” (Mt 7:3-5 RA)

                                                       





 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.