11 de fev. de 2021

Salmo 11.Tema: Proteja os fundamentos e prosperará na vida.

            O que são fundamentos? A quais realidades este termo se aplica? Quais cuidados devemos ter com os fundamentos de nossa vida, família, igreja, empreendimentos, instituições, sociedade e nação? Se tivermos as respostas corretas a estas perguntas, e agirmos com o devido zelo para com os fundamentos, com certeza obteremos bom êxito naquilo que formos e fizermos.

            Na construção de um prédio, os fundamentos são a base, o alicerce, a parte que dará  sustentação  as paredes, telhado, enfim a construção, por isso deve receber os melhores materiais.  Quando o termo se aplica a Instituições , fundamentos são o conjunto de regras básicas  que  determinam como a mesma deve funcionar. Já quando se  refere a pessoas, podemos dizer que,  os fundamentos são as crenças básicas, os valores, os princípios que  sustentarão e guiarão a  conduta, os investimentos, a maneira de ser. Diante destas realidades, sermos cuidadosos para com os fundamentos é uma atitude de prudência, sabedoria, conhecimento e principalmente de temor a Deus.

            Observe o que a Palavra de Deus nos ensina sobre  fundamentos:

  1. Um prudente construtor tem cuidado nos fundamentos que lança: “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.” (1Co 3:10 RA)
  2. Jesus Cristo é o fundamento da nossa vida espiritual de uma pessoa temente a Deus: “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.” (1Co 3:11 RA)
  3. Sobre o fundamento certo, Jesus, devemos construir (nos comportar)  com materiais de qualidade: “Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.” (1Co 3:12-13 RA)
  4. Nossa vida passa por provas e se prevalecermos seremos recompensados: Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.” (1Co 3:14-15 RA)
  5. Edificando nossas vidas sobre os ensinamentos dos apóstolos e profetas, alinhados a pessoa do Senhor  Jesus, que é a nossa pedra angular, seremos bem sucedidos aos olhos de Deus e prevaleceremos eternamente: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.” (Ef 2:19-22 RA)
  6. Quando temos Jesus como nosso firme fundamento, somos conhecidos pelo Senhor: “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.” (2Tm 2:19 RA)

 Veja quais são os Fundamentos da Fé Cristã Evangélica:

 

·      Sola fide (somente a fé)

·      Sola scriptura (somente a Escritura)

·      Solus Christus (somente Cristo)

·      Sola gratia (somente a graça)

·      Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

 

               Diante  da relevância de termos nosso firme fundamento preservado em Deus, devemos ter o máximo de cuidado para protege-los, pois se forem destruídos nossa historicidade e eternidade ruirão:

“Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” (Sl 11:3 RA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.