13 de fev. de 2021

Salmo 13. Tema: O inimigo trabalha a seu favor.

             A existência de inimigos é uma realidade na vida de homens e mulheres de Deus. Por isso,  faz-se necessário estarmos conscientes e atentos, pois podem levar-nos à ruína histórica e eterna, mas também podem nos promover e nos estimular a crescer. Afinal só existem os protagonistas, porque existem os antagonistas. O que seria de Moisés sem Faraó, de Davi sem Golias, de Mordecai sem Hamã, de Daniel sem os sátrapas? Todos estes exemplos revelam que, até os inimigos podem ser “bênçãos” em nossas vidas, pois  nos levam a crescer e amadurecer, mesmo sem querer.

            Pela fé no Senhor e em Sua Palavra, cremos que  todas as coisas cooperam para nosso bem  e isto inclui nossos inimigos e as lutas internas e externas que provocam em nós e conosco. Se estivermos cheios do Espírito Santo e atentos as Suas orientações perceberemos que  os inimigos podem ser instrumentos de Deus em nossas vidas, já que nos levam a estar atentos, sermos criteriosos, sermos prudentes, nos prepararmos e sermos mais apegados, dependentes e confiantes em Deus.

             Existem inimigos de várias ordens e origens. Eles podem ser naturais e sobrenaturais, fracos e fortes, explícitos e dissimulados, históricos e eternos, voluntários e involuntários, de dentro e de fora, internos e externos, eventuais e permanentes, pessoais  ou contratados, capazes ou incapazes, e que, não podem ser ignorados e.

              Superestimar  ou subestimar inimigos,  são grandes riscos que não podemos correr, afinal de contas, sempre existem grandes coisas e realidades e pessoas em risco. Por outro lado,  não podemos ignorá-los nem vê-los em tudo e em todos. Para tanto, o estado de vigília e a discernimento precisam estar sempre ativados.

              Nosso irmão Davi foi um homem de muitos inimigos. Alguns estavam dentro dele outros fora. Existiam inimigos dentro de casa e outros ao redor dela. Contra alguns prevaleceu, contra outros perdeu, mas,  desde cedo percebeu que sempre estava em risco. Para tanto, treinava, se protegia, tinha aliados, mas principalmente cria e dependia de Deus, pois entendia que só Ele, pode  conceder vitórias plenas e permanentes.

               No Salmo 13, o pastor, o guerreiro, o rei, mas principalmente a ovelha Davi, pede ao Senhor que lhe conceda vitória contra seus inimigos, para que estes não tenham o prazer de derrotá-lo: “Atenta para mim, responde-me, SENHOR, Deus meu! Ilumina-me os olhos, para que eu não durma o sono da morte; para que não diga o meu inimigo: Prevaleci contra ele; e não se regozijem os meus adversários, vindo eu a vacilar.” (Sl 13:3-4 RA)

               Caso, no momento, você esteja enfrentando alguma guerra de maior ou menor porte, siga o exemplo de Davi e confie Naquele que pode lhe conceder vitória contra todos e quaisquer oponentes: “No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.” (Sl 13:5-6 RA)

  •  “SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. Com a minha voz clamo ao SENHOR, e ele do seu santo monte me responde. Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta. Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados. Levanta-te, SENHOR! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes. Do SENHOR é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção.” (Sl 3:1-8 RA)

                                                      

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.