16 de fev. de 2026

Tito 1. Tema: Seu propósito é organizar.

  •  “Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:” (Tt 1:5 RA)

           Tito era um dos discípulos de confiança que Paulo tinha e por suas características e habilidades, foi enviado para colocar em ordem a Igreja Cristã na Ilha de Creta.

           Organizar é uma dura, porém satisfatória missão, visto que põe em ordem o que está em desordem e amplifica a produtividade. Desorganização e sujeira são demoníacas, afinal satanás e seus demônios são espíritos imundos. Onde há desorganização e sujeira, não há aprovação de Deus.

           Tito foi claramente orientado por Deus através de seu líder ministerial, por isso, pôde focar em sua missão e “gerar” os resultados que provocariam a glorificação do nome de Deus, a edificação da igreja e a salvação de vidas naquela ilha.

           Você já sabe as razões pelas quais Deus lhe colocou onde está? Por que lhe concedeu determinados dons e talentos? Porque lhe fez nascer, crescer e amadurecer perto de determinadas pessoas e contextos? Saiba que tudo isso tem a ver com sua missão e com o propósito a ser atingido.

           Nos escritos de Paulo, por vezes encontramos ele declarando e era apóstolo e quais as missões e propósitos deveria atingir, segundo o desígnio de Deus, por isso foi tão bem sucedido e produtivo, mesmo quando estava enfermo ou preso.

  • “E vós sabeis que vos preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física. E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.” (Gl 4:13-14 RA)
  • “Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus.” (Fp 1:12-14 RA)

          Não deixe que as dores e alívios, erros e acertos, aproximações e afastamentos, decepções e confortos lhe desviem do que Deus preparou para você e através de você. Contudo busque a humildade que Timóteo, Tito, e muitos outros tiveram, deixando-se pastorear, orientar e guiar, caso contrário , não conseguirá.

          Aproveite esse tempo e oportunidades para perguntar ao Senhor porquê e para que lhe criou e o que deseja de você neste tempo e no vindouro, já que nada mais pode fazer em relação ao tempo que passou. Lembre-se que Ele é o maior interessado em vê-lo cumprir o propósito, pois para isso lhe criou.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.