8 de fev. de 2026

1 Timóteo 3. Tema: Regras a serem cumpridas na casa de Deus.

  •  “Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.” (1Tm 3:14-15 RA)

           "A casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte (sustentáculo, alicerce, base)  da verdade" é um local igual e diferente de todos os outros. Igual no fato de ter regras, diferente por ser  embaixada do Reino de Deus na terra em cada contexto e geração.

           Ao contrário do que muitos pensam , “a igreja tem Dono”, por isso deve ser regida e mantida com temor no coração por todos aqueles que dela fazem parte, ou frequentam contínua ou esporadicamente, sempre visando agradá-Lo.

           Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, orienta Timóteo a respeito de como deve proceder e orientar os membros da Igreja, para que todos (líderes e liderados) procedam de maneira agradável a Deus e edificante para as pessoas. Esta postura do apóstolo é corroborada em outras cartas, consolidando o princípio da ordem e decência, tanto no culto, quanto no viver comubnitário.

  • “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem.” (1Co 14:40 RA)

          Os critérios por Deus estabelecidos, visam direcionar tudo que acontece na igreja para glorificação do Seu nome, edificação da igreja e salvação de vidas, assim, o Rei será exaltado e vidas serão transformadas.

  • “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1Co 10:31 RA)
  • “Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.” (1Co 14:26 RA)

          Procure conhecer e obedecer às regras, princípios, posturas e processos do que deve acontecer na igreja. Ensine isso aos seus filhos, novos convertidos, visitantes e novos membros, para que vivendo alinhados ao Senhor, vivamos harmonicamente em comunidade, conforme deseja o Senhor e dono da igreja.

  • “Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16:16-18 RA)
  • “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.” (Ef 2:19-22 RA)
  • “Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.” (Cl 2:18-19 RA)
  • “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.” (Tg 2:12 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.