22 de out. de 2025

Marcos 4. Tema: Maluvido? Eu?

  •  “E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Mc 4:9 RA)

      Existem algumas palavras que fazem parte do vocabulário nordestino que só quem conhece sua aplicação, entende seu significado, a expressão “maluvido é uma destas.

      O Dicionário informal nos explica que maluvido é  “Pessoa teimosa que não obedece a ninguém. Desobediente”.

       Os maluvidos tem dificuldade para ouvir não por causa de uma questão fisiológica, mas comportamental. A dureza dos seus corações faz com que haja resistência em acatar orientações, conselhos, exortações, advertências, correções e disciplinas.

        Não percebem os maluvidos que fazem mal a si e não aos outros, visto que poderiam errar menos e acertar mais, contudo a altivez de espírito, a soberba, o orgulho, a teimosia e a falta de fé os impede de crescer suavemente. Alguns só destapam os ouvidos depois de algumas bofetadas da vida.

        Jesus nos ensina que os maluvidos não acatam sequer a Palavra de Deus, pois de mau grado a ouvem.

  • “Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.” (Mt 13:15 RA)
         Você conhece alguém maluvido? Prepare-se para ver esta pessoa sofrer desnecessariamente.
         
         Você é maluvido? Prepare os lombos, pois sofrerá ainda mais, pois a quem muito é dado, muito será exigido.

  • “Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites.  Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.” (Lc 12:47-48 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.