18 de out. de 2025

Mateus 28. Tema: Suborno para manutenção de narrativa.

  •   E, indo elas, eis que alguns da guarda foram à cidade e contaram aos principais sacerdotes tudo o que sucedera. 12  Reunindo-se eles em conselho com os anciãos, deram grande soma de dinheiro aos soldados, 13  recomendando-lhes que dissessem: Vieram de noite os discípulos dele e o roubaram enquanto dormíamos. 14  Caso isto chegue ao conhecimento do governador, nós o persuadiremos e vos poremos em segurança. 15  Eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. Esta versão divulgou-se entre os judeus até ao dia de hoje.” (Mt 28:11-15 RA)

As vezes ficamos surpresos ao vermos e ouvirmos mentiras sendo criadas, mantidas e divulgadas como se fossem verdade, principalmente quando os envolvidos nessa trama eram pessoas que admirávamos e tínhamos como sérias. Isso mexe conosco, por sabermos o valor da Verdade e dos benefícios que gerou em nossas vidas, desde que recebemos Jesus, aquele que é a Verdade.

  • “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8:31-32 RA)
  • “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14:6 RA)

Precisamos entender que nem todos querem a verdade, visto que sobrevivem das mentiras, por isso, além de criar narrativas, providenciam meios para mantê-las e divulgá-las, pois sabem que conseguirão iludir os menos avisados, ou desprovidos de discernimento. Assim, os mentirosos se mantém e vivem, porém cometem um erro enorme, pois ignoram que “nada há encoberto que não seja revelado”.

  • “Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido.” (Mt 10:26 RA)

           Vale ressaltar que a mentira não tem duração eterna, pois um dia os segredos mais escondidos serão expostos e quem mentiu será envergonhado, tanto perante Deus, quanto perante os homens.

  • “no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.” (Rm 2:16 RA)
  • “Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, é ele por todos convencido e por todos julgado; tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e, assim, prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vós.” (1Co 14:24-25 RA)

           Você tem vivido e sobrevivido a base de mentiras? Deixe disso! Arrependa-se, confesse e receberá misericórdia. É melhor que a verdade venha à torna através de você do que de outros. Não pense que a mentira prevalecerá, pois o Dono da verdade não permitirá. Ele fará brilhar a luz e todas as trevas serão dissipadas, revelando o que estava escondido pelas sombras da maldade.

            Os religiosos da época de Jesus, pensavam que suas narrativas estariam blindadas pelo dinheiro e pelo medo, mas, assim como as demais mentiras, o que estava oculto foi revelado e hoje todos que pesquisam a história seriamente sabem que houve um complô fundamentado em mentiras e que a Verdade não apenas libertará, mas prevalecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.