4 de out. de 2025

Mateus 14. Tema: Perseguido pela consciência.

  •  “ Por aquele tempo, ouviu o tetrarca Herodes a fama de Jesus 2  e disse aos que o serviam: Este é João Batista; ele ressuscitou dos mortos, e, por isso, nele operam forças miraculosas. 3  Porque Herodes, havendo prendido e atado a João, o metera no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão; 4  pois João lhe dizia: Não te é lícito possuí-la. 5  E, querendo matá-lo, temia o povo, porque o tinham como profeta. 6  Ora, tendo chegado o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou a Herodes. 7  Pelo que prometeu, com juramento, dar-lhe o que pedisse. 8  Então, ela, instigada por sua mãe, disse: Dá-me, aqui, num prato, a cabeça de João Batista. 9  Entristeceu-se o rei, mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, determinou que lha dessem; 10  e deu ordens e decapitou a João no cárcere. 11  Foi trazida a cabeça num prato e dada à jovem, que a levou a sua mãe.” (Mt 14:1-11 RA)

          “Ninguém consegue fugir da própria consciência”. As vezes até tentamos amenizar a dores causadas pelas lembranças daquilo que fizemos de errado, ou deixamos de fazer que era certo, ou pelo que apoiamos ou promovemos, para tanto, usamos drogas lícitas ou ilícitas, elaboramos narrativas, negamos os fatos, mentimos, ou buscamos pessoas que nos digam palavras que justifiquem o que fizemos, mas nada é suficiente.

          Herodes o Tetrarca era escravo de sua consciência, pois sabia muito bem o mal que tinha feito a um homem justo, João Batista. O rei vivia em adultério com a cunhada e o profeta denunciava o pecado praticado. Herodias, mulher leviana, pensava que se calasse a voz de João calaria a própria consciência, mas não conseguiu êxito, nem para si, nem para a mente de seu amante.

          Não tente fugir da consciência, antes agradeça a Deus por tê-la ativa, pois através dela o Espírito Santo pode lhe conduzir ao arrependimento e ao perdão. Ao invés de fugir, negar ou matar quem lhe denuncia, aproveite para se quebrantar e buscar em Deus perdão e mudar, caso contrário será atormentado histórica e eternamente, por seus pecados, pois só Jesus pode cancelá-los.

  • “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.” (Sl 32:3-5 RA)“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tg 5:16 RA)
  • “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1Jo 1:7 RA)
  • Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” (1Jo 1:9-10 RA)
  • “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,   a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus,” (At 3:19-20 RA)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           

           

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.