7 de ago. de 2024

Salmo 129. Tema: Superando as angústias.

  • “Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade, Israel que o diga; desde a minha mocidade, me angustiaram, todavia, não prevaleceram contra mim. Sobre o meu dorso lavraram os aradores; nele abriram longos sulcos. Mas o SENHOR é justo; cortou as cordas dos ímpios.” (Sl 129:1-4 RA)

            A história de um cristão é repleta de superações, afinal, enfrentamos batalhas internas e externas tanto em relação a questões naturais, quanto sobrenaturais, algumas vencemos, outras perdemos, porém em todas o Senhor nos abençoa, faz crescer, extrair ensinamentos, desde que tenhamos as posturas corretas, baseadas na fé e quebrantamento.

“Porque, chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro.” (2Co 7:5 RA)

            Por vezes o salmista enfrentou angústias, mas em todas viu Deus providenciar livramento, concedendo-lhe amadurecimento, pois “todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus”.

            Peça a Deus para lhe conceder a graça de aprender que Ele sempre entrará com provisão e socorro, ainda que momentaneamente os angustiadores estejam conseguido criar “sulcos (rasgos feitos pelo arado na terra) em suas costas”, pois assim irá crescer e amadurecer.

Confie em Deus, pois assim como lhe livrou de angústias no passado, lhe livrará no presente e futuro, pois é fiel, mas lembre-se que amadurecer com as angústias superadas é uma decisão sua. Seja adulto na fé! Crianças ficam choromingando, adultos tornam-se mais fortes.

            Olhe para a vida com os olhos da fé e com gratidão no coração, afinal, por vezes o Senhor da angústia te livrou e te fez quem és hoje!

  • “Muitas vezes os libertou, mas eles o provocaram com os seus conselhos e, por sua iniquidade, foram abatidos. Olhou-os, contudo, quando estavam angustiados e lhes ouviu o clamor; lembrou-se, a favor deles, de sua aliança e se compadeceu, segundo a multidão de suas misericórdias.” (Sl 106:43-45 RA)
  • “Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações.” (Sl 107:6 RA)
  • “Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações.” (Sl 107:13 RA)
  • “Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações. Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal.” (Sl 107:19-20 RA)
  • “Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações.” (Sl 107:28 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.