6 de jul. de 2023

Ester 1. Tema: Clareza no falar.

  •  “ O conselho pareceu bem tanto ao rei como aos príncipes; e fez o rei segundo a palavra de Memucã. 22  Então, enviou cartas a todas as províncias do rei, a cada província segundo o seu modo de escrever e a cada povo segundo a sua língua: que cada homem fosse senhor em sua casa, e que se falasse a língua do seu povo.” (Et 1:21-22 RA)

 

           A história da rainha Vasti é muito rica de ensinamentos para casamentos, igrejas , empresas e sociedade em geral, visto que aborda os efeitos danosos de um comportamento errado por parte de um líder e de como providências precisam ser tomadas para evitar que outros problemas sejam desencadeados. Dentre as soluções a serem tomadas está a comunicação clara a respeito de procedimentos que foram e serão tomados para que o mal não se propague.

           Assuero,  ouviu os conselhos de Memucã e enviou cartas a todo seu reino deixando claro a todos, independentemente da língua que falavam e da capacidade cultural que tinham que a ação da rainha lhe custou a coroa e que atitudes semelhantes seriam punidas por medidas severas.

           As vezes não somos claros no que queremos comunicar e por isso damos brechas para interpretações parciais ou distorcidas a respeito de algum tema. Para evitar este erro, a melhor providência a tomar é usar palavras simples e objetivas, pois assim todos entenderão o que deve ser compreendido e os resultados serão atingidos como se espera.

           Pare de falar indiretamente, dar arrudeios, usar enigmas, dar indiretas. Pare de usar palavras complicadas e de difícil interpretação. Use palavras simples e diretas, de forma que todos que precisam entender, entendam, pois assim ninguém poderá dizer que está desavisado e quando as consequências e punições vierem não haverá desculpas esfarrapadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.