31 de jan. de 2023

2 Samuel 6. Tema: Zelo sem entendimento.

  •  “Quando chegaram à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram. Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de Deus.” (2Sm 6:6-7 RA)

 

          Ao lermos o relato da morte de Uzá ficamos a nos perguntar: Porque Uzá foi fulminado se estava tentando proteger a Arca de Deus, impedindo-a de cair?

          A questão é que ele tocou onde não podia. Mesmo tendo boas intensões e zelo pelo que era de Deus,  Uzá não era levita, consequentemente não podia tocar na Arca e ao fazê-lo quebrou princípios e quando quebramos princípios, os princípios nos quebram.

            Você é zeloso quanto aquilo que é de Deus? Continue assim, porém busque ter entendimento, isto é, procure saber seus limites, com quem fala, o que fala, o que quer fazer e o que pode fazer, para que não leve um sopapo  (murro debaixo do queixo) e saia machucado, mesmo tendo boas intensões.

            Paulo disse que os judeus eram zelosos, porém por não terem entendimento rejeitavam a Cristo. Por isso, precisamos ter cuidado para que tanto sejamos zelosos, quanto tenhamos entendimento, pois assim saberemos o que fazer, como fazer e quando fazer, segundo os princípios e propósitos de Deus.

2 Samuel 5. Tema: Saber o que fazer e fazer o que sabe.

  •  “Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas mãos? Respondeu-lhe o SENHOR: Sobe, porque, certamente, entregarei os filisteus nas tuas mãos.” (2Sm 5:19 RA)
  •  “Davi consultou ao SENHOR, e este lhe respondeu: Não subirás; rodeia por detrás deles e ataca-os por defronte das amoreiras.” (2Sm 5:23 RA)
  •  “Fez Davi como o SENHOR lhe ordenara; e feriu os filisteus desde Geba até chegar a Gezer.” (2Sm 5:25 RA)

 

            Uma das características marcantes de Davi era consultar a Deus a respeito do que fazer. Quando o Senhor dizia faça, ele fazia. Quando o Senhor dizia não faça, ele não fazia. Por proceder assim era bem sucedido e seu reinado crescia e se fortalecia.

            Estas posturas de Davi nos ensinam que:

  • Devemos aprender a consultar a Deus, antes de agirmos e não depois;
  • Ao recebermos as respostas de Deus, precisamos obedecê-las;
  • Só a fé (confiança em Deus) nos fará pessoas obedientes as orientações do Senhor;
  • Hoje Deus pode nos dizer sim a respeito de um tema e amanhã dizer um não para uma situação semelhante, segundo sua presciência;
  • Precisamos de fé para obedecer, , consequentemente teremos sucesso no que vamos fazer;
  • Estratégias de ontem podem não servir pra hoje;
  • Nossas declarações de fé são postas à prova pelas situações que vivenciamos. Nestas, revelamos nossa perseverança em crer e obedecer;
  • Se obedecermos prosperaremos, pois o Senhor nos dará vitórias e deixará claro que está conosco;

30 de jan. de 2023

2 Samuel 4. Tema: A pressa causa desastres.

  •  “Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Era da idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então, sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou manco. Seu nome era Mefibosete.” (2Sm 4:4 RA)

 

          “A pressa é inimiga da perfeição” e por vezes gera destruição. Este foi o caso que aconteceu com Mefibosete, neto de Saul e filho de Jônatas. A serva que cuidava dele ao saber que Saul e Jônatas haviam morrido tentou proteger a criança, na fuga levou uma queda e  Mefibosete foi acidentado de maneira que ficou aleijado. De um momento para outro, a cuidadora terminou como causadora de um mal irreparável.

          Quantas situações ruins já aconteceram com pessoas que apressadamente estavam buscando fazer coisas boas e certas? Quantas pessoas já tiveram perdas irreparáveis pela pressa de obter ganhos exuberantes? Quantos que correndo vieram a cair em redes, laços, ou até em abismos? Quantas vezes a pressa de adquirir um bem, tem levado pessoas a perderem outros bens, a paz, o nome limpo e até a comunhão com Deus?

          Precisamos ter cuidado, pois QUANDO O DIABO NÃO SEGURA,  EMPURRA! Isto é, nos estimula, nos incita, ou nos provoca de maneira que terminamos correndo e tropeçando, as vezes em nossas próprias pernas.

          A ansiedade, o medo de perder, a ideia de que a oportunidade é única, nossa própria cobiça, ou conselhos maus dados, tem levado pessoas a causarem danos e gerarem problemas para si, ou para pessoas que amam, agindo apressadamente, fora do tempo de Deus.

          Lembre-se:     

  • “A posse antecipada de uma herança no fim não será abençoada.” (Pv 20:21 RA)
  • “O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo.” (Pv 28:20 RA)
  •  “O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura.” (Pv 14:29 RA)

 

 

 

 

 

28 de jan. de 2023

2 Samuel 3. Tema: Insubmissão dissimulada.

  • “Tornando, pois, Abner a Hebrom, Joabe o tomou à parte, no interior da porta, para lhe falar em segredo, e ali o feriu no abdômen, e ele morreu, agindo assim Joabe em vingança do sangue de seu irmão Asael. Sabendo-o depois Davi, disse: Inocentes somos eu e o meu reino, para com o SENHOR, para sempre, do sangue de Abner, filho de Ner. Caia este sangue sobre a cabeça de Joabe e sobre toda a casa de seu pai! Jamais falte da casa de Joabe quem tenha fluxo, quem seja leproso, quem se apóie em muleta, quem caia à espada, quem necessite de pão.” (2Sm 3:27-29 RA)

               Existem rebeldes que agem explicitamente, outros porém são dissimulados e agem camufladamente, na surdina, no submundo. Assim era Joabe, um insubmisso com capa de obediente, que agia por conta própria e se desviava dos olhos de Davi. Este general, excelente guerreiro tinha um problema de caráter e sorrateiramente quebrava princípios e fazia sua própria vontade, mesmo sabendo que era contrária a vontade do rei. Concretizava seus planos sem consultar e até procurava esconder o que fazia.

               Estas posturas de Joabe eram resultado de um espirito independente, uma autossuficiência, gerada pelo pecado  de rebeldia e pela mágoa. Por ser assim, gerou vergonha ao rei e ao reino, mas como consequência recebeu a maldição e o juízo.

                As práticas dos rebeldes dissimulados só aparecem com o tempo, pois vem à tona através das informações de outras pessoas e você fica surpreso e indignado.

               Tenha cuidado para não ser e nem ter ao seu lado pessoas que aparentemente são obedientes e respeitosas, mas que na sua ausência e desconhecimento fazem o que querem,  pois causarão problemas, mas não tenha pena de puní-las, pois precisam saber e sentir na pele as consequências de seus atos.

27 de jan. de 2023

2 Samuel 2. Tema: Etapas precisam ser consideradas.

  • “Então, vieram os homens de Judá e ungiram ali Davi rei sobre a casa de Judá. E informaram Davi de que os homens de Jabes-Gileade foram os que sepultaram Saul.” (2Sm 2:4 RA)


          A promessa de Deus através do profeta Samuel ao jovem Davi era de que governaria sobre todo o Israel, porém o que não foi dito ao jovem pastor é que isso aconteceria gradualmente de etapa em etapa.

          Até chegar a governar toda a nação Israelita, Davi teve que liderar companhias do exército de Saul, se tornar líder de 400 homens cuja vidas estavam atropeladas, governar sobre Hebron até chegar a governar Israel.

          As vezes ignoramos o fato de que o Senhor vai liberando gradativamente as promessas assim como seus cumprimentos, considerando nossa capacidade de gestão, para que não venhamos “tropeçar nas próprias pernas” e desperdiçarmos o que nos foi entregue.

          Davi soube esperar, por isso foi crescendo gradualmente, segundo a capacidade que tinha para  administrar. Você tem sabido avançar passo a passo, segundo a orientaçãode Deus?

          Lembre-se!! O Senhor está preparando as bênçãos pra nós, mas também está nos preparando para as bênçãos. Ele está nos amadurecendo e capacitando,  para que façamos o bom uso daquilo que nos foi prometido. Saiba considerar e respeitar as etapas. 

 

  • “A posse antecipada de uma herança no fim não será abençoada.” (Pv 20:21 RA)
  •  “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.” (Ec 3:11 RA)
  •  “Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo.” (Ec 8:5 RA)
  •  “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.” (Pv 19:2 RA)
  •  “Laço é para o homem o dizer precipitadamente: É santo! E só refletir depois de fazer o voto.” (Pv 20:25 RA)

2 Samuel 1. Tema: Não se aproveite da desgraça alheia.

  •  “Então, perguntou Davi ao moço portador das notícias: Donde és tu? Ele respondeu: Sou filho de um homem estrangeiro, Amalequitas. Davi lhe disse: Como não temeste estender a mão para matares o ungido do SENHOR? Então, chamou Davi a um dos moços e lhe disse: Vem, lança-te sobre esse homem. Ele o feriu, de sorte que morreu. Disse-lhe Davi: O teu sangue seja sobre a tua cabeça, porque a tua própria boca testificou contra ti, dizendo: Matei o ungido do SENHOR.” (2Sm 1:13-16 RA)

 

           Precisamos ter cuidado com nossa natureza pecaminosa constantemente, pois ela é capaz de nos induzir e conduzir a comportamentos profundamente reprovados por Deus. Uma destas práticas malignas é a de nos aproveitarmos da desgraça alheia.

           Não são poucos os que aproveitam as limitações e fragilidades dos outros pra tirar vantagem, mesmo sabendo que o momento é difícil  e poderá arruinar projetos e vidas.

            Como vimos no final do primeiro livro de Samuel, o fim de Saul foi terrível, pois além de cometer suicídio influenciou seu escudeiro a fazer o mesmo. Contudo, mesmo diante desta catástrofe, apareceu um amalequita que insinuou ter recebido a solicitação do primeiro rei de Israel para tirar-lhe a vida, fato este totalmente contraditório ao que aconteceu, visto que o suicídio de Saul visava exatamente o contrário, isto é, não permitir que nenhum inimigo pudesse dizer que havia matado o governante de Israel.

             Mas, como todos que se acham espertos terminam caindo na mesma cova que cavaram, o amalequita acabou sendo morto por um dos homens de Davi, a mando do futuro rei de Israel.

             Tenha cuidado para não se aproveitar da desgraça alheia!! Não queira levar vantagem daqueles que se encontram debilitados ou fragilizados por situações adversas, pois se assim você proceder, mais dia, menos dia, o bumerangue da vida retornará com força total e lhe atingirá de forma que sofrerá uma dor igual, ou maior daquela que causou a quem não podia se defender.

 

 

 

25 de jan. de 2023

1 Samuel 31. Tema: O caminho não é o suicídio.

  •  “Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela. Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada e morreu com ele.” (1Sm 31:4-5 RA)

 

            Durante nossa história, enfrentamos momentos que são extremamente densos e tensos, nos quais chegamos ao desespero e cogitamos desistir da vida, contudo, não podemos deixar que pensamentos de suicídio se estabeleçam e se desenvolvam, pois se assim o fizermos estaremos colocando um ponto final, onde poderíamos apenas ter uma vírgula.

            Saul, ao se ver encurralado pelos inimigos, preferiu dar cabo da própria vida e agindo assim influenciou seu escudeiro a fazer o mesmo.

            Não aceite a ideia de suicídio. Olhe para o passado e lembre de quantas vezes pensou que não tinha saída, não havia possibilidades, tudo estava perdido, mas  pela graça de Deus você venceu e chegou até o dia de hoje.

            O mesmo Deus que lhe deu vitória no passado quer lhe dar  vitória no presente, por isso, não ponha um ponto final aonde pode ser colocada uma vírgula. Deus é seu alto refúgio e Dele virá seu socorro. Espere um pouco mais e veja a glória de Deus.

  •  “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” (Sl 40:1 RA)
  • “Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Is 40:27-31 RA)

 

1 Samuel 30. Tema: O Senhor te reanima.

  •  “Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.” (1Sm 30:6 RA)

 

        Momentos difíceis são realidades vividas por todos nós. Estas situações têm o poder de nos perturbar e gerar amargura, principalmente quando pessoas amadas se levantam contra nós  e nos culpam de coisas que não temos culpa.

        Davi, de uma hora pra outra,  viu seu mundo desabar, pois suas esposas foram levadas pelos inimigos e seus amigos queriam matá-lo culpando-o do que havia acontecido com suas famílias.

        Diante destas duras realidades, Davi se angustiou, porém, se refugiou em Deus, por isso, foi reanimado espiritualmente e emocionalmente e passou a ter forças para reagir, sendo direcionado a perseguir e vencer os inimigos.

         Você está triste com o que tem visto e  ouvido? Corra pra os braços de Deus e receba força para retomar a caminhada e por Ele será abençoado!

  •  “O SENHOR é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação.” (Sl 9:9 RA)
  • “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” (Sl 46:1 RA)
  •  “A ti clamo, SENHOR, e digo: tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes.” (Sl 142:5 RA)
  •  “Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos.” (Sl 18:6 RA)
  •  “invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.” (Sl 50:15 RA)
  •  “Na minha angústia, clamo ao SENHOR, e ele me ouve.” (Sl 120:1 RA)

 

 

 

 

 

24 de jan. de 2023

1 Samuel 29. Tema: Você não agradará a todos.

  • “Respondeu, porém, Aquis e disse a Davi: Bem o sei; e que, na verdade, aos meus olhos és bom como um anjo de Deus; porém os príncipes dos filisteus disseram: Não suba este conosco à batalha.” (1Sm 29:9 RA)

         Ninguém teve, tem ou terá 100% de aceitação entre os seres humanos, pois sempre agradaremos a uns e desagradaremos a outros. Desta feita, precisamos amadurecer e parar de esperar que todos queiram ser nossos amigos.

         Davi gozava da simpatia do rei Aquis, porém, da antipatia dos seus  príncipes, por isso não pôde ir a batalha como desejava.

         Da mesma forma acontece conosco e precisamos de maturidade para não sofrermos desnecessariamente, pois “Nem Jesus agradou a todos”, logo não espere ser aceito e amado por aqueles que lhe rodeiam. Alguns lhe amarão, outros lhe odiarão. Uns desejarão estar perto de você, outros se sentirão mal com sua presença.

         Em caso de sofrimento por este motivo ore a Jesus, pois Ele poderá lhe ajudar já que não foi unanimidade nem entre seus familiares, logo, poderá lhe consolar e ensinar a lidar com a rejeição, principalmente se você assumiu uma postura de Irrepreensividade em meio a uma geração má e corrupta.

  •  “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” (Mt 5:11-12 RA)
  •  “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.” (Jo 15:18-19 RA)

 

 

 

 

 

23 de jan. de 2023

1 Samuel 28. Tema: Apartados de Deus fazemos loucuras.

  •  “Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Então, disse Saul aos seus servos: Apontai-me uma mulher que seja médium, para que me encontre com ela e a consulte. Disseram-lhe os seus servos: Há uma mulher em En-Dor que é médium.” (1Sm 28:6-7 RA)

 

            Saul, rei de Israel, sabia muito bem que a consulta aos mortos, a feitiçaria e práticas semelhantes são reprovadas por Deus. Contudo, como havia sido rejeitado pelo Senhor e Dele recebera o silêncio, resolveu procurar uma feiticeira, pedindo-lhe que consultasse os mortos a respeito do futuro, tornando-se mais abominável ainda.

  •  “Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.” (Lv 19:31 RA)
  •  “Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo.” (Lv 20:6 RA)
  •  “Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus. Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa.” (Dt 18:9-14 RA)
  •  “Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante” (1Cr 10:13 RA)

            Afastados do Senhor, além de perdermos nossa relação com Ele, enveredamos por caminhos pecaminosos que outrora repudiávamos, pois “um abismo chama outro abismo” e em seguida a morte. Tenha cuidado!! Viva na presença do Senhor! Não se afaste do Santo e nem faça aquilo que Ele condena, pois além de provocar as consequentes colheitas, colocará em risco a sua salvação.

  • “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (1Co 6:9-11 RA)
  •  “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Ap 21:8 RA)

21 de jan. de 2023

1 Samuel 27. Tema: Saia de cena.

  •  “Disse, porém, Davi consigo mesmo: Pode ser que algum dia venha eu a perecer nas mãos de Saul; nada há, pois, melhor para mim do que fugir para a terra dos filisteus; para que Saul perca de todo as esperanças e deixe de perseguir-me por todos os limites de Israel; assim, me livrarei da sua mão.” (1Sm 27:1 RA)
  •  “Avisado Saul de que Davi tinha fugido para Gate, desistiu de o perseguir.” (1Sm 27:4 RA)

 

            Estar em evidência é uma faca de dois gumes, pois “prego que se destaca, leva martelada”. Assim sendo, precisamos saber quando “aparecer” e quando “desaparecer”.

             Davi percebeu que precisava sair dos holofotes e consequentemente da mira de Saul, por isso foi para Gate, terra dos Filisteus.

             Peça a Deus sabedoria e discernimento para que perceba quando aparecer ou desaparecer, pois em alguns momentos aparecer promoverá sua vida, em outros a aniquilará.

1 Samuel 26. Tema: Não toque em ungidos (escolhidos) do Senhor.

  • “Vieram, pois, Davi e Abisai, de noite, ao povo, e eis que Saul estava deitado, dormindo no acampamento, e a sua lança, fincada na terra à sua cabeceira; Abner e o povo estavam deitados ao redor dele. Então, disse Abisai a Davi: Deus te entregou, hoje, nas mãos o teu inimigo; deixa-me, pois, agora, encravá-lo com a lança, ao chão, de um só golpe; não será preciso segundo. Davi, porém, respondeu a Abisai: Não o mates, pois quem haverá que estenda a mão contra o ungido do SENHOR e fique inocente? Acrescentou Davi: Tão certo como vive o SENHOR, este o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou em que, descendo à batalha, seja morto.” (1Sm 26:7-10 RA)

  

            A compreensão e discernimento de Davi quanto ao tema autoridade espiritual é digna de ser aprendida por nós, pois as vezes ignoramos este assunto e terminamos sofrendo os danos da desinformação, ou da não observância da mesma.

            Por duas vezes Davi teve oportunidade de matar Saul, mas não o fez e nem permitiu que o fizessem, pois sabia que com os “ungidos” (escolhidos para uma missão específica) de Deus, Ele é quem trata ( 1 Sm 24:1-8; 1Sm 26:7-10).

           Por ignorarem este princípio, Cam (Gen 9:19-27),  Miriã e Arão  (Nm 12:1-14 RA) , Coré, Datã, Abirão e 250 príncipes (Nm 16:1-35 RA)  e Mical (2Sm 6:16-23 RA)  pagaram um preço alto, pois fizeram o que não deviam e foram punidos severamente pelo Senhor.

            Tenha muito cuidado com suas ações e reações, falas e concordâncias em relação a pessoas que Deus escolheu como líderes, pois as consequências de tais atos podem ser catastróficas.

 

  • Texto clássico: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” (Rm 13:1-8 RA)
  • Cam, filho de Noé: “São eles os três filhos de Noé; e deles se povoou toda a terra. Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. E ajuntou: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo.” (Gn 9:19-27 RA)
  •  Miriã e Arão: “Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita. E disseram: Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O SENHOR o ouviu. Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. Logo o SENHOR disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três, saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então, o SENHOR desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se. A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. Então, disse Arão a Moisés: Ai! Senhor meu, não ponhas, te rogo, sobre nós este pecado, pois loucamente procedemos e pecamos. Ora, não seja ela como um aborto, que, saindo do ventre de sua mãe, tenha metade de sua carne já consumida. Moisés clamou ao SENHOR, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. Respondeu o SENHOR a Moisés: Se seu pai lhe cuspira no rosto, não seria envergonhada por sete dias? Seja detida sete dias fora do arraial e, depois, recolhida.” (Nm 12:1-14 RA)
  • Corá, Datã, Abirão e 250 príncipes: “Corá, filho de Isar, filho de Coate, filho de Levi, tomou consigo a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, e a Om, filho de Pelete, filhos de Rúben. Levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, eleitos por ela, varões de renome, e se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos exaltais sobre a congregação do SENHOR? Tendo ouvido isto, Moisés caiu sobre o seu rosto. E falou a Corá e a todo o seu grupo, dizendo: Amanhã pela manhã, o SENHOR fará saber quem é dele e quem é o santo que ele fará chegar a si; aquele a quem escolher fará chegar a si. Fazei isto: tomai vós incensários, Corá e todo o seu grupo; e, pondo fogo neles amanhã, sobre eles deitai incenso perante o SENHOR; e será que o homem a quem o SENHOR escolher, este será o santo; basta-vos, filhos de Levi. Disse mais Moisés a Corá: Ouvi agora, filhos de Levi: acaso, é para vós outros coisa de somenos que o Deus de Israel vos separou da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si, a fim de cumprirdes o serviço do tabernáculo do SENHOR e estardes perante a congregação para ministrar-lhe; e te fez chegar, Corá, e todos os teus irmãos, os filhos de Levi, contigo? Ainda também procurais o sacerdócio? Pelo que tu e todo o teu grupo juntos estais contra o SENHOR; e Arão, que é ele para que murmureis contra ele? Mandou Moisés chamar a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe; porém eles disseram: Não subiremos; porventura, é coisa de somenos que nos fizeste subir de uma terra que mana leite e mel, para fazer-nos morrer neste deserto, senão que também queres fazer-te príncipe sobre nós? Nem tampouco nos trouxeste a uma terra que mana leite e mel, nem nos deste campos e vinhas em herança; pensas que lançarás pó aos olhos destes homens? Pois não subiremos. Então, Moisés irou-se muito e disse ao SENHOR: Não atentes para a sua oferta; nem um só jumento levei deles e a nenhum deles fiz mal. Disse mais Moisés a Corá: Tu e todo o teu grupo, ponde-vos perante o SENHOR, tu, e eles, e Arão, amanhã. Tomai cada um o seu incensário e neles ponde incenso; trazei-o, cada um o seu, perante o SENHOR, duzentos e cinqüenta incensários; também tu e Arão, cada qual o seu. Tomaram, pois, cada qual o seu incensário, neles puseram fogo, sobre eles deitaram incenso e se puseram perante a porta da tenda da congregação com Moisés e Arão. Corá fez ajuntar contra eles todo o povo à porta da tenda da congregação; então, a glória do SENHOR apareceu a toda a congregação. Disse o SENHOR a Moisés e a Arão: Apartai-vos do meio desta congregação, e os consumirei num momento. Mas eles se prostraram sobre o seu rosto e disseram: Ó Deus, Autor e Conservador de toda a vida, acaso, por pecar um só homem, indignar-te-ás contra toda esta congregação? Respondeu o SENHOR a Moisés: Fala a toda esta congregação, dizendo: Levantai-vos do redor da habitação de Corá, Datã e Abirão. Então, se levantou Moisés e foi a Datã e a Abirão; e após ele foram os anciãos de Israel. E disse à congregação: Desviai-vos, peço-vos, das tendas destes homens perversos e não toqueis nada do que é seu, para que não sejais arrebatados em todos os seus pecados. Levantaram-se, pois, do redor da habitação de Corá, Datã e Abirão; e Datã e Abirão saíram e se puseram à porta da sua tenda, juntamente com suas mulheres, seus filhos e suas crianças. Então, disse Moisés: Nisto conhecereis que o SENHOR me enviou a realizar todas estas obras, que não procedem de mim mesmo: se morrerem estes como todos os homens morrem e se forem visitados por qualquer castigo como se dá com todos os homens, então, não sou enviado do SENHOR. Mas, se o SENHOR criar alguma coisa inaudita, e a terra abrir a sua boca e os tragar com tudo o que é seu, e vivos descerem ao abismo, então, conhecereis que estes homens desprezaram o SENHOR. E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra debaixo deles se fendeu, abriu a sua boca e os tragou com as suas casas, como também todos os homens que pertenciam a Corá e todos os seus bens. Eles e todos os que lhes pertenciam desceram vivos ao abismo; a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação. Todo o Israel que estava ao redor deles fugiu do seu grito, porque diziam: Não suceda que a terra nos trague a nós também. Procedente do SENHOR saiu fogo e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso.” (Nm 16:1-35 RA)
  •  Mical, esposa de Davi: “Ao entrar a arca do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração. Introduziram a arca do SENHOR e puseram-na no seu lugar, na tenda que lhe armara Davi; e este trouxe holocaustos e ofertas pacíficas perante o SENHOR. Tendo Davi trazido holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do SENHOR dos Exércitos. E repartiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, tanto homens como mulheres, a cada um, um bolo de pão, um bom pedaço de carne e passas. Então, se retirou todo o povo, cada um para sua casa. Voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com ele e lhe disse: Que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se, hoje, aos olhos das servas de seus servos, como, sem pejo, se descobre um vadio qualquer! Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR, que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR me tenho alegrado. Ainda mais desprezível me farei e me humilharei aos meus olhos; quanto às servas, de quem falaste, delas serei honrado. Mical, filha de Saul, não teve filhos, até ao dia da sua morte.” (2Sm 6:16-23 RA)

 

 

 


1 Samuel 25. Tema: Pedigree não é tudo.

 “Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe.” (1Sm 25:3 RA)

 

            As vezes nos engamos com o status, a hereditariedade, a intelectualidade, a formosura, a condição socioeconômica e pensamos que determinada pessoa é boa, correta e honesta, só porque tem por trás um nome de uma família ou obteve sucesso em alguma área da vida e corremos o risco de cometermos sérios erros e sermos enganados pelo pedigree.

           Nabal embora fosse descendente de Calebe, príncipe de Israel, cuja história era respeitada em toda nação, fosse um homem rico e casado com uma esposa exemplar,  era mal e tinha o coração duro, fatos estes que quase o levaram a óbito pela espada de Davi.

           Não podemos deixar que características exteriores nos impressionem, pois elas podem ser fruto de maquiagens sociais ou até físicas, como era o caso de Eliabe, irmão de Davi, que aos olhos do profeta era o homem ideal para governar Israel, mas aos olhos de Deus era reprovado e o tempo deixou claras as razões pelas quais fora rejeitado.

            Tenha cuidado, pois ascendência genética ou social não significa dizer que alguém seja aprovado por Deus, pois filhos de patos podem nascer em ninhos se cisnes. Ao invés de focar no exterior, observe-se e observe a índole, os comportamentos, as escolhas e os investimentos, pois revelam o mais profundo do ser trazendo à tona que de fato as pessoas são por trás das maquiagens.

19 de jan. de 2023

Recepção, acolhimento e permanência.

 

Recepção, acolhimento e permanência.

 

             Ser bem recebido é algo que todos nós gostamos, nos deixa marcados e abertos para acolher orientações, direcionamentos, exortações e até correções. Por isso, a igreja  ser um ambiente acolhedor é de fundamental importância para que  Deus seja glorificado e pessoas sejam salvas.

             O relato sobre o acolhimento de Davi e Saul pelo povo nos mostra como uma recepção pode fazer toda diferença e causar contentamentos e descontamentos em pessoas e ambientes: “Sucedeu, porém, que, vindo Saul e seu exército, e voltando também Davi de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com tambores, com júbilo e com instrumentos de música. As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares. Então, Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares deram elas a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão o reino? Daquele dia em diante, Saul não via a Davi com bons olhos. No dia seguinte, um espírito maligno, da parte de Deus, se apossou de Saul, que teve uma crise de raiva em casa; e Davi, como nos outros dias, dedilhava a harpa; Saul, porém, trazia na mão uma lança, que arrojou, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes.” (1Sm 18:6-11 RA)

 

1.      Recepcionar é: Receber quem está chegando, acolher, dar boas vindas, oferecer e buscar acesso;

2.      Virtudes de um recepcionista:

·        Simpatia;

·        Atenção;

·        Discernimento;

·        Prestatividade;

·        Proatividade;

·        Agilidade;

·        Afetuosidade;

·        Prontidão

3.      Características que um ambiente receptivo:

·        Limpeza;

·        Cheiro agradável;

·        Organização;

·        Clareza de informações;

·        Iluminação adequada;

·        Clima ameno;

4.      Metas da boa recepção:

·        Gerar clima agradável;

·        Ajudar os visitantes ficarem menos tensos;

·        Criar uma sensação de valorização e acolhimento;

·        Cativar o visitante para que volte.

5.      Como nos tornarmos uma igreja receptiva:

·        Orando para que Deus nos ensine a lidar com as pessoas de forma amorosa;

·        Desejando sermos receptivos;

·        Fazendo nossa parte individualmente;

·        Ajudando os demais irmãos a fazerem o melhor;

·        Nos aperfeiçoando emocionalmente e tecnicamente;

·        Deixando o ambiente com as características necessárias;

·        Ensinando os irmãos a fazerem suas partes.

6.      Realidades bíblicas a serem observadas:

·        Receberam  mal os visitantes:

·        Nabal: “Chegando, pois, os moços de Davi e tendo falado a Nabal todas essas palavras em nome de Davi, aguardaram. Respondeu Nabal aos moços de Davi e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm? Então, os moços de Davi puseram-se a caminho, voltaram e, tendo chegado, lhe contaram tudo, segundo todas estas palavras. Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e também Davi, a sua; subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem.” (1Sm 25:9-13 RA)

 

·        Zacarias: “Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João...Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias. Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão.” (Lc 1:13, 18-20 RA)

 

·        Receberam bem os visitantes:

·        Abraão: “Apareceu o SENHOR a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado à entrada da tenda, no maior calor do dia. Levantou ele os olhos, olhou, e eis três homens de pé em frente dele. Vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, prostrou-se em terra e disse: Senhor meu, se acho mercê em tua presença, rogo-te que não passes do teu servo; traga-se um pouco de água, lavai os pés e repousai debaixo desta árvore; trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, visto que chegastes até vosso servo; depois, seguireis avante. Responderam: Faze como disseste. Apressou-se, pois, Abraão para a tenda de Sara e lhe disse: Amassa depressa três medidas de flor de farinha e faze pão assado ao borralho. Abraão, por sua vez, correu ao gado, tomou um novilho, tenro e bom, e deu-o ao criado, que se apressou em prepará-lo. Tomou também coalhada e leite e o novilho que mandara preparar e pôs tudo diante deles; e permaneceu de pé junto a eles debaixo da árvore; e eles comeram.” (Gn 18:1-8 RA)

·        Labão: “Ora, Rebeca tinha um irmão, chamado Labão; este correu ao encontro do homem junto à fonte. Pois, quando viu o pendente e as pulseiras nas mãos de sua irmã, tendo ouvido as palavras de Rebeca, sua irmã, que dizia: Assim me falou o homem, foi Labão ter com ele, o qual estava em pé junto aos camelos, junto à fonte. E lhe disse: Entra, bendito do SENHOR, por que estás aí fora? Pois já preparei a casa e o lugar para os camelos. Então, fez entrar o homem; descarregaram-lhe os camelos e lhes deram forragem e pasto; deu-se-lhe água para lavar os pés e também aos homens que estavam com ele.” (Gn 24:29-32 RA)

 

7.      Versículos bíblicos que nos estimulam a tratar bem as pessoas que chegam a igreja:

 

·        “Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.  Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés, não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos? Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais? Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado? Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo arguidos pela lei como transgressores.” (Tg 2:1-9 RA)

·        “Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.” (1Pe 2:17 RA)

·        “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” (Rm 13:7-8 RA)

·        “Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus.” (Rm 15:7 RA)

8.      Conclusão:

·        Procuremos recepcionar bem a todos, para que todos tenham as condições necessárias para ouvirem a Palavra de Deus e assim possam tomar suas decisões com sobriedade e fé. Assim, seremos instrumentos de grande bênção na vida de todos que tivermos acesso.