29 de nov. de 2022

Josué 21. Tema: Conhecer, crer e viver as promessas.

“Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.” (Js 21:45 RA)

 

           Promessas são compromissos assumidos, por isso devem ser tratadas com muita responsabilidade, já que são geradoras de expectativas e são carregadas de responsabilidades.

Ninguém é obrigado a fazer promessas, mas ao fazê-las é obrigado a honrá-las.

            Nosso Senhor é um Deus de promessas históricas e eternas e as mesmas estão fundamentadas em Seu caráter, por isso podemos pela fé Nele, ter a certeza que, o que foi dito será cumprido.

            Vale ressaltar que existem promessas condicionais e incondicionais. As condicionais são aquelas que o Senhor predeterminou os gatilhos que acionarão seus cumprimentos, já as incondicionais, são aquelas que vão acontecer de todo jeito.

             Por exemplo, seremos salvos se perseverarmos em Cristo até o fim (“Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” Mt 24:13 RA), essa promessa é condicional,  já a volta de Jesus é uma promessa incondicional, ela acontecerá independentemente daquilo que façamos (“e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.” At 1:11 RA)

             Em Cristo Jesus, as promessas de Deus tem o sim e o amém, isto é, graças a Sua vida e obra vão se cumprir, logo precisamos estar em Cristo, para que as mesmas se concretizem em nossas vidas.

             Assim sendo, não pense que distante de Cristo você receberá a concretização das promessas que a Ele estão vinculadas, por outro lado, se você está firme em Jesus saiba que "o melhor de Deus está por vir".

            Os hebreus dos dias de Josué, que permaneceram firmes na fé, sabiam das promessas, creram nas promessas e viram as promessas de Deus se cumprindo em suas vidas, já os que vacilaram na fé e obediência, foram rejeitados e morreram aquém do que poderiam viver, embora soubessem do que poderiam ser e ter.

            Não brinque com Deus, não brinque com o diabo, não brinque com o pecado, não brinque com sua vida e nem com a vida dos outros. Leve a sério as promessas que Deus fez a você, mas também honre as que você fez a Ele.

  • “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.” (2Co 1:20 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.