19 de nov. de 2022

Josué 11. Tema: Lutar, conquistar e desfrutar.

  •  “Como ordenara o SENHOR a Moisés, seu servo, assim Moisés ordenou a Josué; e assim Josué o fez; nem uma só palavra deixou de cumprir de tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés.” (Js 11:15 RA)
  •   “Por muito tempo, Josué fez guerra contra todos estes reis.” (Js 11:18 RA)
  •   “Assim, tomou Josué toda esta terra, segundo tudo o que o SENHOR tinha dito a Moisés; e Josué a deu em herança aos filhos de Israel, conforme as suas divisões e tribos; e a terra repousou da guerra.” (Js 11:23 RA)

 

          Existem épocas que a vida não está nada fácil. Guerras de um lado, guerras do outro, cansaço, desgastes, perdas, dores. Mas, vale ressaltar que após estes dias difíceis de lutas, virão tempos de tomar posse dos despojos e descansar, já que lutas antecedem as vitórias, o cansaço antecede descanso, os investimentos antecedem os lucros.

          Precisamos lembrar que períodos de guerra são desgastantes, mas, sem eles, não existiriam períodos de paz, refrigério e alívio. Primeiro vem as doenças, depois as curas. Antes vem a escassez, depois o suprimento. A morte antecede a ressurreição. A disciplina precede a maturidade e assim por diante.

          Josué liderou o povo durante vários períodos de guerra, mas Deus em Sua bondade, providenciou períodos de alívio, proporcionando descanso, recuperação das forças e usufruto das conquistas.

          Qual é o tempo que você está vivendo agora? De guerra ou de paz? Se é de guerra, não esmoreça, siga em frente, lute, batalhe, pague o preço, pois estes momentos difíceis são prenúncios de tempos maravilhosos que estão chegando. Mas se é de paz, devido as conquistas que já desfrutou, procure aproveitar e saborear a  graça de Deus que está sobre sua vida.

          Saiba discernir o tempo de Deus em sua vida e procure vivê-lo com maturidade e fé, já  que a tempestade anuncia a bonança. Pois, assim procedeu Jesus, que focou no que vinha depois da cruz, por isso é herdeiro de todas as coisas:

  •     Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2  olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. 3  Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.” (Hb 12:1-3 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.