26 de nov. de 2022

Josué 19. Tema: Quando é demais e quando é de menos.

“A herança dos filhos de Simeão se tirou de entre a porção dos filhos de Judá, pois a herança destes era demasiadamente grande para eles, pelo que os filhos de Simeão tiveram a sua herança no meio deles.” (Js 19:9 RA)

 

           Precisamos ter discernimento e responsabilidade quanto aquilo que chega em nossas mãos. Acsa pediu a Calebe fontes superiores e inferiores para regar suas terras, pois as águas eram de menos (Js 15:19, Jz 1:15). Judá precisou repartir suas terras com Simeão, porque eram demais para dar conta.

          Saiba pedir, buscar, lutar para ter mais quando o atual é insuficiente, mas também, saiba repartir o que tem quando o que tem for mais do que suficiente. Assim, agirá com sabedoria!!

          Ao lermos sobre a grande pesca, vemos que os discípulos entenderam o princípio do compartilhamento e foram solícitos e generosos em relação aos demais pescadores que não tinham sido bem-sucedidos em seus trabalhos, da mesma forma Paulo orienta os coríntios a procederem de maneira solidária. Aprendamos a fazer o mesmo, sabendo quando é necessário mais e quando é possível menos. 

  •  “ Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; 2  e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. 3  Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões. 4  Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. 5  Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. 6  Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. 7  Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique.” (Lc 5:1-7 RA)
  • Porque não é para que os outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade, 14  suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade, 15  como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta.” (2Co 8:13-15 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.