8 de abr. de 2022

João 3. Tema: Inteligência não é suficiente.

 “Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?” (Jo 3:10 RA)

             A inteligência, o conhecimento, a formação intelectual  e  as experiências de vida, não são suficientes para que entendamos as realidades do mundo espiritual, posto que são sobrenaturais e requerem fé e  discernimento espiritual gerados pelo Espírito Santo.

            Nicodemos, embora fosse um religioso experiente e com boa formação teológica, não tinha o discernimento, a percepção e o entendimento de um tema primário, o novo nascimento. Isto deixa claro que só as pessoas nascidas de novo e com as faculdades espirituais exercitadas podem discernir o mundo sobrenatural, o que nele acontece e seus impactos.

              Assim sendo, não force as pessoas que não nasceram de novo a entenderem o sobrenatural divino, pois são incapazes. Ore e peça a Deus para que libere a “graça preveniente” para que ao ter contato com o mundo espiritual tais pessoas recebam a capacidade vinda de Deus para compreendê-lo e tomar as decisões certas e adequadas.

  • “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.” (1Co 2:14-15 RA)
  • “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” (Hb 5:14 RA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.