4 de abr. de 2022

1 Coríntios 14. Tema: Não fale ao ar.

         A comunicação é um ponto de estresse em muitos relacionamentos, pois nem sempre acontece de maneira eficaz, já que comunicar é tornar comum, isto é passar ou receber o que precisa ser compartilhado.

           Para que as tensões diminuam e os resultados positivos aconteçam é fundamental que o que fala saiba o que fala, a quem fala e principalmente COMO fala, pois de nada adianta o uso de palavras, expressões e tons  que  o outro não conheça ou não entenda, mas também é fundamental que aquele que ouve também certifique-se que entendeu corretamente.

           Paulo usa o toque da corneta para o exército como exemplo a ser seguido na comunicação, afinal existem muitos tipos de toques, cada um deles com objetivos específicos como acordar, silêncio, agrupar, recuar, atacar, etc.

Os irmãos de corinto embora fossem dedicados, esforçados, carismáticos, não estavam sabendo comunicar o que Deus queria que fosse comunicado, por isso, precisam melhorar urgentemente pois a vida comunitária estava sendo prejudicada. 

Como vai sua comunicação em casa, na igreja, no trabalho, no convívio social? Será que você fala de maneira compreensível? Será que você tem entendido o que lhe dizem?

Para saber se está sendo eficaz na comunicação basta observar os resultados, eles sim, falarão por si só.

Esteja atento a este princípio e aplique-o a todas as esferas da vida, pois como dizia um apresentador de televisão, “ Quem não se comunica se trumbica” (Chacrinha).

  • “Pois também se a trombeta der som incerto, quem se preparará para a batalha? Assim, vós, se, com a língua, não disserdes palavra compreensível, como se entenderá o que dizeis? Porque estareis como se falásseis ao ar.” (1Co 14:8-9 RA)

       


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.