28 de abr. de 2022

Apocalipse 3. Tema: individualidade e coletividade.

 “Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.” (Ap 3:1 RA)

“Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas. 5  O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Ap 3:4-5 RA)

        Deus nos conhece e nos trata como indivíduos que fazem parte de uma coletividade. Somos membros do corpo, pedras do templo, integrantes do povo. Isto significa que em alguns aspectos seremos abordados como indivíduos e em outros como parte de uma coletividade, pois exercemos e sofremos influências mútuas. Assim sendo, faz-se necessário percebermos como agir e reagir em ambas as posições, para que não nos isolemos, mas também não sejamos massa de manobra.

        Os pastores das igrejas da Ásia foram abordados por Jesus de maneira direta e individual, mas também receberam orientações a respeito das comunidades que pastoreavam.

        Ouça aquilo que  o Espírito Santo tem lhe falado individualmente, mas também como membro de uma coletividade, pois estas duas percepções lhe ajudarão a melhorar como um todo e contribuir para o crescimento geral.



           

           

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.