13 de jan. de 2022

Efésios 3. Tema: O maior projeto de inclusão da história.

  •  “a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;” (Ef 3:6 RA)
  •  “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.” (Gl 3:26-29 RA)
  •  “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.” (Cl 3:8-11 RA)

              Em nossos dias muitos são os que falam de inclusão social, tolerância, acolhimento, aceitação, como se estes temas fossem inovadores e a sociedade pós-moderna estivesse percebendo algo que nunca tinha sido visto, contudo, ignoram tais pessoas que nunca houve, nem haverá um projeto de inclusão social maior do que a Igreja de Jesus Cristo, pois pra Deus não há pobre nem rico, homem ou mulher, judeu ou não judeu, branco ou negro, anônimo ou famoso. Em Cristo, todos são um.

              Um povo, um corpo, um rebanho, uma família, uma noiva, um edifício, um templo, uma nação, um sacerdócio, um Deus, um Senhor, uma salvação, um Reino. Deus não tem dois povos!! Jesus não tem duas noivas!! Não existem duas famílias de Deus!! Graças a Deus, em Jesus Cristo, não há judeu nem grego, homem ou mulher, empregado ou patrão, rico ou pobre, etc. Em Cristo, todos são herdeiros de uma só promessa !!! Aleluia!!

               A igreja foi, é e será feita de pessoas diferentes e iguais ao mesmo tempo. Por isso, podemos cantar juntos, comer juntos, congregar juntos, crer juntos e conviver juntos. Na certeza que um dia moraremos juntos.

               Quando alguém falar de inclusão social, cite o caso da Igreja de Jesus como maior exemplo da humanidade. Não tenha medo.

               Quanto aos críticos, até eles podem fazer parte da Igreja. Basta vermos exemplos como o de Paulo, que de perseguidor se tornou apóstolo, escritor, mestre, irmão, etc.

                É claro que com tanta diversidade enfrentaremos dificuldades e diferenças na Igreja, mas para lidar com isso, o Senhor providenciou a Bíblia como única regra de fé e prática, o fruto do Espírito Santo, o amor, os cristãos mais maduros, a Santa Ceia, o perdão, a fé, a graça, etc.

                Lembrando que inclusão no projeto de Deus, não significa negociação de valores, propósitos, princípios, posturas. O Rei e o Reino já existem, isto significa que precisamos nos encaixar e não o contrário. Inclusão de pessoas não significa exclusão de princípios. Em Cristo todos podemos nos encaixar desde que queiramos mudar, nos adequar, afinal o que nos separa de nós mesmos, do próximo e principalmente de Deus é o pecado e dele precisamos abrir mão.

                Em Jesus, você e eu fomos incluídos no projeto eterno de Deus. Leve esta mensagem a todos que se sentem excluídos e convide-os a fazer parte do MAIOR PROJETO DE INCLUSÃO DA HISTÓRIA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.