25 de jan. de 2022

2 Coríntios 3. Tema: Santificação progressiva e permanente.

            O maior desejo de todo cristão verdadeiro deve ser parecer com Cristo. Ter características, percepções e posturas semelhantes às do Mestre. Visto que,  “... assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.” (1Co 15:49 RA)

            Contudo temos lutas constantes que procuram inviabilizar este sonho. Algumas destas lutas são internas, devido a nossa natureza pecaminosa, outras externas geradas pelo mundo e por satanás. Mas, graças a Deus temos grandes aliados como o Espírito Santo, nossa nova natureza, o ensino da Palavra, a Igreja e a fé que nos leva a confiar no Senhor como Aquele que promete e cumpre suas palavras.

           No entanto, precisamos lembrar que embora a salvação seja instantânea e aconteça de uma só vez através do Novo Nascimento (Jo 3),  a santificação é processual, isto é dia-a-dia, hora-a-hora, minuto -a- minuto.

           Assim como precisamos tomar a decisão certa a respeito da nossa salvação pela fé em Cristo, precisamos tomar decisões  certas sobre nossa santificação em Cristo, tendo a certeza que assim como fomos salvos pela graça, estamos sendo santificados também pela graça, e aos poucos estamos nos tornando semelhantes  a Jesus, se assim o desejarmos.

            Enquanto a glória do rosto de Moisés desvanecia, a nossa se amplia, pois somos de uma Aliança superior. “E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que se desvanecia.” (2Co 3:13 RA)... “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2Co 3:18 RA)

  •  “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2Co 3:18 RA)
  •  “O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre.” (Lc 6:40 RA)
  •  “O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. (Mt 10:24-25 a)
  • “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” (1Jo 2:6 RA)
  •  “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,” (Fp 2:5 RA)
  •  “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.” (Gl 6:17 RA)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.