22 de jan. de 2022

2 Coríntios 1. Tema: Discipulado sim, domínio, não!

“não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vossa alegria; porquanto, pela fé, já estais firmados.” (2Co 1:24 RA)

         O discipulado é uma das colunas do cristianismo bíblico. Jesus dedicou boa parte do seu ministério para ensinar seus discípulos (alunos). Após sua ressurreição, deixou bem claro que a Igreja deveria proceder de forma semelhante, fazendo discípulos em todas as nações, ensinando-os a guardar tudo que Jesus havia ensinado. “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mt 28:19-20 RA)

         Infelizmente, devido a natureza pecaminosa, alguns cristãos se acham no direito de querer dominar outros, mas também existem aqueles que querem ser dominados, privando-se do direito de ir e vir, direito de escolha, direito de amizades e da responsabilidade pelas próprias escolhas. Este não é o modelo bíblico!!

          Paulo deixou bem claro para os coríntios que era um cooperador da fé deles e não um dominador. O discipulado deve acontecer visando a autonomia do indivíduo e não a dependência. Observe: “não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vossa alegria; porquanto, pela fé, já estais firmados.” (2Co 1:24 RA)

         Não fomos chamados para ser marionetes e nem tratar outros cristãos como marionetes. Devemos ensinar nossos irmãos na fé os princípios que os levem a saber  tomar decisões corretas e não ficarem dependentes dos seus discipuladores.

         É claro que sempre precisaremos dar e receber conselhos, exortações, advertências, etc.,  mas nunca anulando as pessoas e privando-as de escolher entre o certo e o errado, afinal o livre arbítrio foi concedido por Deus desde o Éden e este direito deve ser preservado pela Igreja.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.