9 de dez. de 2021

Colossenses 2. Tema: Cristo é suficiente!!

         Durante a história do cristianismo muitas foram as tentativas do inimigo em relação a deturpação do Evangelho, atacando primordialmente a pessoa de Jesus, sua obra e impactos. Sabendo satanás que não pode anular o Evangelho, pois é o poder de Deus,  procura contaminá-lo com vãs sutilizas que aparentam espiritualidade, mas não passam de engano. Esta estratégia infelizmente tem alcançado aqueles que são soberbos espiritualmente e/ou inocentes teologicamente, pois são capturados pelas aparentes “revelações” que sugerem aos seus adeptos o feito de se tornarem crentes diferenciados.

         Os mestres do mal mais perigosos não são os ateus e nem os antideus, mas aqueles que dissimuladamente misturaram ao Evangelho ingredientes de outras expressões de fé, gerando um sincretismo, um misticismo, uma “complementação” na obra de Cristo.

          A igreja cristã em Colossos, fundada por Epafras e supervisionada por Paulo,  enfrentou de perto, e de dentro, tais problemas, pois os mestres do engano, os discípulos de satanás, investiram pesado em busca de “acrescentar” algo ao puro e simples Evangelho de Jesus, gerando a ideia de que era necessário seguir a Jesus e mais também cumprir alguns rituais e aderir a determinadas crenças.

          Paulo, como guerreiro fervoroso da fé cristã, interpõe-se a estes enganos e deixa bem claro que precisamos nos manter em Cristo, pois  fez a obra completa. Logo não há necessidade de acréscimos nem atualizações do Evangelho, como alguns propunham e propõem.

          Esteja atento a tudo que lhe afasta da simplicidade de Cristo. Lembre-se que “novas revelações” não passam de antigas heresias travestidas de modernidade. A roupa muda, mas o manequim é o mesmo.

Na cruz tudo foi resolvido. Jesus é suficiente. Andar com Ele e como Ele  dispensa quaisquer engenhosas invenções terrenas ou satânicas. Por isso, não se deixe envolver por rituais, simpatias, sacrifícios, conhecimentos, novidades, como se fossem importantes para manter e desenvolver sua salvação.

          Jesus Cristo é suficiente, por isso, assim como você O recebeu ande Nele.

  • “Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face; para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos. Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes. Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo. Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade. Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” (Cl 2:1-15 RA)

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.