26 de dez. de 2021

1 Pedro 1. Tema: Predestinados para sermos santos.

           O tema predestinação tem sido alvo de debates nos círculos cristãos a séculos. Predestinar falar de destino prévio, isto é propósito. As duas maiores tensões sobre o tema envolvem a amplitude da predestinação e quando ela aconteceu.

           Nós Arminianos, cremos que Deus predestinou todos os seres humanos em Cristo para serem salvos, por isso cremos que a expiação de Cristo tem efeitos ilimitados, isto  é, foi por todos os homens. Desta feita, podemos pregar o Evangelho para todas as pessoas, crendo que todos podem ser salvos e não apenas um grupo seleto. Contudo, o objetivo desta meditação não é falar sobre quem pode ser salvo, mas, pra que somos salvos.

           Desde muito tempo percebi que os que debatem sobre predestinação (propósito) focam em quem pode ser salvo, tema este que está fora do nosso controle, ao invés de focarem  no “para que somos salvos”.

           Pedro, assim como Paulo, focam mais no propósito do que boa parte  dos teólogos e pregadores durante a história. Os apóstolos, inspirados pelo Espírito Santo, enfatizam muitas vezes que,  em Cristo, se temos Cristo, se somos de Cristo,  fomos e somos predestinados para uma vida santa, pura, semelhante a do nosso Redentor.

           Particularmente creio que se gastássemos menos tempo debatendo quem pode ser salvo e focássemos em “para que somos salvos”, viveríamos de maneira mais temente e compatível com o Evangelho de Jesus. Digo isto por ter visto e ouvido afirmações e debates sobre predestinação por parte de pessoas que vivem de maneira pecaminosa e envergonhadora do Evangelho de nosso Senhor Jesus. Pessoas que se dizem salvas, mas vivem, ou voltaram a viver, de maneira ímpia, mundana, inadequada, imprópria, para alguém que se diz resgatado, regenerado, transformado e purificado pelo sangue de Jesus.

           Muitas são as pessoas que se dizem salvas, separadas, eleitas, predestinadas (Arminianas ou Calvinistas) vivendo dissolutamente, isto é, falam de predestinação, mas não vivem a predestinação, antes se escondem em debates infindáveis e capazes apenas de perturbar as pessoas, deixando a parte o propósito de santidade e honra que devem ter todos os que se dizem de Cristo.                

           Lembre-se: Em Cristo, você foi predestinado, isto é, direcionado para uma vida santa, incorruptível, quebrantada, honrada, glorificadora do nome de Deus, capaz de gerar testemunho a respeito do seu Deus que é santo e da vida de santidade que podemos ter ao sermos resgatados por Ele. Você foi, é e será salvo para ser santo, isto é, semelhante a Jesus.

  •   “ Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 15  E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (2Co 5:14-15 RA)
  • “ Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, 9  que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,” (2Tm 1:8-9 RA)
  •   Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26  para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27  para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” (Ef 5:25-27 RA)
  •  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.” (Cl 3:12 RA)
  •  “assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor” (Ef 1:4 RA)
  •   E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, 22  agora “Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos;” (Ef 5:3 RA)
  •  , porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, 23  se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.” (Cl 1:21-23 RA)
  •  “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.” (1Pe 1:2 RA)
  •  “Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,” (1Pe 1:17 RA)
  •  “ Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15  pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16  porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1Pe 1:14-16 RA)

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.