15 de nov. de 2021

Zacarias 10. Tema: Deixando o engano por seguir o bom pastor.

  •  “ Pedi ao SENHOR chuva no tempo das chuvas serôdias, ao SENHOR, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro e a cada um, erva no campo. Porque os ídolos do lar falam coisas vãs, e os adivinhos veem mentiras, contam sonhos enganadores e oferecem consolações vazias; por isso, anda o povo como ovelhas, aflito, porque não há pastor. Contra os pastores se acendeu a minha ira, e castigarei os bodes-guias; mas o SENHOR dos Exércitos tomará a seu cuidado o rebanho, a casa de Judá, e fará desta o seu cavalo de glória na batalha. De Judá sairá a pedra angular; dele, a estaca da tenda; dele, o arco de guerra; dele sairão todos os chefes juntos.” (Zc 10:1-4 RA)

        A história revela que por vezes o povo de Deus agiu com rebeldia, escolhendo deuses falsos e líderes enganadores. Como consequência destas opções indevidas,  vinham o engano e o castigo, pois “ os ídolos do lar falam coisas vãs, e os adivinhos veem mentiras, contam sonhos enganadores e oferecem consolações vazias; por isso, anda o povo como ovelhas, aflito, porque não há pastor” (Zc 10: 2,3 a). Estes líderes do engano eram pastores malignos , bodes guias, contra os quais Deus acendeu Sua ira e os castigaria (Zc 10:3).

          Mas o Senhor em sua bondade e misericórdia prometeu que tomaria o cuidado do Seu povo, que é Seu rebanho. Levantaria de Judá Aquele que seria a “Pedra Angular”, a “Estaca da Tenda”, o “Arco de Guerra” e Dele sairiam os demais líderes do povo de Deus.

          Quando lemos as escrituras descobrimos que este líder prometido por Deus é nosso Senhor Jesus: “  Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos?  Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele; e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele. Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.” (Ap 5:2-5 RA)

          Nosso Senhor Jesus, o bom pastor, nos liberta dos ídolos que falam coisas vãs, dos adivinhos que ensinam mentiras e sonhos enganadores, oferecem consolações falsas, geram aflições, pois não agem como deveriam agir os pastores e sim como bodes guias.

          Seja uma ovelha Daquele que  é o bom pastor, siga as orientações por Ele trazidas e será conduzido aos pastos verdejantes e às águas de descanso: “ As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.” (Jo 10:27-28 RA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.