1 de nov. de 2021

Oseias 9. Tema: Expulsos por Deus.

 “Toda a sua malícia se acha em Gilgal, porque ali passei a aborrecê-los; por causa da maldade das suas obras, os lançarei fora de minha casa; já não os amarei; todos os seus príncipes são rebeldes.” (Os 9:15 RA)

               É comum ouvirmos falar da ovelha perdida e do filho pródigo, pois estes personagens são citados por Jesus em duas parábolas. A ovelha perdida o pastor deve buscar, o filho rebelde o pai deve deixá-lo voltar com os próprios pés.

             O profeta Oseias nos apresenta um situação diferente que acontece quando Deus expulsa, bota pra fora, exclui do Seu povo, tira da Igreja,  aqueles que optam por ter uma vida em pecado.

              O salmo primeiro nos fala de pessoas que por optarem pelo pecado não conseguem congregar junto aos tementes a Deus,  Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.” (Sl 1:4-6 RA). Mas o caso nos dias de Oseias era diferente, pois não eram as pessoas que se perderam no caminho, não foram os filhos que foram embora por rebeldia, mas o próprio Deus expulsando do meio do Seu povo aqueles que querem viver no pecado. Observe bem, estes pecadores voluntários foram expulsos pelo próprio Deus.

            Se você é uma ovelha perdida que se distanciou do rebanho, aceite o convite do pastor e volte para o aprisco. Caso seja um filho que se rebelou, perceba que besteira fez e volte para casa do Pai. Mas se você é daqueles que por optaram pela vida no pecado, depois de terem sido alcançado pela graça de Deus, arrenda-se, humilhe-se e peça perdão a Deus pois pode ser que ainda dê tempo para ser perdoado.

  •  “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.” (Ap 2:5 RA)
  •  “ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança.” (Lm 3:29 RA)

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.