28 de nov. de 2021

Tito 1. Tema: Amigos do bem.

  •   Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; 8  antes, hospitaleiro, AMIGO DO BEM, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, 9  apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.” (Tt 1:7-9 RA)

          Nossas amizades dizem muito a nosso respeito, afinal é natural nos identificarmos com semelhantes. A Bíblia nos traz vários alertas quanto ao risco que corremos a partir das nossas amizades, por isso devemos ser criteriosos:  

  • “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” (Pv 13:20 RA)
  • “O homem violento alicia o seu companheiro e guia-o por um caminho que não é bom.” (Pv 16:29 RA)
  • “O que guarda a lei é filho prudente, mas o companheiro de libertinos envergonha a seu pai.” (Pv 28:7 RA)
  • “Infiéis, {Infiéis; no original, adúlteras, isto é, os que são desleais para com Deus } não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tg 4:4 RA)

            Paulo, ao apresentar os critérios de um pastor ressalta a necessidade deste ser amigo do bem como uma das características necessárias para a ocupação do  cargo e desempenhar bem sua função. Se ser amigo do bem é fundamental para um líder, também o é para os liderados.

            Você é “AMIGO DO BEM”? 

            Se não, é hora de rever suas amizades, pois elas podem te promover ou te arruinar, te fazer crescer ou decrescer, seguir a Deus ou abandoná-Lo. Afinal todos nós exercemos e recebemos influência.

            Confesso que não entendo cristãos de dizem não conseguir ter amizades dentro da igreja que congregam e nem do círculo cristão, mas conseguem ser amigos de pessoas que são de fora do círculo da fé e se sentem bem. Creio que nestes casos existe algo mais profundo a ser analisado, pois como sou do bem e não me dou bem com quem é do bem? Como sou de Deus e não consigo ter vínculos com quem é de Deus?

            Seja AMIGO do bem  e daqueles que são do bem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.