29 de nov. de 2021

Tito 3. Tema: É melhor evitar.

          Existem situações que podemos evitar, desgastes que podemos não oportunizar, questões que podemos não alimentar.

           Posturas de precaução, até podem ser mal interpretadas por algumas pessoas, mas os sábios aplaudirão, pois “O sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se e dá-se por seguro.” (Pv 14:16 RA). “Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas.” (Pv 17:14 RA)

           Ao observamos muitas das orientações divinas, percebemos que o Senhor procura nos ensinar a não entrar em problemas, pois com certeza é mais “barato” não entrar , do que sair.

           Faça uma  retrospectiva e perceberá que alguns constrangimentos que teve ou causou, poderiam não ter existido se houvesse um pouco mais de discernimento, conhecimento, sabedoria, maturidade, humildade e fé..

           Escrevendo a Tito, Paulo orienta que os cristãos “não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens.” (Tt 3:2 RA). Ao próprio pastor Tito ele disse: “ Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis. Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez,” (Tt 3:9-10 RA)

           Seguindo  os muitos  conselhos, mandamentos e orientações, seremos mais precavidos e teremos uma vida melhor, causaremos e geraremos  menos sofrimentos. Por isso, aprenda evitar, “pois prevenir é melhor, mais barato e menos doloroso do que remediar.” Um bom exemplo sobre este tema é o decálogo, pois boa parte dos DEZ Mandamentos nos dizem o que não fazer, pois se fizermos sofreremos e geraremos sofrimentos:

  •  1 Então, falou Deus todas estas palavras: 2  Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3  Não terás outros deuses diante de mim. 4  Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5  Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6  e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7  Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 8  Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. 9  Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. 10  Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; 11  porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. 12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. 13  Não matarás. 14  Não adulterarás. 15  Não furtarás. 16  Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 17  Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.” (Êx 20:1-17 RA)

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.