31 de dez. de 2021

1 João 2. Tema: Últimos minutos da última hora

 “Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora.” (1Jo 2:18 RA)

            O teor apocalíptico sempre esteve presente na Bíblia. Nele, o Senhor nos alerta a respeito do que está para acontecer, mas também, de como devemos nos comportar. Com isto, o Espírito Santo não quer gerar pânico em nós e sim segurança, visto que não seremos pegos de surpresa.

            João, que também recebeu as revelações do livro do Apocalipse, nos alerta sobre estarmos vivendo na última hora dos últimos dias. Assim sendo, nosso senso de alerta deve ser ampliado, a adrenalina deve estar no sangue, até mesmo porque quanto mais passa o tempo, mais aumenta o sono comprometendo nossa vigília.

            Esteja atento e atenda aos alertas de Deus pois CADA DIA A MAIS É UM DIA A MENOS, CADA HORA A MAIS É UMA HORA A MENOS, CADA MINUTO A MAIS É UM MINUTO A MENOS, para nossa redenção seja completa, pois se estivermos vivos seremos arrebatados e estaremos com o Senhor nos ares, juntamente com nossos irmãos que terão ressuscitado.

            Um dos sinais destacados por João é a manifestação do espírito do anticristo que caminha e por vezes corre entre os homens espalhando ensinamentos que se opõem ao Senhor Jesus e as verdades por Ele estabelecidas. O espírito do erro que tem invadido o mundo, igrejas, famílias e pessoas, inclusive líderes, procurando ampliar a porta e alargar o caminho e que por isso tem seduzido a muitos que querem ser amigos de Deus e do mundo. Fique atento pois ESTAMOS NA ÚLTIMA HORA!!!




30 de dez. de 2021

1 João 1. Tema: Testemunho gera comunhão.

          O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida 2  (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), 3  o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4  Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa.” (1Jo 1:1-4 RA)

            Testemunhar é compartilhar, dividir, repartir, nossa vida com aqueles que nos rodeiam. Quando testemunhamos damos a nós mesmos e aos outros a oportunidade de vivenciar um pouco das emoções e sensações que estamos desfrutando e assim temos como chorar e sorrir uns com os outros.

            Quando testemunhamos geramos  comunhão, empatia, envolvimento, compromisso e ajuda mútua, quer seja em oração, ações ou reações. Por um bom tempo, quando pensava em testemunhar sempre tinha em mente  oportunizar salvação para as pessoas de fora da Igreja, mas o apóstolo João nos mostra que o testemunho gera integração na comunidade que pertencemos e passamos a fazer parte da vida das pessoas e elas das nossas (o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco 1 Jo 1:3 ).

              Nosso testemunho gera ações de graças, alegrias, oração, misericórdia, compaixão, cooperação, pertencimento, pois os irmãos tomam conhecimento de quem somos e do que estamos vivendo, assim como, nos permite desabafar ou celebrar, o que estamos vivendo.

              As vezes nos isolamos, escondemos e até negamos o que estamos vivendo de bom e de ruim e com o passar do tempo reclamamos que os outros não nos acolhem, não nos ajudam ou não se importam conosco. Mas, como os outros se envolverão conosco e não permitimos que façam parte de nossa vida?

              Aprenda a testemunhar, pois esta prática vai a muitos ajudar, inclusive a você!!




 

28 de dez. de 2021

1 Pedro 5. Tema: Sobriedade e vigilância nos protegem.

 “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” (1Pe 5:8 RA)

          A embriaguez é uma prática desrecomendada na Palavra de Deus por muitos motivos. Ela nos faz perder o bom senso, o domínio próprio, nos expõe ao ridículo, envergonha  o Evangelho, mas também nos torna vulneráveis ao mundo sobrenatural do mal, tornando-nos presas fáceis para o diabo.

        Vale ressaltar que não apenas o álcool nos faz perder a sobriedade, mas também muitos outros tipos de drogas e determinados comportamentos e sentimentos (paixão, ódio) também, por isso devemos estar atentos.

        Pessoas embriagadas tornam-se dominadas pela criação ao invés de dominá-la (Gen 2:15), por isso, devemos nos manter sóbrios e vigilantes quanto aos ataques dissimulados e explícitos do diabo, caso contrário, teremos grandes ressacas, dores de cabeça, além dos muitos prejuízos que geraremos e colheremos.

       Cuidado com tudo que lhe tira sua sobriedade, pois embriagado se autocondenará  ao fracasso, a derrota, a vergonha e a servidão ao mal,  tornando-se motivo de zombaria perante o mundo e seu sistema, satanás e seus discípulos e perante você mesmo e a Jesus.

  • “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,” (Ef 5:18 RA)
  • “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio.” (Pv 20:1 RA)
  • “Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!” (Is 5:11 RA)
  • “A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento.” (Os 4:11 RA)

        





1 Pedro 4. Tema: Cristãos também sofrem.

  •  “Ora, tendo Cristo sofrido na carne, armai-vos também vós do mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado,” (1Pe 4:1 RA)
  •  “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo;” (1Pe 4:12 RA)
  •   “mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.” (1Pe 4:16 RA)
  •  “Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.” (1Pe 4:19 RA)

          Em dias onde as mensagens de maior popularidade nos círculos cristãos trata de alívio, prosperidade, realização pessoal, culto ao eu, etc., falar sobre sofrimento cristão soa como heresia, mas não é.

          A Palavra de Deus deixa bem claro que cristãos sofrem por serem de Cristo, parecerem com Cristo, ensinarem sobre Cristo, enfim, terem as marcas de Cristo.

          Vale ressaltar que os sofrimentos dos  cristãos devem ser por causa de levarem Cristo a sério e não por viverem longe Dele e de seus padrões.

          Não pense que o mundo e seus componentes lhe aplaudirão por ser e parecer com Jesus, pelo contrário, isto poderá  custar críticas, abandonos, zombarias, delações, traições, intimidações, linchamento moral e físico, perda de bens e em alguns casos, espancamento e morte.

          Não se iluda!!

          “Se o mundo odiou nosso Mestre, também nos odiará como discípulos”.

 Disse Jesus:

  • “ Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.  E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós. Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filho; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão. Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem. O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?” (Mt 10:16-25 RA)
  •  “Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas.” (Lc 6:26 RA)
  •  “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.  Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa.” (Mt 10:34-36 RA)
  •   Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido? Já estais fartos, já estais ricos; chegastes a reinar sem nós; sim, tomara reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco. Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens. Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós, sábios em Cristo; nós, fracos, e vós, fortes; vós, nobres, e nós, desprezíveis. Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa,   e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos.  Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar; pelo contrário, para vos admoestar como a filhos meus amados.” (1Co 4:7-14 RA)
  •  “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2Tm 3:12 RA)

 Veja porém algumas das palavras e promessas por sermos perseguidos por causa de Jesus:

  •  “ Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” (Mt 5:10-12 RA)
  •   Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;   levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal.” (2Co 4:8-11 RA)
  • Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.” (Ap 2:10-11 RA)
  • “Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.” (1Pe 4:19 RA)
  • “Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele;” (2Tm 2:11 RA)

 


 

 

27 de dez. de 2021

1 Pedro 3. Tema: Quando o silêncio fala mais alto!!

1 Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, 2  ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. 3  Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; 4  seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.” (1Pe 3:1-4 RA)

 

           O Senhor nos fez suas testemunhas e nesta condição somos desafiados a anunciar a mensagem do Evangelho e seus efeitos em nossas vidas a todos aqueles que tivermos oportunidade. Agindo assim, cumprimos o IDE e oportunizamos às pessoas serem salvas.

            Pedro orientando as mulheres cristãs casadas com homens que não tinham a mesma fé que elas, as  desafia a evangelizarem em silêncio, isto é, através dos seus comportamentos, ações e reações, onde o “homem interior” se torna manifesto.

            Sabemos que em situações rápidas o uso das palavras é fundamental para a propagação do Evangelho, mas em situações onde temos mais tempo o silêncio acompanhado de bons exemplos fundamentados no Evangelho falam mais alto e as palavras devem ser usadas conforme as reais necessidades e oportunidades.

            Peça a Deus sabedoria e discernimento para escolher a melhor estratégia para cada realidade que você enfrenta e o Senhor lhe guiará como testemunha viva do Senhor.



1 Pedro 2. Tema: Não se defenda!!!

           O instinto de sobrevivência é natural a todos os seres humanos. Movidos por ele, somos capazes de comportamentos incríveis. Contudo, como cristãos somos desafiados a agir de maneira diferenciada também quanto a este tema.

           Pedro nos apresenta a maneira que Jesus reagia e nos desafia a nos assemelharmos a Ele, “pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente,” (1Pe 2:23 ).“Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.” (Is 53:7 )

            Agir assim parece um absurdo, mas não é! Entregar-se a Deus é confiar na justiça perfeita, plena, que não falha, pois Ele é o reto juiz: “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” (2Tm 4:8 )

Além de confiarmos na defesa de Deus, a Palavra de Deus nos orienta a tratar bem aqueles que nos tratam mal, “  Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.” (Rm 12:17-20 ).

           Seguindo estas orientações nos assemelharemos a Jesus e o Senhor fará justiça, pois Nele confiamos. “Porque o SENHOR é o nosso juiz, o SENHOR é o nosso legislador, o SENHOR é o nosso Rei; ele nos salvará.” (Is 33:22 )



26 de dez. de 2021

1 Pedro 1. Tema: Predestinados para sermos santos.

           O tema predestinação tem sido alvo de debates nos círculos cristãos a séculos. Predestinar falar de destino prévio, isto é propósito. As duas maiores tensões sobre o tema envolvem a amplitude da predestinação e quando ela aconteceu.

           Nós Arminianos, cremos que Deus predestinou todos os seres humanos em Cristo para serem salvos, por isso cremos que a expiação de Cristo tem efeitos ilimitados, isto  é, foi por todos os homens. Desta feita, podemos pregar o Evangelho para todas as pessoas, crendo que todos podem ser salvos e não apenas um grupo seleto. Contudo, o objetivo desta meditação não é falar sobre quem pode ser salvo, mas, pra que somos salvos.

           Desde muito tempo percebi que os que debatem sobre predestinação (propósito) focam em quem pode ser salvo, tema este que está fora do nosso controle, ao invés de focarem  no “para que somos salvos”.

           Pedro, assim como Paulo, focam mais no propósito do que boa parte  dos teólogos e pregadores durante a história. Os apóstolos, inspirados pelo Espírito Santo, enfatizam muitas vezes que,  em Cristo, se temos Cristo, se somos de Cristo,  fomos e somos predestinados para uma vida santa, pura, semelhante a do nosso Redentor.

           Particularmente creio que se gastássemos menos tempo debatendo quem pode ser salvo e focássemos em “para que somos salvos”, viveríamos de maneira mais temente e compatível com o Evangelho de Jesus. Digo isto por ter visto e ouvido afirmações e debates sobre predestinação por parte de pessoas que vivem de maneira pecaminosa e envergonhadora do Evangelho de nosso Senhor Jesus. Pessoas que se dizem salvas, mas vivem, ou voltaram a viver, de maneira ímpia, mundana, inadequada, imprópria, para alguém que se diz resgatado, regenerado, transformado e purificado pelo sangue de Jesus.

           Muitas são as pessoas que se dizem salvas, separadas, eleitas, predestinadas (Arminianas ou Calvinistas) vivendo dissolutamente, isto é, falam de predestinação, mas não vivem a predestinação, antes se escondem em debates infindáveis e capazes apenas de perturbar as pessoas, deixando a parte o propósito de santidade e honra que devem ter todos os que se dizem de Cristo.                

           Lembre-se: Em Cristo, você foi predestinado, isto é, direcionado para uma vida santa, incorruptível, quebrantada, honrada, glorificadora do nome de Deus, capaz de gerar testemunho a respeito do seu Deus que é santo e da vida de santidade que podemos ter ao sermos resgatados por Ele. Você foi, é e será salvo para ser santo, isto é, semelhante a Jesus.

  •   “ Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 15  E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (2Co 5:14-15 RA)
  • “ Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, 9  que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,” (2Tm 1:8-9 RA)
  •   Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26  para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27  para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” (Ef 5:25-27 RA)
  •  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.” (Cl 3:12 RA)
  •  “assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor” (Ef 1:4 RA)
  •   E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, 22  agora “Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos;” (Ef 5:3 RA)
  •  , porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, 23  se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.” (Cl 1:21-23 RA)
  •  “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.” (1Pe 1:2 RA)
  •  “Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,” (1Pe 1:17 RA)
  •  “ Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15  pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16  porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1Pe 1:14-16 RA)

 


 

25 de dez. de 2021

Tiago 5. Tema: Pecado que adoece, confissão que cura.

           Existem muitas origens para as doenças em seres humanos. Algumas são de origem fisiológicas (hereditária, biológicas, cronológicas, etc.), algumas são de origem psicológicas (mágoa, rancor, falta de perdão, etc.), mas também existem as de origem espiritual (feitiçaria e pecados).

           As doenças de origem espiritual podem ter dois nascedouros, um externo e o outro interno. A feitiçaria, bruxaria, vodu, etc. são origens externas, já o pecado, é o nascedouro de origem interna.

           Para as doenças espirituais de origem externa, a cura está em Jesus, pois ele veio destruir as obras do diabo.“... Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” (1Jo 3:8 b). Já para as doenças espirituais de origem pecaminosa,  precisamos de Jesus, mas também da ajuda dos irmãos,  para exercitarmos a confissão de pecados. “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tg 5:16 RA)

           Você está enfermo? Faça exames de qualidade e verifique a real origem de tal enfermidade. Se a origem for fisiológica os remédios, os tratamentos, as intervenções cirúrgicas resolverão. Se a origem for psicológica (emocional ou sentimental) conversas, terapias, desapegos, proporcionarão cura. Mas, se suas doenças forem de origem espiritual, só através de Jesus e do suporte dos irmãos, você será curado.

           Busque a ajuda do Espírito Santo, dos homens e da sua própria consciência para ter um diagnóstico preciso e em seguida, busque os remédios e tratamentos que realmente serão eficazes. Não tente curar doenças de origem espiritual com remédios e terapias, pois para o pecado e feitiçarias só Jesus e a confissão podem gerar cura.

           Arrependa-se, confesse seus pecados a Deus, busque ajuda de irmãos mais maduros e seja perdoado e curado, pois se sua doença for de origem espiritual de nada servirão os remédios de origem natural.

  •  “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1Jo 1:7 RA)
  •   Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo. 3  Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. 4  Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. 5  Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.” (Sl 32:2-5 RA)








24 de dez. de 2021

Tiago 4. Tema: Aprenda a depender de Deus.

           Antes de termos Jesus como nosso Senhor, éramos os “governantes” da nossa vida, ou pelo menos achávamos que éramos. Agora, como cristãos, precisamos entender e aprender a depender de Deus em todos os aspectos e por toda nossa existência. Afinal reconhecemos nossas fragilidades, limitações e pequenez, ao mesmo tempo que reconhecemos a soberania de Deus.

Assim sendo, precisamos aprender a pensar, falar e agir como homem e mulher de Deus e um dos principais aprendizados é a total dependência do Senhor.

           Por isso, devemos ter cuidado com o que planejamos e afirmamos, pois agora sabemos que tudo acontecerá não porque quero, estabeleço, determino, penso, decreto,  ou  planejo, etc., mas tudo acontecerá se Deus quiser.

           Peça a Deus para pensar, falar e agir como uma pessoa humildade e quebrantada perante Ele  e os homens, pois agindo assim glorificará a Deus, edificará as pessoas, evangelizará a muito, mas também irritará ao diabo e seus seguires, pois terão diante de seus olhos alguém que tem prazer em reconhecer o senhorio de Cristo.

  • “ Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. 14  Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. 15  Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” (Tg 4:13-15 RA)

 


 

23 de dez. de 2021

Tiago 3. Tema: Leme, fagulha, destino.

            Ao orientar os irmãos a respeito do uso da língua, Tiago usa algumas metáforas com o objetivo de ser mais facilmente compreendido e as figuras escolhidas são o leme e a chama. O leme direciona e a chama causa incêndios.

            Conscientes destas possibilidades, faz-se necessário termos o devido cuidado para que não venhamos tomar rumos inadequados e causar naufrágios pessoais ou de outrem, ou ainda gerarmos grandes prejuízos incendiando vidas, relacionamentos, projetos, etc.

            Faça um autoexame e perceba como tem usado sua língua. Caso a mesma venha lhe conduzindo aos “arrecifes” da vida, ou provocando “queimadas” e até “incêndios florestais”, busque a ajuda do Espírito Santo para ter domínio próprio, mesmo nos momentos mais difíceis.

             Por outro lado, esteja atendo para não ser envolvido ou vitimado por pessoas que fazem mal uso das palavras lhe induzindo ao pecado, ao erro, as falhas, aos sentimentos e ressentimentos desaprovados por Deus, pois  o fim trágico pode ser o seu.

  •  “Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro.” (Tg 3:4 RA)
  •  “Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!” (Tg 3:5 RA)



22 de dez. de 2021

Tiago 2. Tema: Julgados pela lei da liberdade.

            O Evangelho promete liberdade e é exatamente isto que acontece através de Jesus Cristo. Disse Jesus:  “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,” (Lc 4:18 RA). “Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” (2Co 3:17 RA)

            Em Cristo, fomos libertos:

  •  Da mentira: “ Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32  e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8:31-32 RA)
  • Do império das trevas: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,” (Cl 1:13 RA)
  • Dos nossos pecados: “  João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono   e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” (Ap 1:4-6 RA)
  • Da nossa fútil maneira de viver: Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.” (1Pe 1:17-21 RA)

           Agora, como libertos, precisamos ter alguns cuidados, pois somos responsáveis por administrar nossa  nova condição e seremos julgados pela lei da liberdade, isto é, pelo bom ou mau uso da liberdade que fomos agraciados:  “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.” (Tg 2:12 RA). 

           Por isso, não dê lugar a carne: “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.” (Gl 5:13 RA)

           Conscientes da obra que Cristo realizou em nós, precisamos preservar esta condição: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” (Gl 5:1 RA) e viver de modo digno do Evangelho: “Vivei, {Vivei; no original, portai-vos como cidadãos } acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;” (Fp 1:27 RA)

             Assim sendo, devemos ter cuidado, para que não venhamos a ser pedra de tropeço para outras pessoas: “Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos.” (1Co 8:9 RA). Tão pouco, devemos esquecer a consciência dos outros, para que não venhamos a ser pedra de tropeço: “ consciência, digo, não a tua propriamente, mas a do outro. Pois por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência alheia? Se eu participo com ações de graças, por que hei de ser vituperado por causa daquilo por que dou graças?  Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1Co 10:29-31 RA)



21 de dez. de 2021

Tiago 1. Tema: Não pare antes de chegar ao fim.

          Perseverar é concluir, chegar ao fim, atingir o propósito, realizar, concretizar, vencer.

          Não basta termos grandes projetos, iniciarmos grandes execuções, desprendermos grandes esforços, fazermos enormes investimentos, sem que cheguemos a uma conclusão exitosa.

          O mundo está cheio de pessoas bem intencionadas, esforçadas, visionárias, que são fracassadas, e um dos motivos de tamanhos resultados negativos é a falta de perseverança.

          De que adianta começar e não terminar? Ouso dizer que começar e não terminar é pior do que não começar, pois quem não termina o que inicia perde o que tem e nunca alcança o que não tem.

          Você é daqueles que não chega ao fim? É daqueles que para no meio do caminho por uma distração, pressão, inquietação, movimentação?

          Não basta começar bem, é fundamental continuar bem e é determinante terminar bem. A perseverança tem que ser completa, caso contrário desperdiçaremos recursos materiais e imateriais e acumularemos derrotas.

          Por isso, calcule antes de começar e ao começar não desista até terminar, caso contrário acumulará derrotas.

          Observe ao seu redor e perceberá que são inúmeros os casos de pessoas que começaram a vida com Deus, uma faculdade, um empreendimento, um relacionamento e desistiram. Estas pessoas compõem o time dos verdadeiros derrotados. Desperdiçaram tempo, dinheiro, energia, etc., jogando o que tinham de água a baixo.

          Você quer fazer parte dos que acumulam derrotas? Se não, aprenda a perseverar até o fim.

Atenção: Não confunda perseverança com OBSTINAÇÃO, pois esta é uma teimosia em fazer o errado. Os obstinados terminarão mal.

  •  “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.” (Hb 10:36 RA)
  •  “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2  olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” (Hb 12:1-2 RA)
  •  “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” (Tg 1:4 RA)
  •  “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” (Tg 1:12 RA)
  •  “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” (Tg 1:25 RA)
  •  “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mt 24:13 RA)
  •  “É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.” (Lc 21:19 RA)


20 de dez. de 2021

1 Tessalonicenses 5. Tema: Constância tripla.

  •  16 Regozijai-vos sempre. 17  Orai sem cessar. 18  Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1Ts 5:16-18 RA)

           Existem práticas que devem ser contínuas em nossa vida cristã, dentre elas, três são destacadas por Paulo em sua carta aos Tessalonicenses, as quais são: A alegria, a oração e a gratidão.

           A alegria nos torna mais bonitos, posto que:  “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.” (Pv 15:13 RA)

           A oração nos mantém conectados a Deus e a eternidade: “20  Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, 21  guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.” (Jd 1:20-21 RA)

            A gratidão, preserva nosso coração: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Fp 4:6 RA)

            Mantenha estas práticas devocionais e com certeza estará mais perto do Senhor dos céus e o céu mais dentro de você.




19 de dez. de 2021

1 Tessalonicenses 4. Tema: Santidade sexual.

         O tema sexo é abordado com muita seriedade na Bíblia, pois envolve as três dimensões do homem (corpo, alma e espírito), assim como pode agredir a santidade de Deus, a santidade da família, a santidade da Igreja, a santidade do Evangelho e principalmente a sua santidade.

         Observe os textos sagrados e veja como Deus trata este tema com  clareza e determinação, como prova, vemos tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo Testamento, o Senhor manifestando sua ira contra pessoas, cidades, povos e até gerações, devido a impureza sexual.

         Você tem sido santo em sua sexualidade? Como está sua mente, olhos, tato, etc., em relação ao sexo?

         A impureza sexual atrai o juízo de Deus, dá brechas para satanás, atrai maldições, destrói a moral, rompe relacionamentos, condena ao inferno.

         Assim sendo, não pense que Deus ignora seus pecados sexuais! Pelo contrário, Ele os julga e julgará, por isso se vigie.

  • Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; 4  que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, 5  não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus;” (1Ts 4:3-5 RA)
  •   Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. 16  Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. 17  Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. 18  Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. 19  Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20  Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1Co 6:15-20 RA)
  •  “ Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, 10  nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.” (1Co 6:9-10 RA)
  •   Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai. 2  E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou? 3  Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja, 4  em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, 5  entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus.” (1Co 5:1-5 RA)
  • “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.” (Hb 13:4 RA)

 



 

18 de dez. de 2021

1 Tessalonicenses 3. Tema: Cuidado pastoral é proteção espiritual.

            O cuidado pastoral é uma providência de Deus para nos proteger e livrar de questões capazes de nos arruinar espiritualmente, logo, ser pastoreado deveria gerar em nós gratidão, pois como disse um pregador “ O lobo não teme as ovelhas e sim a vara e o cajado do pastor”.

            Paulo tendo conhecimento das pressões sociais, teológicas e principalmente espirituais que os tessalonicenses estavam passando, providenciou uma visita pastoral de Timóteo àquela comunidade cristã, com vistas a protegê-la das ciladas do tentador e graças a Deus Timóteo foi bem sucedido.

            Você tem aceitado o cuidado dos seus pastores (as)? Como você age e reage diante do fato de ter alguém para lhe ensinar, exortar, corrigir e disciplinar?

             Feliz é quem tem e aceita o cuidado pastoral, pois será protegido dos “lobos”, assim como poderá ser encaminhado a pastos verdejantes e águas de descanso, para assim, ter sua alma refrigerada.

             Valorize o cuidado pastoral. Agradeça a Deus por ter alguém que se preocupe e cuide de você, pois esta realidade faz parte da providência e proteção divina.

                “e enviamos nosso irmão Timóteo, ministro de Deus no evangelho de Cristo, para, em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exortar-vos,” (1Ts 3:2 RA)

  •  “Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se torna
    sse inútil o nosso labor.” (1Ts 3:5 RA)