31 de out. de 2020

Hebreus 1. Tema: A supremacia de Cristo.

                     A carta aos Hebreus é rica teologicamente e nos ajuda a perceber aspectos fundamentais da nossa fé, dentre eles está a Supremacia de Cristo.

                    Desde o primeiro capítulo podemos observar que a  ênfase do autor é a glória, a grandeza, a majestade, o poder, a presença, a ação de Jesus diante das criaturas e da criação. 

                   Sem Ele nada do que foi feito se fez e por Ele tudo é mantido. A excelência de Jesus é apresentada desde a eternidade até a historicidade. Fica claro que é superior  e digno de ser adorado, por isso, homens e anjos, são seres de menor grandeza, devem adorá-Lo e servi-Lo eternamente.

                   A majestade, o poder, a glória de Jesus são destacadas de forma que podemos perceber que servimos Aquele que é o Senhor. A Ele seja a glória, para sempre!! Amém!!




30 de out. de 2020

Fimemon. O Evangelho ressignifica a vida e a morte.

  

                Vida refeita, reconstruída, redirecionada, ressignificada, reerguida, reordenada, repaginada, retomada, reformada, por haver sido redimida e resgatada, por Jesus Cristo. É isto que o Evangelho do Reino anuncia e possibilita a todo o pecador que Nele crer.

                Durante a história, bilhões de pessoas foram tiradas dos estados, condições e situações de pecado, vergonha, futilidade, inutilidade,  possessão, degradação, miséria e derrota,  através de nosso Senhor Jesus.

                Homens, mulheres, crianças, jovens, adultos e anciãos que ao crerem em Jesus e receberem-no como Senhor e Salvador, tornaram-se novas criaturas, por terem passado por um processo de recriação (2Cor:5:17). Gente que nasceu de novo e para o novo. Assim foi comigo e espero que tenha sido contigo.

                Depois de Jesus, tudo foi feito novo. Coisas antigas  passaram, novas passarão  a  ser desfrutadas. Assim aconteceu com Paulo, com Filemon e agora com Onésimo. Assim aconteceu comigo, contigo e com todos que creram, creem e crerão em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

                Agora cabe-nos dar chances, oportunidades e credibilidade aos novos cristãos, assim como, outrora recebemos de irmãos mais velhos. Quem seria Paulo sem Barnabé? Quem seria Filemon sem Paulo? Quem seria Onésimo sem Filemon? Quem seríamos nós sem aqueles que nos amaram, cuidaram de nós, nos discipularam e disciplinaram, que nos ajudaram a deixar de ser quem éramos e nos ajudaram a nos tornarmos quem somos?

               Cumpri-nos  ajudar, acreditar, investir, discipular, treinar e respaldar aqueles que comporão as fileiras da fé,  nos ajudarão e até nos substituirão nas trincheiras da fé,  levando  o Evangelho Puro e Simples,  a todos que estão cansados de si mesmo e dos outros,  e sobrecarregados de pecados, mágoas e juízos, para que possam ser aliviados, transformados e terem suas vidas ressignificadas e direcionadas para a glória de Deus, edificação da Igreja e transformação de vidas!



29 de out. de 2020

Tito 3. Tema: É melhor evitar

                  Existem situações na vida que a decisão mais prudente a ser tomada é EVITAR. Isto porque os resultados serão danosos e não compensatórios, gerando mais perdas do que possíveis ganhos.

                  Embora a prudência pareça covardia  para alguns, a Bíblia a tem como virtude a ser cultivada, pois preserva  comunhão com Deus, santidade, credibilidade, honra, bom testemunho, vidas, casamentos, relacionamentos, sociedades, bens, ministérios, etc.

                  Em algumas circunstâncias o melhor a fazer é  mudar de calçada, trocar de assunto, evitar olhar, procurar não ouvir, para que prejuízos maiores não venham a acontecer. “Não apliques o coração a todas as palavras que se dizem, para que não venhas a ouvir o teu servo a amaldiçoar-te,” (Ec 7:21 RA)

                 No Livro dos Provérbios, que nos proporciona muitos princípios de sabedoria, encontramos que “O sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se e dá-se por seguro.” (Pv 14:16 RA)

                 Ao terminar sua carta ao amado filho na fé Tito, o apóstolo Paulo diz claramente: “EVITA discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis. EVITA o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada.” (Tt 3:9-11 RA)

                 Estas orientações ao serem seguidas poupariam a muitos, já que algumas pessoas não querem aprender, querem sim debater, e terminam a perverter os ouvintes e isto é perda de tempo, energia e paz.

                 O Senhor Jesus já havia dito algo semelhante quando afirmou: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.” (Mt 7:6 RA)

                 Diante destes conselhos Divinos o melhor a fazer é perceber, quando o melhor a fazer é EVITAR ir, ouvir, falar, comprar, vender, assistir, conversar, começar, continuar, terminar, etc.

                 Evite o que lhe afasta de Deus, o que desagrada a Deus, o que envergonhará o nome de Deus, o que maculará a obra de Deus, aquilo que não glorificará a Deus.

                 Peça a Deus sabedoria para discernir o que evitar e quando evitar, pois assim melhores resultados iremos alcançar.



28 de out. de 2020

Tito 2. Tema: Em santidade, esperamos o Santo.

                    A certeza da volta de Jesus é uma realidade de fé que existe no coração de todos que verdadeiramente foram, são e serão salvos. Esta realidade nos leva a manter os pés no chão, os olhos no céu e o coração em Deus, mas também, deve nos levar a viver em santidade, pureza, devoção  e consagração, como uma noiva que se prepara para encontrar com o Noivo, pura, bela, cheirosa e exclusiva.

                  Jesus nos salvou do nosso fútil procedimento e agora nos chama à uma vida com propósito diferenciado do que tínhamos, isto é,  vivermos de forma que o glorifiquemos, edifiquemos a igreja e sirvamos de testemunhas daquilo que Deus fez e pode fazer na vida uma pessoa que a Ele se entrega verdadeiramente.

                  Diante destas realidades, Paulo orienta Tito proceder de maneira diferenciada, mas também,  orientar os crentes de Creta a procederem assim, isto é,  de maneira a estarem purificados e consagrados ao Senhor de suas vidas.

                   Você espera Aquele que é Santo? Então, viva de maneira santa, pois assim procedem os verdadeiros santificados em Cristo. Só pra relembrar que, ser santo é parecer com Aquele que é Santo. Quem tem esta fé,  vive  sem  temer a volta de Jesus, antes,  aguarda-a atentamente!!!



27 de out. de 2020

Tito 1. Tema: Faça-os calar.

                      As vezes não entendemos a dura tarefa pastoral de zelar pelo Rebanho de Deus. Dentre os muitos cuidados, o ensino deve receber uma atenção especial, já que é um dos ministérios de maior abrangência e influência na Igreja. Logo não pode  ser exercido por pessoas imaturas, confusas, infundadas, ou descomprometidas com a Verdade. 

                     Cabe aos pastores, além de ensinarem, examinarem o que está sendo ensinado, e, caso necessário, bloquear os mestres do engano, assim como contradizer biblicamente os erros ensinados, para que a fé dos menos instruídos não  seja corrompida. 

                     Logo, não estranhe o fato de haver supervisão no ensino, assim como direcionamento do mesmo. Somos cristãos e nosso compromisso é exclusivo com Cristo, e não com tradições, costumes, ideias, etc.

                     Para nós,  só Jesus Cristo salva, a glória deve ser dada só a Deus, a salvação é pela graça,  somente pela fé podemos viver  e a Bíblia é nossa única regra de fé e prática. Estas verdades foram reerguidas pela Reforma Protestante e a elas estamos apegados e as defendemos. 

                     Quem crer e prega outras ideias não está de acordo com a Bíblia e não deve ser ouvido e nem ter oportunidade na Igreja. Devemos respeitar as outras crenças, mas ensinar, proteger e defender as nossas crenças, afinal somos cristãos.

                     Tito, precisaria zelar pela Igreja de Creta, nós pela Igreja dos nossos dias, caso contrário, voltaremos as crenças e práticas  da  tenebrosa  Idade Média, ainda que travestidas de pós modernidade. 

                     Para tanto, o pastor Tito, deveria contrapor os ensinos errados e cassar a palavra dos que queriam contaminar e contrariar  o Evangelho de Jesus Cristo. Façamos o mesmo!! Sejamos seletivos no que ouvimos, ensinamos e permitimos que seja ensinado na igreja e em suas programações, antes que tenhamos heresias medievais e pagãs dentro de nossas comunidades e novas Reformas tenham que ser feitas.

                     É melhor prevenir do que remediar. Se alguns irmãos nossos no passado tivessem se posicionado como deveriam a Igreja não teria se tornado tenebrosa como se tornou na Idade das Trevas. 



26 de out. de 2020

2 Timóteo 4. Tema: Um dia a conta chega.

                  A vida cristã, e principalmente o Ministério de pregador, exercido de forma comprometida com a Palavra de Deus,  sempre serão marcados por  perseguições, calúnias, afrontas e ataques, afinal o Evangelho é libertador, salvador, santificado, mas também é denunciador, confrontador, desmascarador, revelador, e todos que vivem nas trevas, terão suas obras descobertas. 

                  Pessoas que não querem a Verdade exercerão perseguições, ora dissimuladas, ora reveladas, mas uma coisa é certa, quanto mais se abrevia a volta de Jesus, mais pressões, oposições e ataques virão contra aqueles que não negociam a verdade.

                  Como servos de Deus não poderemos nos  calar, ainda que muitos não queiram nos ouvir. As pessoas precisarão conhecer o Evangelho, ainda que não o  aceitem, por quererem viver e conviver com a mentira, mas precisam estar conscientes de que serão julgadas pela Verdade de Deus e não por suas próprias verdades.

                   Dentre os perseguidores da verdade, existirão aqueles que se oporão com maior veemência, para estes, a conta também chegará com força, a semelhança do que aconteceria com Alexandre o Latoeiro, Himeneu, Alexandre e Fileto.

                   "Um dia a conta chega" para todos. Uns ao verem os extratos ficarão surpresos, pois terão créditos, outros terão grandes  débitos. Uns sacarão honra, galardão e recompensa. Outros, terão que pagar por aquilo que fizeram e não haverá como fugir do credor celestial. Alexandre o latoeiro receberia sua conta, Paulo a sua. Você e eu receberemos  as nossas. Se teremos crédito ou débito o futuro dirá,  afinal,  ninguém pode contra o tempo e a VERDADE e uma coisa é certa: UM DIA  A CONTA CHEGA!!!




25 de out. de 2020

2 Timóteo 3. Tema: “Tu porém ...”

             Após reenfatizar a degradação espiritual, moral, relacional e social dos últimos dias, Paulo alerta seu filho na fé dizendo: “Tu porém...” Esta expressão traz consigo um desafio para o jovem pastor Timóteo, que era de não se deixar levar por aquilo que estava e estaria para acontecer.

             O alerta de Paulo serve para nós hoje. Diante de tudo que está profetizado e já está acontecendo cabe-nos  ter um cuidado redobrado conosco, para que não sejamos seduzidos, envolvidos, enlaçados com aquilo que é tido como normal, mas que sabemos que é totalmente anormal.

             A terra cambaleia como um bêbado (Is 24:20), o mundo jaz no maligno (1 Jo5:19), muitos apostatarão da fé ( 1 Tm 4:1), O amor de quase todos esfriará (Mt 24:12), mas isto não quer dizer que devemos estar entre estes.

             Podemos nos consagrar, nos santificar, nos dedicar, jejuar, orar, congregar, pedir ajuda, ser abundantes na obra do Senhor e estarmos como noiva adornada a espera do Noivo. Lembre-se do desafio de não se deixar levar pelo curso deste mundo.

             “Tu porém...” sigas o bom pastor, obedeças o Palavra, afaste-se e afaste quem quer viver em pecado, busque a santidade, encha-se do Espírito Santo, etc., pois você é de Deus.

·         Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança, (2Tm 3:10) 

·         Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste (2Tm 3:14) 

·         Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. (2Tm 4:5) 

·         Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. (Tt 2:1)  





24 de out. de 2020

2 Timóteo 2. Tema: Crentes desordenados, reescravizados e por fim condenados.

                     Cuidado com as surpresas do caminho, pois elas podem lhe enlaçar, reescravizar e  condenar a uma subvida cristã e a perdição  eterna.

                     Não basta começar bem,  é determinante terminar bem. Não basta começar crendo é fundamental continuar crendo e terminar crendo. Mas, para que isto aconteça não podemos nos enrolar no meio do caminho quer seja com o pecado, quer seja com ensinamentos errados, quer seja através de más amizades e influencias, inclusive de dentro da Igreja.  

                     Infelizmente o número dos que chegam ao final de forma vitoriosa não é igual ao dos que começam a jornada em direção a cidade celestial, basta termos como exemplo  o caso de Josué e Calebe (Nm 14), Salomão (1 Rs 11),  Himeneu, Alexandre (1 Tm 1:18-20), Fileto (2 Tm 2:17), Demas,( 2 Tm 4:10).

                    O relato bíblico e histórico nos mostram que uma boa parcela dos que um dia abraçaram a fé cristã se deixam reaprisionar  pelo diabo e seus enganos, e  tendo caído no pecado e suas artimanhas,  se desviaram da verdade, vivendo de forma insensata, enlaçada, desgraçada e distorcida, em relação ao que criam inicialmente. 

                     Foram seduzidos pelo mestre dos enganos, com suas astuciosas e perniciosas armadilhas intelectuais, emocionais e sentimentais e agora  vivem um adultério espiritual, traindo o Senhor que os salvou.  Tais pessoas estão enlaçados  pelo diabo, fazendo o que é vontade da carne, do mundo, do pecado e do próprio diabo, e se mesmo se atormentam (1 Tm 6:10), pois sabem o que é certo, embora vivam de maneira errada e ninguém pode fugir da própria consciência.

                     Tais pessoas precisam ser disciplinadas com mansidão,  na expectativa de que voltem ao Evangelho em sua simplicidade. Caso contrário , não terminarão bem, e isto significa perdição eterna, inferno, condenação. Lembre-se:  " Todo atleta só é coroado se vencer  obedecendo as regras". Corramos de maneira que o Senhor aprova e receberemos  a " coroa da vida". Caso contrário,  de nada adiantou começar bem.





23 de out. de 2020

2 Timóteo 1. Tema: Sinergia na fé.

                   Sinergia é uma ação conjunta, cooperativa, onde as partes associadas produzem maiores e melhores resultados, por estarem juntas, sempre a partir de suas possibilidades e responsabilidades.

                   Paulo, afirma  a  Timóteo que  Deus é poderoso para guardar o bom depósito da fé dele até  que chegue o Dia do Senhor,  mas também,  recomenda à  Timóteo que  o mesmo deve ter o devido cuidado de  guardar o bom depósito  da  sua fé. Assim vemos o princípio da sinergia aplicado à fé.  

                    Deus guarda nossa fé, mas nós também precisamos guardá-la em nosso coração, isto revela que a soberania de Deus e a responsabilidade humana caminham juntas e se completam. Deus é soberano e você é responsável. Não tente sem Deus, mas não use Deus para lhe isentar da responsabilidade  de tentar. 

                   Ele é poderoso para guarda sua vida, mas você é responsável por colocar sentinelas e ferrolhos nas portas. Ele abre portas, mas antes, você precisa bater e depois entrar por elas. Ele dá, mas você precisa pedir e ao receber, cuidar. Ele abençoa a colheita, mas você planta a semente e armazena os resultados. Ele perdoa, mas você confessa e deixa. Ele lhe guarda, mas você faz Dele seu refúgio. Ele lhe chama, mas você é responsável por ir. Ele lhe concede a graça, mas você não a recebe em vão.

                    Enfim, a soberania de Deus  não anula a responsabilidade humana e vice-versa. Deus fez, faz  e fará a parte Dele, cabe a você fazer a sua. Não tente anular os dois aspectos da espiritualidade: Soberania de Deus e  responsabilidade humana, sinergia da fé. As duas são como dois trilhos que levam a locomotiva da fé  até a estação eterna  no Reino de Deus.




22 de out. de 2020

1 Timóteo 6. Tema: "Respeito é bom e eu gosto".

                      A vida em sociedade traz consigo grandes desafios, mas para todas as situações um fundamento deve existir: O RESPEITO. Não importa se você converge ou diverge, é necessário que o respeito você preserve.

                     O respeito nos leva a optar pelo trato digno de uns para com os outros, afinal não somos obrigados a concordar, aceitar, acatar, mas é nosso dever respeitar.

                     Podemos ser íntimos ou não, ter cargos diferentes ou não, sexos diferentes ou não, escolhas diferentes ou não, status diferentes ou não, posições sociais diferentes ou não, condições econômicas diferentes ou não, níveis intelectuais diferentes ou não, crenças diferentes ou não, cores diferentes ou não, ideologias diferentes ou não, mas em todas e quaisquer condições, desrespeitar não é uma boa opção.

                    Respeite com palavras ou com a ausência delas, com ações e com reações. Respeite brincando e até brigando. Respeite quem merece e quem desmerece. Pois o respeito sempre favorece uma conciliação e uma reconciliação. Uma ida e uma volta. Um ganho e uma perda. Uma chance a ser dada ou a ser rejeitada. Respeite sempre!

                    Respeite seus parentes e aderentes, amigos e inimigos. Respeite quem você concorda e quem discorda. Respeite os pais, o cônjuge, os filhos, os empregados, os patrões,  os parceiros, os companheiros.

                     Respeite quem você gosta e quem você não gosta. Respeite  limites e limitações. Respeite quem veio, que está e quem foi. Respeite quem deu e quem recebeu. Respeite quem acertou e quem errou. Respeite a todos, em todos os lugares e tempos. Respeite até quem não lhe desrespeita. Respeite quem é de muita idade, pouca idade ou da sua idade.

                     O Respeito precisa estar presente no casamento,  nos negócios, na Igreja, na política, na escola, na crença ou na descrença.  Respeite quem está perto e quem está longe. Respeite quem conhece e  quem desconhece. Respeite quem está vivo e a memória dos que estão mortos. Respeite quem lhe respeita, e até, respeite quem lhe desrespeita. Enfim, respeite a Deus e as criaturas de Deus. Lembre do ditado: "Respeito é bom e eu gosto".


21 de out. de 2020

1 Timóteo 5. Tema: Salve vidas, sem perder a sua!!

                    Muitos de nós embora estejamos bem intencionados ao ajudar as pessoas, corremos o risco de gerar o mal.  Em tudo que fazemos, os critérios bíblicos  devem ser observados,  caso contrário, os efeitos podem ser reversos. 

                    Aprendi que até pra ajudar os outros precisamos ser competentes, caso contrário, terminaremos fazendo o mal pensando que estamos fazendo o bem.

                    A maneira como tratamos as pessoas, as ofertas, os aconselhamentos, o zelo pelos familiares, idosos e viúvas devem obedecer princípios bíblicos e seguir critérios, caso contrário, nos prejudicaremos e prejudicaremos a quem estamos ajudando. 

                     Aprendamos a fazer realmente o bem, para que realmente o bem  façamos.

Leia, ouça, medite e aplique os ensinamentos bíblicos.



20 de out. de 2020

1 Timóteo 4. Tema: Ensinos distorcidos, mente cauterizada, apostasia, perdição eterna.

                   Alertas bíblicos são profecias gerais que se cumprem na vida daqueles que não vigiam e nem oram como deveriam. Tais profecias visam abrir os olhos de todos, quanto ao que vai  acontecer e que tem o potencial de destruir a vida espiritual dos desatentos.

                  Estas  pessoas terão suas mentes cauterizadas, mortas, fechadas  e insensíveis às  verdades divinas, por terem dado ouvidos à ensinos demoníacos e não terem realizado os exercícios espirituais que deveriam (meditar nas escrituras, orar, jejuar, congregar, ouvir conselhos, louvar, exercitar os dons espirituais, participar da ceia, etc.). 

                 A cauterização da mente, assemelha-se a uma parte do corpo  queimada  à  ferro, que por isso  perde a sensibilidade. Isto acontece através  de ensinamentos que aparentam santidade, piedade, correção, mas estão afastados da doutrina bíblica.

                 Tenha cuidado com o que ouve e de quem ouve, pois falsos mestres estão a solta pervertendo a fé dos sem raiz bíblica. Vele e zele por suas crenças bíblicas, pois ensinamentos errados aprisionam, sufocam, desviam e destroem. Eles podem lhe levar a se apartar de Cristo, conduzindo à apostasia e a perdição eterna. Fica a dica!!

“E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.” (1Tm 2:14 RA)

Leia, ouça, medite, viva e ensine  a  Palavra de Deus


19 de out. de 2020

1 Timóteo 3. Tema: Não destrua o hospital só porque recebeu alta.

                        A Igreja de Deus é coluna e sustentáculo da verdade, por isso, deve ter seu funcionamento coordenado e direcionado por princípios estabelecidos pelo seu dono, que  é o  Senhor. Não podemos querer que a mesma funcione de acordo com nossas conveniências, conjecturas, conceitos próprios,  e sim, de acordo com a vontade de Deus.

                        Os princípios norteadores, os ensinamentos, os critérios a serem adotados no funcionamento da Igreja,  devem estar de acordo com a vontade de Seu dono, na Palavra por Ele inspirada, que é a Constituição do Reino, o Manual, a Regra de Fé e Prática. 

                        Estas normas envolvem tanto o trabalho a ser feito, quanto os trabalhadores que o fazem, já que não somos autônomos e sim servos do Senhor, que comprou tanto a nós, quanto a Igreja, com seu próprio sangue. Algumas pessoas confundem ser voluntários com o serem autônomos. Voluntários seguem regras, autônomos fazem suas regras. 

                        Pessoas com o espírito independente, tentarão adequar a igreja às suas necessidades, vontades, conceitos, entendimentos  e isto faz mal a todos. A Igreja existia antes de nós e continuará existindo mesmo sem nós. Como servos de Deus e membros da Igreja de Cristo, que é composta por Comunidades Locais,  precisamos nos adaptar e ajudar e não perturbar.

                       Analise sua conduta e entenda que se sua casa, trabalho e a sociedade em geral tem regras, não poderia ser diferente na Igreja. Ela tem princípios, propósitos, posturas, procedimentos que devem ser observados por aqueles que dela fazem parte. 

                       Existem  Igrejas perfeitas? É claro que não! Mas com amor, dedicação, compreensão, podemos ajudá-las a se aperfeiçoar.

                       Procure somar, multiplicar, potencializar as virtudes da Igreja. Quanto as suas imperfeições, limitações, necessidades, procure ajudar, contribuir, cooperar,  mas nunca atrapalhar. Lembre-se, quando você chegou a igreja já existia e mesmo sem você ela existirá.

                      Construa a paz, mantenha-a e deixe em paz quem lhe acolheu em momentos de guerra, afinal, outros precisam ser cuidados como você foi. Não destrua o hospital só porque se deu, ou recebeu alta. Pense nos outros, pois alguém pensou em você.





18 de out. de 2020

1 Timóteo 2. Tema: Um por todos e todos por um !!

                O amor de Deus é extensivo a todos os seres humanos, apesar de todos terem pecado  e estarem separados Dele. Ele quer que todos sejam salvos e não mediu esforços pra que isto seja possível. A prova é que Jesus  substituiu a todos na cruz do calvário. Um único sacrifício, um único cordeiro, uma única cruz. Um morreu  por todos, para que todos possam ser salvos por Um.

                O  sacrifício de Jesus foi suficiente pra salvação de todos os que crerem, não há complementos, ajustes, adequações, esforços, obras, méritos. Não há distinções, predileções nem preterições. Ele fez tudo que era necessário para todos.

                “Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10:12-14 RA)

                 Deus quer que todos sejam salvos, por isso nos enviou a todos que tivermos acesso, a fim de que,  ouvindo creiam e sejam transformados em novas criaturas. Deixe O Senhor Salvador lhe usar em favor de todo aquele que seja um pecador. 

Ele veio e fez a Sua parte (morreu por todos), agora é sua vez de ir e fazer a sua!! Pregue o Evangelho!!





17 de out. de 2020

1 Timóteo 1. Tema: Discípulos de confiança.

                    Lendo com atenção o Novo Testamento, percebemos como a Igreja Cristã em Éfeso requeria uma  atenção diferenciada. Tanto Paulo,  quanto Timóteo e até o próprio Jesus (Ap 2), procuraram ensinar aqueles cristãos a se portarem como discípulos do Senhor. Mas também, existiam os mestres do engano, que procuravam distorcer o Evangelho e perturbar a fé daqueles irmãos. Tais indivíduos precisariam ser confrontados, desmascarados e calados perante a Igreja, pois falavam do que não entendiam como se fossem profundos conhecedores. 

                    Para proteger a Igreja e afugentar tais pessoas (falsos mestres), Paulo enviou Timóteo, homem de sua confiança, conhecedor das Escrituras e filho na fé, pois, para missões especiais não podemos colocar qualquer um. 

                   Você é uma pessoa fiel e digna de ser enviada para cumprir alguma  missão? Você tem ao seu lado pessoas fieis, a quem você confiaria as mais difíceis missões? Paulo sabia que Deus escolhe a dedo aqueles a quem quer enviar, pois o Evangelho é coisa séria e não faltam aqueles que querem ampliar a porta, ou estreitá-la. Não faltam aqueles que querem acrescentar ou subtrair conteúdos. Estes precisam ser emudecidos perante a Igreja. 

                   Esta luta e zelo acontecia no passado, acontece no presente e acontecerá no futuro, até que Jesus volte. Alguns dos distorcedores da verdade serão punidos severamente como Himeneu e Alexandre que foram entregues à satanás, outros sofrerão duras penas como doenças, sonos espirituais e morte (1 Co 11),outros terão que ser convidados, ou até estimulados, a sair da Igreja, para que a fé de muitos seja preservada pura. Mas também, existirão aqueles que por darem ouvidos aos mestres da verdade serão curados e voltarão a ter uma fé saudável, onde a glória será dada só a Deus, a Bíblia será a única regra de fé e prática, a salvação será  vivenciada unicamente em Jesus, tudo pela graça mediante a fé. 

                   Proteja sua fé dos falsos mestres! Proteja a igreja dos falsos mestres! Cuidado para não ser um falso mestre! Seja um discípulo de confiança do Senhor Jesus.



16 de out. de 2020

1 Tessalonicenses 3. Tema: Livra-nos dos males e dos maus.

                   Na oração do Pai nosso, o Senhor Jesus nos ensina a pedir que Deus nos livre do mal que está dentro de nós e nos rodeia (pecado, demônios, circunstâncias, doenças, etc.), já  na carta aos Tessalonicenses,  Paulo também nos orienta a buscarmos livramento em relação aos homens maus. 

                  Existem pessoas que não agregam nada a nossa vida, antes, até subtraem. Tais pessoas devem ser evitadas e até retiradas de perto, pois são carregadas de más intenções e sorrateiramente tentam nos afastar de Deus e de Seu propósito para nós e através de nós. 

                  O apóstolo,  tanto pede oração para que Deus o livre dos homens maus, quanto orienta os irmãos se afastarem de pessoas  assim. Precisamos ser seletivos em relação as pessoas que teremos por perto, pois podem nos fazer mal e nos influenciar para o mal.  Tais pessoas estão dentro e fora da Igreja. Por isso, fique atento! 

                  Peça ao Senhor, que sonda corações e mentes, para afastar de você, aqueles cujo coração é reprovado por Ele, e quando Deus levá-las  pra longe, não vá buscá-las novamente. Deixe-as lá,  ainda que a princípio sofra. 

                  Muitas situações não são perdas e sim livramentos. Se alguém está indo embora, creia que é resposta de oração. Melhor assim. Pois se permanecessem por perto, certamente causariam males ainda maiores no futuro.



15 de out. de 2020

2 Tessalonicenses 2. Tema: Ele destruirá ele.

                        Angústias quanto ao fim sempre permearam a mente humana gerando inquietações e até transtornos  comportamentais. Para proteger a Igreja e acalmar os corações dos crentes, a palavra de Deus nos traz orientações que servirão de norteadores e sinalizadores do que irá acontecer, como irá acontecer e quais sinais anunciam o que já está e estará acontecendo.

                       Na segunda carta aos tessalonicenses, o apóstolo Paulo procura acalmar a Igreja quanto ao futuro e traz palavras de exortação (encorajamento), mas também de direção, para que não fiquemos em pânico e sejamos desnorteados quanto a como proceder.

                       Uma das orientações básicas e acalentadoras é que, antes da volta de Jesus eventos acontecerão, dentre eles, a manifestação do anticristo. Ele será um homem perverso disfarçado de benéfico, cheio de argumentos, poderes, performances que enganarão e seduzirão a muitos.

                      O anticristo se revelará e afirmará ser deus,  manifestando raciocínios naturais e poderes sobrenaturais que enganarão  a todos que rejeitaram a verdade do Evangelho. Assim, seduzirá a muitos e alguns até apostatarão da fé, por obedecerem a estes ensinos de demônios. 

                       Por fim, Ele (Jesus Cristo) através de um sopro de Sua boca destruirá a ele (o anticristo) e o condenará juntamente com todos que preferiram a mentira ao invés da verdade.

                       Esteja atento, pois o espírito do engano já está no mundo e anda seduzindo a muitos. Ao rejeitar a Verdade você está aberto para acolher a mentira, e com ela, as devidas consequências.

                       Na verdade, quem rejeita  o certo, estará  sendo entregue punitivamente ao espírito do erro  e será condenado eternamente. 

                       Tanto ele (anticristo), quanto Ele (Jesus Cristo), virão, e você será encontrado de que lado? Com quem irá?

LEIA E OUÇA A BÍBLIA COM ATENÇÃO!!



14 de out. de 2020

2 Tessalonicenses 1. Tema: A inconstância é inimiga do crescimento.

                 Pessoas inconstante não conseguem chegar aonde poderiam, posto que dão um passo pra frente e outro pra trás. Este defeito gere descrédito, perdas, atrofiamento, vergonha e grandes derrotas. Você é uma pessoa inconstante? Para descobrir se é ou não, basta olhar pra sua história!

                Os cristãos tessalonicenses eram pessoas constantes e de fé, por isso desfrutavam de um crescimento expressivo tanto em relação ao Deus, quanto em relação a Igreja de Deus.

                A espiritualidade deles crescia mesmo em um ambiente de tribulações e perseguições, afinal, para quem  sabe  aonde quer chegar e como quer chegar,  as dificuldades são vistas não como bloqueios e sim como desafios a serem superados.

               Você tem crescido na fé e no amor? Para que isto aconteça sua constância é fundamental!

               Lembre-se que pessoas oscilantes, inconstantes, variantes, ficam desnutridas, raquíticas e a margem da grandeza do projeto do Reino de Deus e caem no descrédito perante todos.

               É melhor ser um pequeno riacho que se transforma em um grande rio, do que uma grande enchente cujas águas logo desaparecem e deixam pra trás enormes prejuízos.





13 de out. de 2020

1 Tessalonicenses 5. Tema: Pode um cristão não viver em santidade?

                   Ao contrário do que muitos pensam, ser santo não é uma opção para um cristão. Se uma pessoa não vive em busca constante por santificação, tal pessoa não é um cristão, posto que ser santo é parecer com Jesus e parecer com Jesus é o anseio de todo aquele que por Ele foi salvo.

                  A santificação, a semelhança da salvação, acontece a partir de um agir de Deus e de uma resposta do homem. Não há como ser salvo e não viver em santidade, e nem há como ser santo sem ser salvo. Estas duas realidades estão interligadas, pois Deus nos salva para ser santos e somos santos por termos sido salvos.

                  A santificação deve alcançar as três dimensões do homem, isto é, o corpo (aspecto físico), a alma (sentimentos, pensamentos, emoções, temperamento, etc.) e o espírito (dimensão sobrenatural), pois nossa integralidade deve refletir o caráter de Deus e Ele é Santo.

                 Os salvos, vivem em santidade e esperam Aquele que é Santo, Santo, Santo. Santos não temem  a  volta  de  Jesus. Santos preparam-se para a volta de Jesus, como “Noiva adornada” à espera do Noivo.

                 Lembre-se: Sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12:14), logo, a santificação não é para um subgrupo de cristãos, mas para todos que receberam Jesus como Senhor e salvador (1 Co 1:1-3).

                                                         Viva em santidade e verá o Senhor”

 “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Ts 5:23 RA)

LEIA E OUÇA A BÍBLIA!!





12 de out. de 2020

1 Tessalonicenses 4. Tema: Primeira Ressurreição e o Arrebatamento.

                          Dois eventos maravilhosos que envolvem aqueles que serviram e servem ao Senhor estão pra acontecer no tempo de Deus. A primeira ressurreição e o arrebatamento. 

                          A ressurreição acontecerá para aqueles que morreram fieis ao Senhor e o arrebatamento acontecerá para os que estiverem  sendo fieis ao Senhor,  quando Ele vier nas nuvens. 

                         Nos dois casos, novos corpos serão recebidos  e  estes não mais se corromperão pelo pecado e suas consequências.

                         Alegre-se e viva cheio de expectativa. Pois num abrir e fechar de olhos tudo será feito novo, para aqueles que são do Senhor. 

                         Ore por este dia e espere-o com grande desejo, afinal nosso Reino não é deste mundo. Prepare-se,  pois Aquele que vem, virá. Maranata!!!

Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.” (Ap 20:6 RA)

Atenção: Se ficou curioso sobre a segunda ressurreição, aconselho que leia todo o capitulo 20 do Apocalipse enquanto é tempo.

LEIA E OUÇA A BÍBLIA COM ATENÇÃO!!



11 de out. de 2020

1 Tessalonicenses 3. Tema: Qual é o estado da vossa fé?

                    As muitas dificuldades advindas por nossa fé em Jesus Cristo, chegam a mexer conosco a ponto de alguns terem sua fé abalada. Perseguições, traições, abandonos, críticas, calúnias, perdas, incompreensões, podem desestruturar muitos cristãos.

                   A medida que amadurecemos, temos mais condições de lidar com estas pressões, contudo, esta não é uma condição geral, já que nem todos amadurecem na mesma velocidade e intensidade. 

                   Diante das muitas perseguições e provações enfrentadas tanto pelo apóstolo, quanto pelos crentes, Paulo se vê preocupado com os crentes Tessalonicenses, pois sabia muito bem que alguns poderiam desfalecer diante das dificuldades. Logo, enviou Timóteo pra confirmá-los,  exortá-los e indagar sobre o estado da fé deles. Graças a Deus, eles estavam bem e isto confortou o coração de Paulo.

                   Considerando o contexto atual, como anda sua fé? Ela está  saudável, bem alicerçada, consolidada e  bem nutrida, ou encontra-se doente, abalada, estremecida e debilitada?

                   Lembre-se que tempos difíceis servem para trazer a tona realidades que desconhecemos da nossa alma, além de abalar o que não foi devidamente solidificado. Caso perceba que algo anda estranho em sua relação com Deus e seus crenças, corra para os pés do Senhor e busque ajuda de cristãos maduros, pois eles poderão lhe ajudar.        

                   Como vai a sua fé?

    LEIA E OUÇA A PALAVRA DE DEUS, POIS ELA É NOSSA ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA!!


10 de out. de 2020

1 Tessalonicenses 2. Tema: Consciência tranquila.

                   Como é bom poder olhar nos olhos das pessoas e saber que está fazendo o certo, com intenções certas e com os propósitos certos. Isto nos traz segurança e paz!! 

                   Isto não significa que não receberemos oposições,  mas nos ajuda a permanecer firmes naquilo que fazemos para o Rei e para o Reino.

                   O apóstolo Paulo tinha consciência de que pregava, ensinava e se comportava corretamente perante todos, e assim, tinha condições morais, espirituais e ministeriais, para saber que ,se as pessoas estavam seguindo o erro, era por opção delas e não por culpa dele.

                   Faça o certo, com as intenções certas,  com o propósito certo, ainda que algo dê errado, pois Aquele que tudo vê, lhe recompensará no dia final.



9 de out. de 2020

1 Tessalonicenses 1. Tema: Palavra, Poder e Testemunho.

                     Equilibrar teoria e prática é um desafio para todos em todas as áreas. Quando não conseguimos atingir este nível de coerência, sofremos e fazemos outros sofrerem. 

                    Tanto o apóstolo Paulo, quanto os cristãos tessalônicos, conseguiram associar a Palavra, o Poder e o Testemunho. Vivendo assim, conseguiram caminhar  de maneira coerente com o Evangelho de Jesus, gerando impactos e surgimento de novas  comunidades cristãs na região da macedônia e Acaia. 

                    A semelhança deles, precisamos associar  estas virtudes para que o Senhor seja glorificado, a Igreja seja edificada e vidas sejam salvas. Assim aguardaremos com tranquilidade de espírito e operosidade da fé,  o nosso Senhor, que virá nos buscar.



8 de out. de 2020

Colossenses 4. Tema: Atente para o ministério que recebeu.

                  Ao concluir sua carta aos Colossenses, Paulo destaca alguns irmãos e dentre eles cita Arquipo, recomendando-lhe que atente para o ministério (serviço) que recebeu. Como sabemos, tudo que Deus faz tem propósitos, inclusive nossa salvação. 

                 O Senhor nos salva de algo, mas também nos salva para algo. Desta feita, precisamos estar atentos as inquietações da nossa alma e as percepções que temos, afinal, somos responsáveis por  aquilo que percebemos. 

                 Você percebeu quanto Deus confia em você? Afinal, só damos missões a quem confiamos. Você tem atentado para a missão que o Senhor lhe confiou? Você tem dado conta? Lembre que muitos precisam usufruir dos benefícios  daquilo  que Deus lhe confiou para realizar. Sem você muito do que poderia ser feito não acontecerá. Atente para o ministério (serviço) que Deus lhe confiou!!

LEIA E OUÇA A BÍBLIA!!



7 de out. de 2020

Colossenses 3. Tema: Mantenha seu foco no céu.

                      Assim como ressuscitamos em Cristo ao nascermos de novo e recebemos uma nova natureza,  devemos trazer a existência um novo viver, tendo sempre Jesus  como nosso referencial e destino. 

                      Pensamentos, desejos, cobiças, ódio, mágoas,  sentimentos negativos, palavras sujas e contaminadas pelo pecado, ações e reações comuns aos que  não servem a Deus devem ser removidas do nosso viver. 

                      Nada que gere identificação  com o velho Adão deve ser mantido em nós e por nós. Fé exclusiva em Deus, consagração a Ele, gratidão, santidade, obediência, paz, respeito, pureza sexual e moral, sinceridade, devem ser nossas metas diárias. 

                      Pensemos, falemos, busquemos as coisas sublimes, eternas, divinas, afinal, estamos aqui, mas não somos daqui. Vivamos para o Senhor e com o Senhor, até mesmo quando servirmos aos homens, pois isto é agradável a Deus. 

                      Assim deve ser o pensar e o agir de um cristão, afinal, Cristianismo é mais que uma religião é um novo padrão, uma nova razão, uma nova direção. Somos cidadãos de um Reino Eterno e não escravos de uma religião. Somos de lá, embora estejamos temporariamente por cá, por isso pense, busque, invista,  nas coisas do alto, afinal é de lá que nosso Senhor virá e é pra lá que nos levará.




6 de out. de 2020

Colossenses 2. Tema: Delírios da mente caída.

                  Cuidado com os enganos! É impressionante como a mente humana, contaminada pelo pecado, cria maneiras, rituais, pensamentos religiosos  e ideológicos que aprisionam os homens em novas senzalas. 

                  Rituais, abstinências, formas, ideias, geram a falsa sensação que  a salvação tem participação humana. O pecador não admite que Jesus é suficiente e tenta de todas as formas  encantar e enganar outros pecadores, mas tudo não passa de engano. 

                   A vida, morte, ressurreição, ascensão, glorificação e volta de Jesus suprem todos os aspectos da justiça de Deus e da necessidade humana. Com Cristo morremos para os rudimentos da religião, da filosofia, da psicologia, da teologia, e de quaisquer outras formas de pensar que escravizam o homem a si mesmo, ao pecado e a outros homens. 

                  Em Cristo tudo está feito, por isso devemos permanecer Nele, andar Nele, viver Nele e morrer com Ele, pois com Ele ressuscitaremos e viveremos eternamente. O que passa disso é delírio da mente humana caída e escravizada pelo pecado, pelo mundo e pelo diabo.

                  Não deixe que ninguém lhe engane com ensinamentos que aparentam sabedoria, mas poder nenhum tem contra os verdadeiros males que afligem o ser humano. Tais ensinamentos não passam de delírios de almas perturbadas.

                  Em Jesus encontramos a obra completa e Nele temos nossa redenção plena. O que passa disso é desnecessário, é engodo, é falácia. Se o Filho nos libertou, verdadeiramente somos livres, o que passa disso é delírio do homem caído e falsa liberdade. Não aceite mudar de senzala, pois Jesus veio lhe trazer liberdade real e plena.

LEIA E OUÇA A BÍBLIA,

 POIS É UM ÚNICO LIVRO INSPIRADO POR DEUS!!


5 de out. de 2020

Colossenses 1. Tema: Fé em Jesus e amor pela Igreja.

                        Nossa relação de fé com Cristo deve desembocar em serviço à Igreja, afinal ela é o corpo Dele. Não há como separar Jesus e a Igreja, afinal,  Ele é o Cabeça e ela é o Seu corpo, Ele é o Noivo e ela é a sua Noiva, Ele é a Pedra Fundamental e ela é Seu o edifício.

                        Quando amamos Jesus, cuidamos da sua Igreja, posto que é composta por aqueles que por Ele foram comprados na cruz do calvário a preço de sangue. Você ama Jesus? Então  cuide da Igreja!! Ensine, zele, dedique-se, invista, pois isto  alegrará  ao Senhor e fara bem até a você, já que também é parte da Igreja, se é que você é de Cristo. 

                         Ele é a esperança da nossa glória,  e  por ela, a Sua multiforme graça é  revelada diante dos principados e potestades, assim como, serve de testemunho aos homens. Não há como separar salvação e santificação,  fé e obras, Cristo e a Igreja, Amor a Deus e amor ao próximo, Verdade e Bíblia,  Ser de Deus e cuidar daquilo que a Ele pertence. 

                         Se você ama Jesus e cuide da Igreja Dele.


LEIA A OUÇA A BÍBLIA!!



4 de out. de 2020

Filipenses 4. Tema: Parem de criar problemas!

                     A maravilhosa e graciosa Igreja dos Filipenses, também tinha problemas, afinal, onde existirem seres humanos, ali haverá o pecado e suas consequências. Evódia e Sínteque,  estavam se estranhando, e tais posturas, estavam prejudicando a vida comunitária. Paulo pede a elas que revejam suas posturas e que os irmãos demais  procurem ajudá-las.

                    A história se repete, e em nossos dias, também existem pessoas que criam problemas dentro da Igreja, a estas, a orientação é a mesma dada às irmãs filipenses, isto é, ajudem ao invés de atrapalhar, somem ao invés de subtrair, multipliquem ao invés de dividir. Enfim, deixem de criar problemas.

                    Mas, dentro daquela Igreja, também existiam pessoas que poderiam ajudar estas irmãs a deixarem de agir assim, pessoas que poderiam apaziguar o conflito que estava prejudicando a paz e o testemunho comunitário.

                    Você pode ajudar a Igreja, primeiro parando de atrapalhar, dificultar, azedar, amargar a comunidade. Segundo, ajudando, aconselhando, orientando os briguentos e complicados,   a mudarem de postura e afinal você também é a Igreja.

                   Comportamentos inadequados contaminam o ambiente e estragam o que é bom. Por isso devemos nos esforçar para ser bênção e não maldição. Solucionar problemas ao invés de criá-los. Agindo assim, contribuiremos para que  a comunidade viva  dias melhores e desfrute dos sinais do Reino que são: gozo, paz e alegria no Espírito Santo.



3 de out. de 2020

Filipenses 3. Tema: Alegrai-vos no Senhor!!!

                    Todo ser humano quer ser feliz e desfrutar da alegria. Sabemos que a felicidade é um estado de espírito e alegria é uma sensação, uma emoção, um prazer que pode ser momentâneo ou duradouro. 

                    Cristãos devem ter como sua real e profunda alegria o Senhor Jesus. Ele deve ser a  fonte, a  base, o foco da nossa alegria, do nosso prazer, da nossa existência. Nem mesmo as bênçãos do Senhor devem ocupar o lugar Dele em nosso viver diário.

                    Infelizmente, por vezes temos errado e as consequências são dolorosas!! Pessoas, bens, recompensas, títulos, conquistas, devem ser celebrados como bênçãos de Deus, mas nunca devem ser A NOSSA ALEGRIA! 

                    Quando o  Senhor nos exorta a tê-Lo como nossa alegria é por saber que as demais realidades são efêmeras, passageiras, volúveis e até voláteis, isto é, podem e vão passar. Por isso, disse o apóstolo: "Alegrai-vos no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos!!"



2 de out. de 2020

Filipenses 2. Tema: Gente de confiança.

                    Sempre estamos rodeados de muitas pessoas e por isso corremos muitos riscos. Algumas pessoas nos surpreenderão positivamente, outras negativamente. Algumas trairão nossa confiança, outras manifestarão que são de confiança. Estas realidades advirão tanto pelas ações, quanto pelas reações.  

                    O bom é sabermos que sempre existirão os fieis, os íntegros, os dedicados. Aqueles que farão a diferença por serem diferentes. Um exemplo de destaque positivo é Timóteo. A maneira como Paulo fala sobre ele é  impressionante e inspiradora. Mesmo em meio a tantas pessoas falsas, traidoras, egoístas, o apóstolo tinha ao seu lado alguém que podia confiar e que se dava pelo Evangelho sem reservas. Timóteo era diferente, por isso, fazia diferença.

                    Outro exemplo de destaque foi Epafrodito. Este irmão adoeceu e quase morreu  pelo Evangelho. Enquanto muitos se poupavam, ele se doava. Enquanto alguns abandonavam, ele se entregava.

                    Foquemos nestes exemplos positivos e sigamos seus passos, pois o Senhor recompensará os que assim são e procedem. Peçamos a Deus para nos conceder a graça de sermos como Timóteo e Epafrodito, e termos  ao nosso lado  Timóteos  e Epafroditos,  pois são estes que fizerem e fazem o Evangelho chegar a todos os indivíduos e recantos deste mundo. Assim foi, assim é  e assim será.



1 de out. de 2020

Filipenses 1. Tema: Efeito contrário.

                  Sua dedicação a Deus provocará a ira e a insatisfação de muitas pessoas, até mesmo alguns cristãos lhe olharão de maneira atravessada,  posto que, sua dedicação expõe a falta de dedicação deles, sua consagração expõe a falta de consagração deles,  sua  fidelidade expõe a infidelidade deles, logo você será alvo de críticas,  perseguições, abandonos, calúnias,  injustiças e até complôs. 

                 Mas, não se deixe abater!! Tudo cooperará para seu bem e do Evangelho. Paulo foi  preso, por aqueles que queriam barrar a expansão do Evangelho, mas pra surpresa destes, Evangelho alcançou a Guarda  Pretoriana,  que era a elite dos soldados do Império Romano. Deus é fantástico!! É maravilhoso!! É   surpreendente!! Deixou que os inimigos trabalhassem pra Ele e um missionário de primeira linha, foi colocado em um lugar estratégico para alcançar  os da "Casa de César".

                 Assim foi, é  e será. As pessoas más,  tentarão nos  atrapalhar  e impedir a expansão do Reino de Deus,  mas só conseguirão nos levar a orar mais, jejuar mais, confiar ainda mais e pelo Senhor sermos usados. 

                 Para um Cristão consagrado  o " Viver é Cristo e o morrer é lucro". Não tema, pois no final, " tudo cooperará pra glória de Deus,  a  Igreja será edificada  e  vidas serão salvas. O efeito sempre será contrário, pois o Senhor está no trono, Aleluia!!