7 de jun. de 2013

Atormentados pela consciência

“ Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.” (Salmos 32:3)

Todos nós conhecemos a história de Davi, seus pecados e suas tentativas de fazer de conta que nada havia acontecido em relação a Bate-Seba e Urias (2 Samuel 11), até que o profeta  Natã (2 Samuel 12) foi  usado por Deus para confrontá-lo e ajudá-lo a assumir que havia pecado contra Deus e contra o próximo, oportunizando- lhe a chance de ter um conserto na sua vida e ser restaurado psicológica e espiritualmente.

Ao escrever o Salmo 32,  Davi  assume que enquanto tentava fazer de conta que nada havia acontecido e que pensava que não seria descoberto, a sua consciência não lhe deixava em paz, por isso enfraqueceu, esmoreceu e adoeceu. Até que, assumiu o que havia feito de errado, ainda que  “à força da circunstância”, pediu perdão a Deus e buscou restauração. Só depois deste processo, sua vida foi restaurada e pode voltar a viver em paz com Deus e consigo.

É comum encontramos nas Igrejas cristãs pessoas desanimadas, desmotivadas, definhando, pensando em desistir, fugir ou suicidar-se, e ficamos a pensar qual, ou quais as causas geradoras destes males? A resposta pode ser simples: Pecados não confessados e perdão não solicitado. Nem sempre cogitamos a possibilidade de existirem pecados encobertos aos olhos dos homens, porém descobertos aos olhos de Deus,  e que por isso estão nesta condição precária. Estas pessoas fazem de tudo para ignorar o que fizeram, dão ofertas, entregam o dízimo,  frequentam os cultos, pregam, etc., tudo isto na tentativa de camuflarem o que aconteceu, ou  colocarem  uma pedra sobre o assunto, mas com Deus esta tática não funciona. Deus tem seus princípios e deles não abre mão.

O tempo, as boas obras, o dinheiro, as auto justificativas, não são capazes de perdoar pecados e purificar de injustiças.Para livrar-se deste mal só a confissão de pecados e o sangue de Jesus  e nada mais (“ Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:9 RA).

Como vai a sua vida? Está motivado e esperançoso ou   tem  secado, esmorecido e desanimado? Você tem tentado(inutilmente) calar a voz da consciência? Tem feito vista grossa quanto ao que fez e/ou apoiou? Saiba que você não conseguirá êxito em sua caminhada  a diante, enquanto não consertar o que fez de errado. Você está amarrado e  preso, no pecado que cometeu ou apoiou. Você é um barco encalhado nos arrecifes da maldade e do pecado!!Siga o exemplo de Davi (arrependimento, confissão e mudança de comportamento) e volte a navegar no oceano do Espírito.


“ Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto.  Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo.  Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.  Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.  Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.  Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão.” (Salmos 32:1-6 RA)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.