9 de jun. de 2013

Não casa de meu pai era diferente...

A parábola do filho pródigo é uma das mais conhecidas entre os leitores da Bíblia. Ela nos fala de um drama familiar, onde os filhos não se entendiam com o pai e manifestam suas insatisfações  de maneiras grosseiras e inesperadas, pois o  filho mais novo resolve sair de casa deixando o pai e o irmão mais velho para traz. O filho mais velho , manifesta sua revolta  pela maneira como o pai trata o mais novo, quando este resolve voltar para o seio familiar,  depois de haver desperdiçado metade de tudo aquilo que havia sido conseguido a base de muitos esforços por parte da família. Além desta insatisfação em relação ao irmão mais novo, o primogênito  reclama  pelo fato de não ter desfrutado de uma vida melhor, mesmo tendo se dedicado ao trabalho durante toda sua vida. Aos dois filhos  o pai manifesta posturas amorosas e esclarecedoras,  proporcionando-lhes  a  chance de rever seus conceitos,  tanto em relação aos bens, quanto em relação as pessoas.
Nesta parábola temos muitos princípios a serem considerados, mas o desejo destacar neste momento é a referência que o filho mais novo manifesta em relação ao que havia presenciado na casa do pai. Ele diz:   “ ... Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!” (Lucas 15:17 RA)
O filho mais novo declara que   havia presenciado em casa,   um tratamento diferenciado  do pai  em relação aos  empregados, pois os  mesmos eram tratados com fartura, isto é,  tinham boa condição para  viver  e  trabalhar.  Esta lembrança  fez com que ele chegasse a conclusão de que voltar  para  casa era um bom negócio, até mesmo para  ser  tratado como um empregado.
Diante destes fatos  fiquei pensando: O que meus filhos tem visto em minha vida  que possa leva-los a desejar servir ao mesmo Deus que eu sirvo? Desta forma,  percebi que meu desafio como pai, não é impedir que meus filhos sigam seus caminhos, ainda que não concorde  com eles,  mas preciso ter um estilo de vida tão coerente com o Evangelho de Jesus, que eles possam lembrar daquilo que viram em mim e assim cheguem a conclusão de que vale a pena servir ao mesmo Deus  que eu sirvo.
Por isso peço a Deus que me dê a graça de ter uma vida tão coerente,  que meus filhos possam dizer: “ meu pai é diferente e quero seguir o mesmo caminho que ele segue”.

        Que Deus nos ajude a ter uma vida exemplar,  que sirva de referência para nossos filhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.