15 de fev. de 2023

2 Samuel 20. Tema: O beijo da morte.

  • “Disse Joabe a Amasa: Vais bem, meu irmão? E, com a mão direita, lhe pegou a barba, para o beijar. Amasa não se importou com a espada que estava na mão de Joabe, de sorte que este o feriu com ela no abdômen e lhe derramou por terra as entranhas; não o feriu segunda vez, e morreu. Então, Joabe e Abisai, seu irmão, perseguiram a Seba, filho de Bicri.” (2Sm 20:9-10 RA)

 

           É impressionante como Joabe tinha atitudes traiçoeiras. Dentre várias, podemos destacar as mortes de Absalão e Amasa. Na primeira, ele desobedeceu a Davi, pois havia dito que Absalão fosse protegido,  no caso de Amasa, ele se fez de amigo, beijou-o e enquanto isso,  enfiou-lhe a espada .Tecnicamente Joabe era um excelente profissional, moralmente era um caos.

           Infelizmente muitos são os casos semelhantes a este, onde pessoas são tecnicamente capazes, porém moralmente  indignas de confiança. Consequentemente, tais indivíduos são perigosos, imprevisíveis e capazes de coisas absurdas.

            Absalão estava embaraçado pelos cabelos, por isso estava indefeso. Amasa estava sendo beijado, enquanto foi assassinado. Em ambos os casos o elemento surpresa prevaleceu. Contudo, no caso de Amasa ele foi imprudente, pois  não considerou que Joabe empunhava  uma espada.             

            Fique atento e veja além dos aspectos técnicos e profissionais, pois pessoas que quebram princípios são indignas de confiança e podem gerar prejuízos maiores do que os supostos lucros.

            Observe os detalhes, pois alguns se aproximam de você com um beijo, mas tem uma espada escondida pra lhe traspassar. Logo, mantenha-se atento e não ignore os detalhes, os "atos falhos", as palavras que escapam, pois falam de realidades ocultas.

             Não se engane, quem quebra princípios contra os outros, também quebrará princípios contra você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.